sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

REDBLOG EM RECESSO

Natal é época de troca de presentes. Resolvi dar um presente a voces e de hoje até depois do Reveillon prometo não escrerver nada que os obrigue a comentar, para manter esse espaço vivo.
Agradeço a presença, os e-mails, os telefonemas e claro os comentários sempre interessantes, concordando ou não comigo.
Em 2010, ano de eleições, teremos muito o que sofrer, mais ainda que aguentar e muito , muito mais de vergonha prá passar, sujeira para limpar, escandalo para descobrir e absurdos para digerir.
O Brasil é assim mesmo, bobre e rico ao mesmo tempo, como é moderno e atrasado. Irremediavelmente cínico e generoso. O povo mais safado do mundo mora aqui. A maior escola de malandragem rasteira do planeta. Enfim, aqui é a nossa casa. Pode ser apertada, feia e sem reboco mas é nosso lar e dela com já disse aqui, não desisto.
Beijos em todos, Feliz noite de Natal, boa festa de Reveillon e até 2010, ou seja, algumas páginas do calendário na frente.
Aviso que, em EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA poderei aparecer porque estaremos de plantão.
Tchal !!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PARA VOMITAR !!!!!!!!!!!!

Hug, hug.... .Dá enjôo no estômago ler trechos da sentença do juiz Fausto Martin De Sanctis, da sexta Vara Criminal Federal de São Paulo, para justificar o porque condenou o casal Sônia e Esteves Hernandes, a quatro anos de prisão e multa de um milhão de reais pelo crime de evasão de divisas. Para quem não sabe, essa versão pentescostal de Bonnye and Clayd, saõ os fundadores de uma versão qualquer do que se costumou a apelidar de Igreja.
Esses picaretas fundaram a Renascer em Cristo e como sabem do que é que o povo gosta, meteram o Evangelho debaixo da axila e de lá tiram todo o tipo de explicação, capaz de subtrair, dos que tem pouco o pouco que lhes resta.
Mas vamos ao que o juiz pensa da quadrilha : " eram sabedores de que carregavam consigo quantia superior ao legalmente permitido,tendo optado, pois, por lançar mão de mecanismos eficazes para ludibriar as autoridades competentes"
" tratando-se de líderes de uma ordem de caráter religioso, era de esperar conduta minimamente compatível com aquilo que pregam : a realização do bem das pessoas, jamais agindo no interesse próprio e ilícito "
" o casal é egocentrico e apresenta traços distorcidos de personalidade"
"Eles se desvinculam facilmente dos parâmetros sociais paraa satisfação de benefícios econômicos diretos.Não se lastreiam na preservação de valores da ética e correção apesar de professarem o evangelho"
O juiz já deve ser agora alvo de correntes para tirar-lhe o demônio do corpo, vigílias para que ele queime no fogo do inferno e graças à legislação essa camarilha safada além de poder recorrer, vai cumprir a pena em liberdade.
Não é uma receita prá vomitar, ler e não poder fazer nada, assistir bandidos como esses prometendo o paraíso na terra a quem lhes encher a Bíblia de dinheiro ? Isso mesmo, parte do dinheiro encontrado pelas autoridades do Aeroporto de Miami, estava dentro do livro sagrado dos cristãos.
Com essa até Cristo deve ter soltado uma das mãos da cruz e levado à boca. Hug !

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

É NATAL EM SALVADOR ?

Se voce, caro leitor, quiser sentir um pouco do espírito natalino que tanto gosta de mostrar a televisão nesta época, mesmo debaixo deste forno em que vivemos, vá até Lauro de Freitas. A prefeitura do município vizinho enrolou quase todas as árvores do canteiro principal da estrada do côco que cruza a cidade, com aquelas cordas luminosas, criando um efeito muito simpático e dando um tom natalino de baixo custo.
Na pretensa capital de província, governada pelo filho de Feira de Santana, o que se vê são as luzes de trinta anos atrás , aliás as mesmas usadas no 2 de Julho, no 7 de setembro e no carnaval, ligando o Forte de São Pedro à Praça Castro Alves. O pelourinho que já teve presépio, coral de crianças etc, estava às escuras até a semana passada. O dique do Tororó, só tem metade iluminado com quatro ou cinco bolas coloridas enormes. Na Barra uma árvore de cinco metros, azul, na frente de dez coqueiros com luz verde embaixo. A Avenida Centenário que só serviu de palanque para a reeleição do tabaréu, só está iluminada graças ao reflexo das luzes do Shopping .
Durante o dia, o alcaide, homem viajado, (Tanquinho de Feira, Amélia Rodrigues, Matinha, Coração de Maria e adjacencias) , nos brinda com todo o charme da sua brejeirice, pintando pontes , muretas e passadiços nas cores amarelo, azul, verdinho, laranja, tudo em sequencia, bem ao estilo praça do interior. E os bonequinhos coloridos grudados com cimento ? Faíscas psicodélicas decorrentes do uso de gardenal ? O que significam os tais bonequinhos ?
Já disse aqui várias vezes que de bobo o Prefeito só tem a aparencia. Quando o assunto é terra, terreno, licença para construir, relacionar-se com o setor edificador, o homem tem um talento nato, aliás, herdado. O menino não é fácil, Salvador está um canteiro de obras !
Se puder equilibrar uma plaquinha em cima do Elevador Lacerda, não seja por isso, o Sucom autoriza, depois comemora, confraterniza, festeja a proeza de haver esculhambado a cidade e tudo com autorização do voto popular.
Eu pensava que Salvador não poderia piorar, mas João Henrique de Barradas Carneiro veio me ensinar que com afinco, dedicação e persitencia tudo pode ficar bem pior do que imaginamos.
Ele ainda tem quase um mandato inteiro para demonstrar o quanto é incapaz.
Só o Sinduscon e seus filiados agradecem.
Mas a pergunta persiste. É Natal em Salvador ?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

UM BRASIL PARA A MARINHA

Ontem à tarde, sob o sol escaldante de Salvador, vi de costas em posição de sentido, ao sair do seu navio, cumprir o ritual de saudar e ser saudado pelos seus subordinados hierárquicos, com altivez e orgulho em vestir a farda impecavelmente branca da Marinha do Brasil, o comandante da Força de Minagem e Varredura.
Nenhuma câmera o filmava, nenuhma platéia o assistia, não estava ali em jogo uma promoção, uma benesse, uma vantagem. Não o fazia, em pleno domingo, para agradar ninguém. Cumpria o dever que escolheu para sí de ser oficial da Marinha do seu país.
Ontem participei a convite de outro oficial amigo, do desfile naval em comemoração à semana da Marinha e dia do marinheiro. Levei meu filho e meu sobrinho para participarem de um momento importante para se viver, respeitar e valorizar o árduo trabalho de homens simples, como tantos outros brasileiros honrados que valorizam de fato o Brasil e muitas vezes anonimamennte velam por nossa garantia e soberania.
Não ouvi deles queixas ou reclamações, no retorno puseram no alto falante do varredor, o hino da Marinha e emocionado eu entendi ao ver a esteira de espuma branca deixada na popa, tal qual as asas abertas de um cisne branco, o porque do nome do hino e daquela espuma brilhar também à noite, numa referencia às noites que navegam longe de suas famílias em patrulhas, operações, resgates e treinamentos.
Com 253 toneladas de peso, 47 metros de comprimento o varredor leva 36 homens, que ontem em festa fotografavam-se uns com os outros, ora tendo o mar azul ao fundo ora a bandeira brasileira tremulando cheios de orgulho em pertencer à nossa armada, como se ali estivessem pela primeira vez.
A hoje Marinha do Brasil adveio da armada portuguesa que aqui chegou com D. João VI e quando governava o Brasil D. Pedro II, teve no Almirantre Tamandaré um pilar de resistencia ao golpe que implantou a República. Este homem que quis oferecer-se como resistencia demonstrando fidelidade à sua arma, acabou como patrono para sempre, daqueles que envergam o uniforme.
O orçamento anual da Marinha, em pouco ultrapassa 1 bilhão de reais, sendo então, zero vírgula alguma coisa do PIB, enquanto assistem a corrupção do legislativo levar 30 bilhões anuais, que mal cabem em bolsas, indo encher cuecas e meias.
Este blog é pouco lido e pouco conhecido, melhor assim, é o meu diário de vida que não deve interessar mesmo a muita gente, por isso hoje faço referencia ao dia espetacular que tive ontem, por poder resgatar um sentimento forte de brasilidade e compartilhar com esses brasileiros de verdade o seu momento maior, sua data de brindar o orgulho em pertencer à Marinha do Brasil.
Falta agora darmos a eles um Brasil decente, justo, que remunere, equipe, treine e reconheça o quanto de dedicação há no trabalho não só desses homens, mas o de tantos outros esquecidos pelos safados que nos governam.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ALEGRIA !!!!!

O jornalista Elio Gaspari, criou um personagem de nome incomum e um adjetivo que o qualificava e que sempre achei engraçadíssimo : EREMILDO, o idiota .
O também jornalista e escritor gaúcho, Luís Fernando Veríssimo, não sei se antes ou depois de Gaspari, tinha criado a não menos engraçada "velhinha de Taubaté", aquela que acreditava em tudo o que o governo falasse, publicasse ou prometesse.
Em ambos os casos o humor caústico serve para simbolizar, com personagens de ambos os sexos, a postura nacional, diante do que em qualquer lugar do mundo seria encarado como absurdo inaceitável. Aqui, num instante, nossa alegria transforma ARRUDA em folha que dá sorte (a ele) e num piscar de olhos nos faz crer que, assim como disse o Presidente no seu programa de rádio, vamos resolver o problema transformando o crime de corrupção em crime hediondo. Ui que medo !
Eremildo o idiota, aceitou a estória do panetone e a velhinha de Taubaté achou que o Presidente foi na mosca com a "hediondez" do crime. Ainda não roubaram a nossa alegria ! Ôba !
Para quem não é um velhinho idiota, é bom que fique sabendo que foi divulgado que a corrupção epidêmica registrada no Brasil, consome algo em torno entre 1 e 4% do PIB por ano, o que dá, ATENÇÃO, 30 BILHÕES de reais.
Amigos, eu estou falando de 15 bilhões de dólares por ano só de Arruda em Arruda, de Dirceu em Dirceu, imaginem que são 5600 prefeitos , quase 90 mil vereadores, mais ou menos mil deputados estaduais, fora os mais de 600 congressistas e os comandantes do negócio que são governadores, ministros e sabe Deus quem mais.
Isso não é ficcção, não é implicancia, não é perseguição, nem tem cunho político partidário. É matemática. Se nesse meio tem gente honesta, fica mais grave ainda porque a montanha de dinheiro será dividida para um número menor o que faz com que a concentração de dinheiro desviado favoreça mais fortemente um bandido mais perigoso.
Com trinta bilhôes à mais todos os anos, o Brasil seria uma das nações mais prósperas do planeta e ai sim a nossa alegria seria completa, real e justificável .

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

IRONIA PURA

Aos 61 anos Elson Maranhão é sem dúvida nenhuma a prova do que uma mistura de cerveja, genética, natureza ruim, sorte e a medicina podem fazer para espichar a permenencia de um ser sobre a terra. Conheço a figura desde 1986, trabalhamos juntos numa experiência das arábias, dividimos horas em copos e a vida foi nos distanciando mas não o bastante para continuarmos amigos.
Recusando-se a morrer, Maraca, sobrevive a vários stents, alguns enfartes, sustos e sobressaltos, levando a vida da maneira que todos deveríamos levar, sem dar a ela importancia demasiada. Fuma muito, bebe ídem, dorme tarde, acorda cedo, come o que lhe oferecerem, não usa relógio e detesta conselhos. Encontrou uma mulher espetacular que além de de um filho lhe deu toda a paciencia que podia haver no estoque do Pão de Açucar, se é que paciencia se vende em mercado.
Atualmente sei que ele sai pouco, o suficiente para acabar o dinheiro da aposentadoria, explico, se a fortuna sair hoje ele sai junto. Joga, dança, fuma, bebe, flerta ( não acredito que prevarique), tenta mais não consegue e só volta prá casa, destruído e não menos arrependido, depois que o dinheiro acaba. Detalhe dois ou três dias depois.
Careca, óculos fundo de garrafa, magro, irreverente e absolutamente anarquista. Aí está o seu princípio de vida. Não consegue respeitar uma norma, não acredita em nada e depois de velho ficou viciado em Internet. Nunca dê seu e-mail a ele senão vai passar a receber diariamente mais de 50 mensagens e notícias sobre TUDO o que está acontecendo nesse planeta que ele descobriu ser pequeno e mais louco que ele.
Numa dessas mensagens, inclusive a recebi hoje, ele faz uma avaliação perfeita sobre algo que temos que refletir. Avalia Elson que tendo investido muito em aproveitar a vida desregradamente e ainda assim sobrevivido e chegado aos 61 anos, como a expectativa de vida do brasileiro subiu para 73, ele ainda terá mais, em tese 11 anos de tempo para assistir pelas contas dele, duas copas do mundo, duas olimpíadas, onze carnavais, cinco ou seis eleições, umas trinta novelas, dez big brothers e no rítmo atual, uns sessenta escandalos políticos.
Maldita medicina, prolonga a vida para que a gente tenha que viver mais sem nada de realmente novo, num planeta quente, ameaçado de falta d'água, se abaixando de bala perdida e cada vez mais cheo de gente.
É muita ironia viver para isso, mas é mais irônico concluir isso. Esse cara tem tudo de esculhambado mas não tem nada de maluco. Um beijo velho Elson Maranhão.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O QUE DIZEM POR AÍ

Nas várias salas aqui do REDBLOG, hoje por exemplo estou na sala do psicólogo. Se não entendeu eu explico. É que não sendo nada, toda vez que escrevo sobre algo tenho que vestir a roupa do comentarista de acordo com o tema. Quando o assunto é futebol lá estou eu opinando como um técnico, quando é política... aí sou sempre vítima, quando é economia... aí piorou porque não entendo nada mesmo, enfim, como tenho a língua maior do que a de uma boa manicure, vou falando de tudo mesmo, afinal o que vale é mostrar que não morri ainda !
Hoje, colocando a atriz Leila Lopes no divã, lanço a pergunta do que realmente levou essa moça a cometer suicídio, tese até então aceita para a causa da sua morte.
Quase não me lembrava mais quem ela era, até receber uns e-mails com cenas onde ela aparece praticando sexo explícito, em ambientes parecidos com estúdios de novelas, numa penumbra para disfarçar, mas nada mais que sexo explícito. Reconheci então o rosto e depois a ví num desses programas infames, dizendo que depois da Playboy, apareceram convites para "estrelar" filmes do gênero como se isso fosse realmente arte dramática, e que ela aceitou como mais um desafio na sua carreira.
Mentira ! O ostracismo e a falta de um monte de coisas a fez pensar que isso seria uma alternativa para voltar a ter reconhecimento público o que lamentavelmente provou-se, pelo que se especula como causa da sua morte, haver sido uma escolha errada, ou uma falta dela.
Fernanda Montenegro está aí viva, laureada e cheia de trabalho para provar que não é um rosto bonito o que basta para ter sucesso profissional. Ao encarnar a mitológica Medéia de Eurípedes, que retrata bem aquele que é traído por quem ama e de como o ódio, simboliza o poder de sentimentos cruéis e profundamente contraditórios existentes em cada um de nós, aponta o desfecho dado a sí própria por essa moça desencantada com o mundo ao qual pertenceu um dia. Traída, matou quem mais amava.
Há, no meu leigo entender, uma mensagem muito forte deixada por Leila , diferente, e muito, das maldades no que dizem por aí, mas que serve de alerta a quem, sem nada tentar, apenas busca o mais fácil neste caminho sem volta da indústria pornográfica.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CORRENDO RISCO

Como é sabido pela maioria dos que acessam esse REDBLOG, sou casado desde 1985, portanto quase vinte e cinco anos com uma professora de Direito Constitucional que leciona na Ufba, há pelo menos vinte anos.
Ela por pruridos pessoais ou cuidados profissionais, jamais acessou este blog para não parecer sequer que concorda em uma vírgula com, o que no entender dela , na maioria das vezes, são palavras puramente coléricas e sem fundamento técnico, lançadas contra as instituíções republicanas.
Não ligo, sei de sempre que santo de casa não faz milagre e tendo ela por profissão o rigor na avaliação de fenômenos políticos, deve ter na montanha de livros que lê, explicação, históricos, artigos e leis para impor trâmites e caminhos para engolir o que assistimos.
Como jamais arvorei-me aqui a ver nada com tecnicismo, continuo escrevendo apenas como imbecil pagador de impostos, leigo em dia com o fisco, ignorante cidadão cumpridor das leis, ingênuo eleitor obrigatório, bobo consumidor, enfim inocente cada vez mais útil.
O meu resumo, gostem ou não os juristas, técnicos, professores e afins é que houve o mensalão do PT de Zé Dirceu e de sua quadrilha, houve o mensalão do PSDB de Azeredo em Minas, houve o mensalão do DEM de José Roberto Arruda em Brasília e há o mensalão de todos os outros partidos em todos os estados da Federação. Novidade, voce há de dizer.
Em todas as Câmaras de vereadores do Brasil e Assembléias Legislativas existem esquemas não mensais mas diários e tudo é feito, escrito e devidamente organizado para ser assim mesmo. Temos entendimentos acadêmicos para justificar tudo isso.
A novidade está no fato de que dos doze membros da corte máxima de justiça do país, e se forem dez ou onze não interessa, nunca tantos no número de oito, foram indicados pelo mesmo Presidente. Este é o fato que vai, aos poucos revelar para onde estamos indo.
O abestalhado aqui, está acompanhando a votação sobre a denuncia do mensalão de Minas e dois desses que devem o emprego ao Presidente, já votaram pelo aquivamento, antecipando o voto que darão quando for a vez de apreciar o mensalão do PT. A minha ignorância me induz a pensar assim. Guiado por ela, acredito que enfim chegou-se à forma ideal de governar. "democraticamente" : O JUDICIÀRIO RESOLVEU ARQUIVAR ( liberou geral )
Novidade será se o resultado final for outro.
Este babaca corre o risco de ser ainda interpelado para corrigir a liberdade de pensar de forma linear e sob a hégide da lei que deveria me proteger, ser acusado de difamar. Aí não será novidade !

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DEZEMBRO

Dezembro chegou. Não é de hoje, é desde ontem, mas parece que faz um tempo. Essa postagem vem falar sobre a coisa mais banal do mundo que é a velocidade da vida.
Meu amigo Sergio chorou ontem na "formatura" de meu filho que graduou-se em ABC, lembrando de como passou rápido o tempo em que, no mesmo lugar, os hoje adolescentes filhos, ali mesmo estavam .
Lombardi morreu, aquela voz que seguiu Silvio Santos por quarenta anos calou-se. Otoch e família voltaram dos EUA cheios de compras, alegria e novidades, ontem mesmo já sorvemos meio Logan para botar os assuntos em dia. Natal está logo ali e é só o que ouve e vê nos comerciais, notícias e nos "hot dogs " espalhados na cidade.
Dia 16 minha mãe e a dinda da minha mulher farão aniversário, dezembro estará no meio.
No dia 18, uma sexta-feira, vamos parar mais cedo no escritório e fazer a confraternização que encerrará o ano antes dele terminar e vamos correr porque janeiro está batendo o pé querendo entrar e daqui a pouco arrancaremos a última página do calendário para entrarmos no último ano da primeira década do novíssimo século vinte e um.
No dia 24, juntinho de papai Noel minha mulher festeja mais um ano de vida ao nosso lado. Será o nosso vigésimo sexto natal juntos, passou voando.
Em 29 meu primo Juca perto dos 50 e tia Carminha perto dos 90.
Assim como novembro está a dois dias de hoje, 2010 está logo ali. É tudo muito óbvio, manhãs se sucedendo e noites apagando dias. Foi sempre assim, mas não parecia ser tão rápido.
Já foi mais belo, já foi mais seguro, já foi mais ingênuo, já foi mais simples, já foi mais legal esperar dezembro. Sentir dezembro chegando, repetir aos outros desejos de melhores dias e esperá-los chegar. Os cartões de natal agora chegam e partem num clic pela Internet. Não temos mais gavetas para guardá-los. Pelos correios podemos á distancia, sem um abraço, sem conhecer, fazer caridade, compar um presente que o dinheiro puder comprar e fazer alguém feliz por um dia, lavando a alma e sentindo-se aliviado de qualquer culpa.
Enfim tudo pasteurizado, customizado, retocado em photo shop para ficar parecendo perfeito.
Montanhas de lixo repousam sob todos os tapetes mas é dezembro.
Feliz dezembro a todos por todos os dezembros.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

HOJE É SEM PALPITES

Habituado a honrar a matriz do blog que é fazer um grande diário compartilhado e aberto, hoje vou variar um pouco. Usarei o espaço para falar de Milton Santos. Esse homem admirável, nasceu em Brotas de Macaúbas, interior da Bahia em maio de 1926. Em 1948 formou-se em Direito pela UFBA. Para viver, ensinava geografia no ensino médio e apaixonou-se pela matéria, tornando-se em1958 doutor em geografia pela Universidade de Estrasburgo na França. Daí não parou mais, lecionou nas Universidades de Toulouse, Bordeaux e Paris, dando aulas como convidado nas Universidades de Toronto ( Canadá), MIT (EUA) e Columbia em NY. Em 1994 recebeu o prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel de Geografia e o único concedido até hoje a um intelectual que não escreve em inglês.
Como morou fora desde o exílio em 1964 e, quando voltou ao Brasil fixou residencia em São Paulo, só pude conhecer Milton Santos e a sua impressionante presença carismática, num jantar oferecido a ele no Saint Honoré, restaurante do antigo Hotel Meridien, pelos seus amigos e lá estava um dos seus grandes, o prof. Ary Guimarães. Naquela noite ele pode rever a afilhada, minha mulher, a quem batizara em 1961 e que nunca mais viu. Estávamos em 1997.
Milton Santos faleceu em 2001 deixando 20 livros publicados e uma visão única do homem no tempo e neste planeta.
Em 2004, a Folha lançou uma coletânea de textos seus ali publicados ao longo dos anos e escolheu o título de um deles para nominar o livro " O País distorcido". Em 2005 dei este livro de presente à Laíse e ontem o estava folheando e ví, escrito como em 1985, como se fosse hoje, o olhar penetrante de Milton Santos que diz : "As grandes cidades do nosso tempo, são o lugar onde a ética da competição e a pressão pelo status mais depressa conduzem ao individualismo aberto e possessivo, ao mesmo tempo que a massificação materialista termina por levar à fragmentação e à perda da individualidade. "
Diz o professor com propriedade, que o mau humor, as hostilidades, as violências e os crimes são sintomas de uma mesma sídrome cuja raiz é uma só, que é o medo." A cidade do medo acaba por criar novos medos e o maior deles é sem dúvida o medo da pobreza e o medo dos pobres".
Acabamos tendo mais medo das vítimas que das causas da miséria.
Hoje sem palpites e incapaz de revelar a grandeza de Milton Santos, deixo aqui um gostinho de quero mais e os convido a entrar para conhecer um pouco, o universo desse extraordinário pensador brasileiro.

O PAÍS DITORCIDO- O BRASIL, A GLOBALIZAÇÃO E A CIDADANIA - fev 2004 Publifolha

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

BRASIL, NÂO DESITA DELE !

Na semana passada, escrevi aqui em poucas linhas um texto sobre mais uma da "tchurma" de Brasília e despachei e-mails pedindo que as pessoas fizessem algo que significasse uma reação. NADA.
Um dos meus amigos respondeu ao e-mail, afirmando que havia desistido do Brasil. Novamente a TV nos brinda com as filmagens de "homens públicos" enchendo bolsos, bolsas, sacolas, paletós e desta vez por falta de espaço, até nas meias.
Será mesmo que meu amigo tem razão e é melhor desistir do Brasil ? Deixar para eles, para os que vierem depois deles e continuarmos ajudando com nosso trabalho, com nosso voto, afinal não podemos parar de trabalhar e o voto é obrigatório ?.
Hoje recebi também via e-mail, "pérolas do orkut", e lá uma menina comunica a quem quiser ler que ela embora seja quase pobre, está namorando um rapaz quase rico que a levou para jantar e tinha lá uma carne com um molho BARBA E CU que ela detestou.Em outra pérola, aparece a foto de uma mocinha sentada num carro de madeira, de uma famíla pré histórica que para ela são os FRINTOS.
Ontem no Fantástico, a candidata a modelo disse que seu sonho era ver-se estampada em fotos pela rua, naqueles HOT DOG.
Ao abrir o computador pela manhã, uma seguidora e amiga me envia uma notícia de jornal sobre umas pulseiras coloridas que estão vendendo na rua, moda entre adolescentes, que consiste em indicar pela cor da pulseira usada, que tipo de intimidade o portador aceita ter ou fazer naquele que conseguir tirar a pulseira. A coisa vai do simples beijo ao ato sexual completo, passando por todas as etapas que a criatividade permitir, já que são mais de oito as cores das pulseiras que podem inclusive serem usadas em quantidade não limitada. O nome do absurdo é SNAP, moda inglesa que chegou aqui este ano.
A confusão na cabeça das pessoas é grande, as informações vem de todos os lados, disso se aproveitam os safados que ficam ricose e impunes, enchendo meias e cuecas, bolsas e sacolas com dinheiro que deveria servir para melhorar a sociedade e ajudar o povo a se educar, se respeitar e cobar respeito.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

VIVENDO A VIDA

Para economizar tempo, e aproveitar o sinal da porcaria do modem da Claro que quase nunca está bom, tenho logo que avisar que odeio novelas. Todo mundo diz isso mas acaba fazendo a mesma coisa, assiste um capítulo, depois outro e como ali parece a vida alheia e disso todo mundo gosta de dar um palpitezinho, todos nós, gostando ou fingindo não gostar, acabamos assistindo, mesmo que não acompanhemos, haja o que houver.
Pois foi nesse contexto que hoje acompanhei a surra de cinto que a mãe deu na filha. Inevitável lembrar-me das que já levei do meu pai e do ódio que sentia toda vez que dele ouvia que era melhor apanhar dele que da polícia, e que assim seria enquanto comesse "do seu pirão".
Enquanto a cena transcorria, levantei-me para tomar o meu remédio da pressão e na volta dei-lhe um beijo na testa que com certeza ele não se lembrará amanhã.
O tempo passou, é verdade, e o meu velho sequer entende que gritaria é essa que vem da televisão, passa o fim de semana comigo e se esquece de como foi bom havermos estado juntos.
Quando foi preciso, aprendi a duras penas que o pé da galinha não mata o pinto e que a mão pesada do meu pai era a régua que traçava o rumo para quem não sabia ainda que rumo tomar.
Nunca fui vítima da agressão pura e simples, essa não educa, revolta, humilha e constrange. Deixa marcas mais fortes que qualquer cinturão. Não beijaria meu velho tivesse sido eu marcado pela fúria insensata de um agressor violento. O caráter disciplinador das palmadas que levei ,reforçaram em mim os conceitos que o diálogo por sí só não foi bastante para fixar.
Quiz fazer esse registro para que um dia em breve, possa comentar com o meu pequeno filho, como certas atitudes servem para explicar nossas atitudes muitas vezes , aos seus olhos inexplicáveis.
Somente vivendo a vida é que vamos percebendo o amor embutido nas ações de gente que nos ama de forma incondicional como os nossos pais.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O CÍRCULO VICIOSO

Em abril deste ano complicado, mais precisamente no dia 27, escrevi aqui sobre a espetacular volta por cima que Ronaldo Nazário de Lima, o Ronalducho do Corinthians, deu e de como a sua humildade foi fator preponderante para que voltasse a jogar bem e exibir um futebol que o fez vencer a pobreza e galgar o mundo, até embaixador da paz da Unesco já foi.
Não retiro nada, quando o assunto é bola.
Venho agora, motivado pelas notícias veiculadas na imprensa, comentar as atitudes do atleta que em muito se parecem com as atitudes da maioria dos seus colegas de profissão.
Ronaldo fez um acordo na justiça espanhola, onde vivem Milene Domingues e Ronald, seu filho do primeiro casamento, aquele de cabelos encaracolados e parecidíssmo com ele, onde pagaria mensalmente a bagatela de 10.000 (dez mil) euros, a título de pensão alimentícia. Este valor corresponde a 30.000 reais, o que convenhamos, para o padrão de contratos esportivos e de imagem, além da fortuna que nosso carequinha tem, chega a ser modesto. Só para ilustrar, o goleiro do meu Bahia, time da segunda divisão (temporariamente), recebe 72 mil reais por mês, pelo menos contratualmente.
A surpresa vem do fato que Ronaldo, tentou reduzir o valor da pensão alegando que a mãe, que não fez o menino sozinha, usava mais do dinheiro do que o garoto. A justiça espanhola manteve o valor e o atleta agora está recorrendo dessa decisão pedindo que o valor seja reduzido à metade.
Só com a educação, que ele exigiu que fosse européia, vão 6.000. Esse menino e mãe então estariam vivendo só com 4000 euros ? Tem alguma coisa errada na notícia.
Tendo ou não mentira nisso aí, o fato é que jogador feio, com loira que casa e dá cria, é certeza de problema, porque depois da primeira loira vem outra e depois de uma cria vem outra também e toda essa montanha de dinheiro que esses caras ganham, vai embora porque eles todos, ou a maioria, deixam-se cercar de gente que não os ajuda a entender valores que levem à estabilidade emocional e o que eles enxergam é só o glamour dos momentos dourados que a evidência proporciona . O círculo vicioso é esse, seja qual for o resultado.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DESISTIR, EU ? JAMAIS !

Essa postagem não terá mais de dez linhas. Apoiado na inércia nacional, o Presidente do Senado José Sarney, emplacou agora, segundo o jornal O GLOBO, uma cupincha sua, última colocada num concurso interno, para ocupar a única vaga disponível e ganhar 12.ooo,oo reais mês.
Coincidentemente, de todas as postagens desde março de 2009, as que tiveram menor número de comentários foram as que envolveram essa figura abjeta.
Do que voces tem medo ? Que esse senhor venha lhes tomar o emprego, prejudicar suas empresas ou vasculhar suas vidas ? O que lhes impede de dar publicidade a fatos como esse apontando o responsável, já identificado na reportagem e o fato determinado, provado pelo nome, função e salário da beneficiária ?
Omissos como preferem ficar, perdem o direito de reclamar do lixo moral de país em que vivem e ajudam a alimentar ! Sem nada fazer, tornam-se cúmplices de gente como ele.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

SAFARDANA

Eu também não sabia o que significava esta palavra que dá título a esta postagem, até encontrá-la no dicionário, pois procurava mesmo um sinônomo para variar um pouco. SAFARDANA é o indivíduo sem escrúpulos, desavergonhado, safado, canalha, salafrário.
Quando soube que o Forte de São Marcelo, construção quinhentista, iria ser revitalizado para abrigar um museu nautico, dotado de salas de audio-visual para aulas sobre a história da edificação, aulas essas para escolas públicas e que neste espaço haveria um restaurante temático onde as pessoas poderiam apreciar a vista da Baía de Todos os Santos, vendo o cais, o porto e o Elevador Lacerda, vibrei. Quando ví a iluminação cênica que fazia o velho Forte flutuar á noite nas águas calmas e protegidas pelo quebramar, viajei.
Assim fui visitar o local meses depois, passada a euforia dos visitantes pós abertura e senti-me orgulhoso em fazer a travessia num pequeno barco, por cinco minutos, chegar na rampa de acesso, ao meio-dia, sol a pino e ver a cor do mar de Salvador.
Ao entrar, recepcionistas, folders explicativos e para a minha surpresa um bucaneiro trajado como no séc. XVIII a nos encaminhar para o climatizado e bem decorado restaurante BUCANEIROS.
Lá dentro, entre as paredes de pedra e taipa de pilão, as mesas se distribuíam de modo a nos permitir a ver pelas vigias envidraçadas, a bela paisagem escaldante do Mercado Modelo, Elevador Lacerda e o Palácio do Rio Branco. Se para nós era lindo, para o turista, um deslumbramento.
A comida excepcional, da nova cozinha que mistura doce e salgado, especiarias e frutas e um cardápio eclético, com poucas opções porém com tudo, como massas, carne ,peixe e frutos do mar. Boa carta de vinhos a preços acessíveis e sobremesas deliciosas como um sorbet de coco com calda de gengibre e raspas de limão. Os preços, os mesmos de bons restaurantes da cidade, senão mais baratos.
Como presto serviços a várias empresas do sul do paìs, todas as vezes que chegava algum cliente era para lá, com direito a passeio de barco que os levava e vaidoso comentava como é linda a minha península.
Dias desses fui até lá com um grupo de paranaenses e para minha tristeza o restaurante fechou. O acesso ao Forte agora custa 22 (vinte e dois reais por pessoa ), valor que se fosse para depois de visitar suas salas agora vazias, valeriam a pena após a refeição, mas não há mais nada para se ver que não se veja de qualquer outro lugar.
No caixa para receber o valor que me recusei pagar está uma mocinha que sequer sabia que naquele Forte houve um dia um restaurante. Ela trabalha agora na ONG de um coronel da polícia que em algum "convênio" conveniente, tomou para sí e colocou a catraca SAFARDANA no lugar.
O prefeito que só tem de bobo a aparencia, deveria explicar melhor o que realmente houve ali.
Essa coisa de ONG, já passou da hora em abrirmos suas caixas-pretas e expor os SAFARDANAS por trás delas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

BATENDO PAPO

Este mes de novembro foi muito complicado e poucas foram as postagens. Fiz uma viagem a São Paulo de cinco dias, tivemos uns dias de feriado á mais, é verdade, quem pensa que só foi o dia de finados engana-se, no dia dos comerciários paramos aqui, e no dia da consciencia negra pararam lá fora meus clientes, o que reduz em muito a necessidade da nossa presença.
Padecendo de dores de coluna e bacia tive que fazer uma série de exames, consultas médicas e o tempo foi ficando curto. Acredito que de amanhã em diante eu já tenha material para fechar esse mes. Meu fiel seguidor e comentarista Rodrigo Otoch viajou com a família para os states, Roger outro freguês, tem estado sumido depois que casou, enfim, está tudo meio morno.
Entro agora num tratamento de recuperação de uma contusão grave na bacia e fêmur o que deve servir para engordar e deprimir, mas se não fizer nada estou correndo o risco de nunca mais jogar uma partida de tênis. Pelo médico devo me afastar por 6 meses.
Meu amigo Alberto esteve em Salvador e nem pude vê-lo, este é outro fiel seguidor que de longe nos acompanha. Ontem recebi a visita relâmpago da família Serrano, ele leitor e ela seguidora, com inserções sempre inteligentes. Até Navalhinhas está todo derrubado, cuidando dos dentes do cotovelo e de outra série de males de gente da nossa idade.
Antonio Carlos se encheu desse negócio e não se manifesta mais, Adilson anda lendo mais não comenta, o Quadrado é o leitor mais assíduo, e Evelyn Vasvárin, nome artístico de um amigo que prefere não se identificar, sempre passa aqui, o Sapo anda sumido, Milena agora passou a participar, Cláudia, Andréia e Gabriel estão sempre por aqui, enfim , até o Pascoli que é leitor eventual deve estar achando que esmoreci mas é que novembro foi de morte.
Por falar nisso tenho que terminar pois vou a mais uma despedida, dessa vez a Adson Pithon, uma dessas pessoas a quem nada desabona. Espero que Deus o receba e que cubra de alento sua esposa, minha prima Albion a quem a vida tem sido dura desde a perda prematura de Carla.
Este bate papo fica por aqui. Até amanhã se Deus quiser !

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SER CORDIAL

Já faz um bom par de anos que estarrecido ouvi, contada por minha irmã, a história de que havendo levado os filhos á festa de anversário de uma coleguinha de escola de Júlia, sua filha caçula com então sete anos, não mais que repentinamente, lá onde estavam os adultos, chega a aniversariante com a roupa rasgada e logo depois outro pequeno com um sangramento na testa ; os pais, todos a essa altura levantam-se e vão, cada um segurar ou procurar seu próprio filho no meio de uma briga generalizada, dessas de saída de estádio, onde pedras eram atiradas. Obviamente ali mesmo acabou a festa. Detalhe, o evento não era na periferia, os meninos não eram os rotulados de sempre.
Esata semana o Palmeiras teve dois dos seus jogadores expulsos no intervalo do primeiro para o segundo tempo por haverem protagonizado uma troca de bofetadas entre si. Detalhe, não eram adversários eram colegas, assim como as crianças da tal festa.
O que se esperar então dos estranhos, que nunca se viram, que não tem nada em comum entre sí, além do fato de cada um ter um carro ?
Pois é, estamos diante do momento em que o homem cordial está desaparecendo ou não mais existe, coisa que intriga pois de há muito já preocupa.
A educação é coisa ampla, precisa de fundamentos, leva tempo e custa caro para ser implantada. Tem etapas, precisa de componentes e agentes vários, precisa estender-se, forma culturas, faz história, constroe nações, molda destinos.
A cordialidade é coisa simples, do homem da feira que dá um pouco da farinha que vende, da mulher que limpa o canto da boca do filho da outra que se sujou comendo um doce. Isso, a cordialidade é apenas a doçura, o sorriso gratuito a alegria boba da pessoa mais simples. A cordialidade talvez seja o traço mais humano a nos diferir dos animais ditos irracionais. Isso, estamos perdendo a racionalidade. Quase não se brinca mais. Qualquer má interpretação é o rastilho que deflagra a explosão.
Que pote de ouro esconde-se atrás de que arco-íris que nos obrigue a abrir mão disso para nos brutalizar por tudo ? Estamos explodindo sem sermos devotos de Alah. Estamos matando sem recompensa, morrendo sem ser por sacríficio, perdendo sem ser para ganhar.
Não é feliz que vivo para ver o fim do homem cordial, porque ser cordial é ser homem como fui criado para ser. De bem, do bem e de paz.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

APAGÃO DO LOBÃO

Vejam como se processam as coisas no Brasil. O Ministro das Minas e Energia, chama-se Edison Lobão. Está na política há mais de quarenta anos. Não por coincidencia é maranhense e por menos coincidencia ainda, é aliado de sempre de José Sarney.
Esse Lobão ocupava uma cadeira no Senado e foi, para o bem do Brasil, convidado por Lula para assumir o cargo de Ministro das Minas e Energia, lastreado no seu vasto conhecimento do temas relativos à pasta, uma vez que é bacharel em Direito e jornalista.
Vejam como as coisas se preocessam no Brasil. Depois de muito relutar, aceitou o convite e deixou a sua cadeira no Senado para o seu suplente, não por coincidência, Edison Lobão Filho, carinhosamente chamado de lobinho. Sob suspeita de fraudes mil por onde passou, o lobinho bobinho quase não assume, mas convencidos pela palavra de Sarney que tudo o que se dizia dele era apenas intriga da oposição, lá se foi lobinho pro lugar do lobão.
A mulher de Tonho reclama com ele que não está conseguindo ligar a batedeira, por um problema na tomada da cozinha e pede a ele que se vire para consertar. Tonho, havendo chegado do trabalho cansado, quase dez da noite, depois de duas cervejas no bar para relaxar, mune-se da chave de fenda e vai ver o que aconteceu com a tomada. Retira o espelho, desconecta a tomada e quando encosta a chave no fio, ouve da sala a voz da mulher : Ô Tonho, que merda voce fez aí na cozinha que desligou tudo aqui ? Venha ver !
Tonho já havia percebido, pois a cozinha também já estava um breu e foi até a sala para dizer que não sabia o que foi, pois apenas desmontou a tomada e tocou no fio.
Quando foi à janela e viu que São Paulo inteira estava no escuro, botou a mão na testa e disse : Meu Deus o que foi que eu fiz !. Desesperado e corroído pela culpa já pensava em fugir, quando lhe ocorreu ir discretamente para arua ouvir opiniões sobre quem poderia ser o imbecil que causou aquilo tudo, com medo de já saber a resposta. Somente depois de sair de casa e ir ao bar, ficou sabendo do apagão que deixou 80 milhões de brasileiros sem luz por mais de cinco horas.
Em Brasília, o meio advogado, meio jornalista Lobão, dava como encerrada a discussão afirmando do alto da sua experiência, tratar-se apenas de raios que atingiram a rede.
Durma tranquilo Tonho, já tem imbecil demais para fazer a merda em seu lugar, conforte sua esposa e aproveite o escuro para namorar um pouco.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

RANKING DA VERGONHA

Quando maravilhado lia diariamente a coluna de Clóvis Rossi, articulista da Folha de São Paulo, embora sabendo que escrever não era apenas usar um dom de colocar as palavras em tom certo e adequado, ser direto e objetivo no espaço que lhe é ofertado, mas também um exercício de pesquisa, confirmação da fonte, estudo das circunstâncias históricas, compromisso com a verdade, bom domínio da língua e demais qualidades que um jornalista com ele tem de sobra.
Me intrigava também como podia um cara andar tanto, saber tanto , denunciar tanto, mostrar tão claramente as mazelas todas que nos enojam e saber que no outro dia, estaria ali para fazer quase o mesmo, mês a mês, ano a ano, sem aparentar cansaço ao perceber que um fato comentado, um escândalo exposto, uma denuncia feita, só serve de preparativo ao novo fato escandaloso seguinte a ter o mesmo destino do próximo ainda não revelado.
Pois é esse o papel do jornalista, do comentarista, ser incansável até que outro o substitua ou cessem os fatos escandalosos que mereçam nota.
Diante disso é que penso ser inútil estar aqui quase todos os dias para dizer quase as mesmas coisas sem o brilho de gente como ele.
Nunca antes na história desse país, eu vi, como simples telespectador, filmagens onde um Waldomiro qualquer recebe dinheiro, ou um sujeito dos correios conta dinheiro e põe no bolso do paletó em rede nacional, um cara leva dólares na cueca, um dos 5.562 prefeitos é flagrado recebendo propina ( faltam filmar os outros 5.561), assim como o dinheiro na mesa da filha de Sarney e outras centenas de imundices e safadezas desse país sem jeito , nesse lamaçal sem fim.
Agora, sai um tal Ranking da Corrupção mundial onde o Brasil constava na sua última versão, na octagésima quinta colocação (85), entre 180 países e nessa publicada ontem, subiu para a septuagésima quarta posição.
Se com tudo o que vemos e vivemos conseguimos reduzir a corrupção, e só temos hoje 106 países onde se rouba e se corrompe mais, nós melhoramos e muito.
Há apenas 75 países onde se rouba menos que o Brasil.
Clovis Rossi me socorra !
No ranking da vergonha o Brasil não aparece. Ou nunca tivemos ou perdemos a que tínhamos, porque acreditar em rankings como estes, aceitá-los ou pior crer que realmente no ambiente onde vivemos essa praga recuou, é ser no mínimo, o cara de pau número um.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DIETA REVOLUCIONÁRIA

Andei muito tempo largado, na farra, nas noitadas, nas bebedeiras, me enchendo de gordura por todos os poros, como se quisesse morrer ou não me importando com o futuro. Prova disso é que me casei em dezembro de 1985 pesando 80 quilos e anos depois cheguei aos 84 meu recorde absoluto.
Depois de muito penar, comecei já em 1989 uma pequena, mas significativa mudança de hábitos e parei de fumar.
Em 2001, comecei a jogar tênis o que veio somar-se ao antitabagismo e melhorar minha saúde como um todo.
Mas o que nunca pude dizer de público aos que me questionam do porque estou beirando os 50 anos vestindo manequim 42 e pesando 70 Kg, é a parte mais interessante dessa coisa que é ter aderido à dieta do EMAGREÇA COMENDO, algúem.
Para minha surprêsa, agradável por sinal, a revista Veja em sua edição dessa semana traz na sua capa o título, CORPO- o novo manual de uso.
A reportagem fala dos bons hábitos de exercício, alimentação, sono, perigos e alertas contra o álcool, o cigarro, as gorduras, tudo o que já estamos fartos de saber. Mas a certa altura, um quadro ilustrado elenca o quanto a prática regular de determinadas coisas pode contribuir com a longevidade da pessoa. Não pude resistir ao que vi , comprei a revista e mostrei a minha mulher que, embora ela as vezes reclame, minha dieta além de estar certa, mostra-se agora atual, com base científica e digo mais, remédio caseiro faz bem e muito à saúde.
Tenho o inenarrável prazer em copiar os números da reportagem para mostrar a vocês o quanto esse negócio faz bem.
"Quantos anos é possível ganhar a mais na vida, com hábitos saudáveis" ( vejam quem vem encabeçando a lista) : ter uma vida esexual ativa, segura e prazerosa + 8 ; não fumar +5 ; dormir bem +3 ; manter o bom humor e ser positivo + 1,5 ; fazer exercícios físicos regulares + 3 ; manter-se intelectualmente ativo +1,4 ; alimentar-se de forma regrada e com prazer +3 .
Ou seja, somando tudo dá viver mais quase 25 anos, mas, se a criatura quiser dar uma desleixada aqui e ali e só manter a dieta de emagrecer comendo ALGUÉM, que dura mais ou menos 13 anos, 8 de sexo e 5, porque cigarro, nem pensar né ?
Treze anos em cima de setenta que é a expectativa média dá 83. Com a ajuda da patroa e uma mãozinha do viagra, se Deus quiser serei um velhinho danado !

sábado, 14 de novembro de 2009

O BRASIL POTENCIA ?

Minha amiga Beatriz está feliz e ansiosa. Leu no Financial Times que o Brasil daqui a alguns anos será a maior potencia mundial. Se eu fosse ela já estaria começando a comprar o material para construir meu bunker, pois quando acontecer isso provavelmente é porque sobrou pouco do resto do mundo. Aqueles acordos de não proliferação de armas nucleares deram todos errados.
Lamentavelmente tive que desfazer essa expectativa dourada da minha querida amiga, chamando a sua atenção para um fato crucial, para que qualquer coisa aconteça por aqui.
O Brasil para virar potencia precisa aprender o que significa RESPEITO.
O Brasil não respeita as crianças, prova disso é a alta taxa de mortalidade, falta de registro civil, leitos de UTI neonatal, escolas, creches e por aí vai.
O Brasil não respeita os jovens e aí está o crak invadindo as escolas, os professores quase analfabetos, sem reciclagem, os livros escolares repletos de erros, com problemas de distribuíção, a merenda escolar no meio da corrupção e muito mais.
O Brasil não respeita os adultos. Rios de dinheiro correm das nossas carteiras e não sentimos sequer a sensação de segurança para ir à feira, nào temos estradas dignas, nem leitos em hospitais e tudo mais que já se cansou de ler, ver e saber.
O Brasil não respeita as leis que escreve, não pune, não prende e quando o faz é sempre o mais fraco, o mais preto e o mais pobre.
O Brasil não respeita os velhos, vide a vergonha do INSS; não respeita os deficientes, basta andar pelas ruas.
Enfim, o Brasil não respeita o consumidor,o preso, o morto, a história, a cultura, as artes. O Brasil não respeita nem suas árvores.
O Brasil tem sim potencial, mas daí a ser potencia só se for em 2999. É mais ou menos assim, o sujeito tem um pinto grande mas não tem ereção,ou seja, tem potencial mas não tem potencia.
Perdão pela comparação chula, mas em se tratando do Brasil não consigo fazer melhor.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PAGAR DÍVIDAS

Esta semana que passou uma amiga me cobrou por um cd que fiquei de gravar com músicas de Chet Baker. Segundo ela , isso eu havia prometido no ano passado e somente agora, cobrado, vou providenciar a tal gravação, cópia de cds desse espetacular trompetista americano.
Alguns podem dizer que não tratou-se de uma dívida, mas da forma que fui criado, compromisso assumido, compromisso honrado. Nada mais desagradável que aquele olhar, voce me deve algo, voce falhou comigo.
Não sei por que acabei caindo justamente no mercado, para exercer a função incompreendida por muitos e vestir a roupa de homem de cobrança. Lá se vão quase vinte anos e muito do que construí veio e vem da atividade de fazer lembrar aos outros o quanto é importante honrar um compromisso.
Essa postagem teve início porque gostaria de dizer o quanto acredito ser importante pagar por aquilo que se compromete, mas acabei mudando de direção e penso ser mais apropriado do que dar lição de moral, assinalar o quanto essa atividade incompreendida, mal vista e mal quista tem de fundamental ao bom andamento da atividade comerial.
Para salientar isso ,basta citar a atitude dos bancos que pontuam seus gerentes para fins de promoção e a recuperação de crédito é o ítem que mais pontos agrega ao trabalho do gerente.
Pois assim, aqui estou eu, vinte anos depois, orgulhoso dos quase 200 postos de trabalho que ofereço, dos troféus que as equipes da empresa conquistaram, do prestígio que gozo pela lisura do meu comportamento e a retidào do meu caráter.
Nossa empresa e digo assim porque sei, que lá trabalham pessoas que a encaram como sua, pelo esforço que fazem para elevar o seu nome e o quanto devo a cada uma delas por dirigir a pequena RED CARD.
Nunca prejudicamos um concorrente, nunca sonegamos o direito de nenhum empregado, não devemos impostos, não atrasamos salários, não há contra nós ações de qualquer natureza, seja cível, fiscal, tributária e se dez reclamações trabalhistas foram interpostas nestes anos, a maciça maioria delas foi ganha por nós ao provar que as inverdades não prosperam por muito tempo.
Assim, quase após um ano de blog, uso esse espaço para pagar uma dívida comigo mesmo que é a de declarar um amor explícito pelo trabalho honrado e sério, razão da alegria de colher os seus frutos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

GEISY E O SEU ERRO

Somente hoje resolvi sair do meu sossego para comentar essa babaquice sobre a moça lá de São Paulo, que foi para a sala de aula vestida com uma roupa de malha curta, que quando anda sobe mais ainda.
Quando vi os filmes de Internet e a bagunça que fizeram com ela, resolvi não comentar justamente por tratar-se de um negócio tão ridículo que nem comentário merecia.
Mas hoje o portal Terra vem falando que a moça recebeu convites para posar nua e estuda esses convites.
Aí a coisa muda de figura.
Até o momento em que ela, cuja cara não a recomenda bem, veste um vestidinho curto e vai provocar quem ela queira, não há nada de mais.
Se a Faculdade deixou-a entrar daquele jeito, não poderia expulsar.
Os colegas imbecis que fizeram disso um problema só queriam matar aula e fazer arruaça, pois basta ver os e-mails que circulam na Internet com fotos das amigas, primas, namoradas que sabem-se fotografadas por celulares e o que elas fazem, para sabermos que ali não havia nenhuma defesa de moral, bons costumes ou defesa de Instituíção nenhuma porque sabemos que a putaria anda solta, as meninas estão gostando de misturar meninos com outras meninas, que no meu tempo era suruba hoje é swing, as meninas agora sabem aproveitar a delicadeza de outras meninas, todo mundo aderiu ao "brasilian biquini" (depilação total ) , a exibição de intimidades sexuais é moda entre 90% dos jovens e o resto é pura sacanagem, preconceito , porque a falsa loira não é do grupo e pronto. Hipocrisia pura.
A coisa muda de figura se Geisy aceitar a proposta, assim com a professora do negócio enfiado, transformou-se em dançarina do bar, onde ao expor-se, acabou perdendo o emprego.
Aliás quem sabe dela agora que luz do holofote apagou ? O "sucesso"acabou.
Era exatamente por isso que evitei até saber das intenções de Geisy, comentar esse episódio.
Assim como outros tantos vai apenas acabar numa revista masculina de quinta categoria, nas mãos dos onanistas que a acusaram, ela faturando algum para cobrir as custas advocatícias e infelismente, talvez comprovar que quem vê cara vê quase tudo.
O erro de Geisy é o que parece estar corroendo quase todos. Mais vale o dinheiro que vai conseguir mostrando o que não foi visto na Uniban, do que toda a humilhação que supostamente ela sentiu. De qualquer forma é uma merda, as coisas todas terem apenas um fim.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

POSTAGEM PAULISTA

Comecei minha vida profissional empregado numa empresa paulista, assim sendo, desde 1995 viajo de Salvador, aliás como todo bom nordestino faz desde o começo do século 19, para ganhar a vida na capital do estado mais rico desta República bananeira.
Naquele tempo, havia novidade por todos os lados. Os preços eram menores, os restaurantes eram, assim, algo cinematográficos, com serviço diferenciado, bebidas que jamais tinha visto ou bebido, eletrônicos que faziam coisas que no Nordeste nem sabíamos existir, fora, é claro, o glamour de dizer estar ou acabar de ter chegado de São Paulo.
Nestes anos todos "eles" ficaram maiores, mais ricos, mais caros e menos brasileiros, é verdade, mas falta mais hoje o que sempre lhes faltou. Charme, delicadeza, beleza , humor.
Nada do que se vê deixa a desejar a NY, Tóquio ?, mentira !
As calçadas de NY sáo largas e limpas, a criminalidade desde Julianne vem caíndo, os preços face a outra realidade tributária são melhores e o espírito cosmopolita é real.
Hospedado nos Jardins, num hotel de 200 dólares, em frente ao Rubayat da Alameda Santos,onde acabei de almoçar, não posso ser acusado de ter uma visão distorcida da cidade.
Após duas horas e meia de viagem de avião, levei mais duas horas de carro até o hotel, num dia claro, sem nuvens no céu e sem nenhum acidente que justificasse essa coisa impossível que é deslocar-se neste caos urbano. Pobreza, lixo, degradação humana se misturam nesta cidade sem cor e sem mar, sem alma e sem graça.
Além do trabalho que continua a me obrigar estar aqui, alguns amigos todos baianos, estarão comigo estes dias. numa coincidencia que aliviará um pouco esse período dias onde nem novidades a preço baixo levarei como recordação.
Dentre outras coisas, a globalização estragou isso também, ninguém mais liga se você chegou ou não de São Paulo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TUDO ANTES era MELHOR

Se transformarmos o título dessa postagem em sigla teremos TAM. Esta história envolvendo a empresa de aviação do já falecido comandante Rolim Amaro, nada tem de denûncia ou tragédia, frustrando portanto aqueles que esperavam que fosse hoje disparar justo contra a empresa na qual, espero amanhã estar embarcando em segurança para uma viagem de lazer/negócios por cinco dias em São Paulo.
Aproveito o ensejo para avisar que o REDBLOG estará de amanhã até terça-feira no umbigo do mundo, para os paulistanos, e de lá enviará notícias.
A história com a TAM passou-se na verdade com Antonio Carlos, aquele meu amigo do mercado ampliado, que em viagem que faz anualmente aos EUA para participar de uma feira de eletrônica, ao embarcar de volta em Huston, surpreendeu-se com a mudança da categoria do seu cartão de fidelidade que antes lhe dava maior volume de carga e agora caiu pela metade e ainda foi rebaixado de cor ( um horror !) .
Como trazia um bloco de notas feito pela mulher que aqui ficou e tratou de ocupar o tempo livre do coitado com uma lista de inutilidades domésticas, viu-se o rapaz obrigado a pagar pelo excesso. Melhor que arder no fogo do inferno na boca da megera.
Ao fazer em boa hora a conexão entre a situação e a marca, não deixou de lembrar-nos que realmente, não só neste caso, mas que tudo antes era melhor,e aí não tenho dúvida.
Depois de horas de sufoco, embarcou num vôo de volta e percebeu que a frase o perseguia pois o assento além de mais estreito, estava com a distancia para o da frente menor. Quando tentou reclinar a poltrona e a mesma não saiu do lugar, chamou a comissária que já foi aeromoça, e soltou a frase TAM e ouviu dessa feita que sempre fora assim, uma vez ser a poltrona, a que fica uma fileira antes da saída de emergência e por isso não reclinava.
Dormiu, quando foi acordado e recebeu a bandejinha com a comida, fez aquela cara de nojo, mas foi brindado com o bom humor e irreverencia da comissária que não perdeu tempo e disse-lhe resoluta : TUDO ANTES ERA MELHOR. Até ela sabe !

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A HORA DO NÂO

Hoje quero pedir a compreensão de voces , meus seguidores e entre eles meus amigos, para fazer uma lista de coisas que me ocorreram e dela as dúvidas que nasceram e que me fizeram pensar se é rabugice de velho ou se realmente meu tempo já passou. Rabugento é o sujeito mau humorado e não necessariamente precisa ser velho, coisa que a julgar pelos meus exames estou até distante. Quanto a estar vivendo num tempo no qual sente-se deslocado, todos estes achados abaixo justificam-se e tenho certeza que alguns de voces, sem perceberem, já assinalam vários desses ítens, o que nos coloca em sintonia dando-me um certo alento de não estar só.
Não uso piercing, não uso drogas, não uso tatuagem,não reconheço hip-hop, hard rock,funk, bate estaca como música, não fumo cigarro ( 20 anos) , não perco noite, não bebo a ponto de vomitar ou precisar de remédio, não sou pentescostal, não gosto de barulho, não vou a evento que tenha empurrão para entrar ou para sair, não gosto de viajar de carro, não aceito viadagem como opção, não voto mais em ninguém, não faço dívidas que naõ possa pagar, não gasto mais do que ganho, não leio ficção, não gosto de ficar muito tempo sem ver meus amigos, não discuto mais nada ( dou a minha opinião e ouço as outras) , não consigo roubar, não aprendi a calar diante da injustiça, não sei nenhuma luta marcial, não estreito relações por interesse econômico financeiro ou social, só afetivo, não empresto dinheiro, não como gordura nem comida ruim, não gosto de porcaria (seja ela cara ou barata, mesmo as que estão na moda ) , não como Mac Donalds, não faço força nem para ver nem para ser visto, não confio em muita gente, não duvido de mais nada, não tenho mais coragem prá muita coisa, não sei mais viver sem minha mulher e meu filho e talvez por isso não tenha perdido o medo da morte.
Seja a hora do não ou não, como pensa Caetano, não me deixem só, descubram como é legal chegar a esse ponto de não precisar dizer sim a tudo.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

SAI DA FRENTE

Sai da frente que lá vem gente.É tempo de murici, cada um cuida de si. Desde sempre o individualismo cunha suas expressões para justificar-se e sabemos sem hipocrisia que é assim mesmo, em tempos bicudos quem não se vira, dança.
E quem há de negar que estamos em guerra? . Guerra pelo emprego, guerra urbana, guerra pelo espaço e diuturnamente, pelo menos quatro vezes por dia a guerra no trânsito nas grandes e médias cidades.
Ontem mais uma vez, pela enésima vez, lá estava eu, vociferando contra a humanidade, xingando e brigando, enlouquecido num gigantesco engarrafamento, quando me lembrei de Oscar.
Oscar é um desses amigos que levamos anos sem ver, mas quando nos vemos, bastam cinco minutos de boas risadas para atualizar tudo. Ele é um desses sujeitos resolvidos, elétrico como deveria ser toda a raça humana, conversador como convém a um bom vendedor e prático, muito prático.
Quando contei a Hélio, meu motorista e fiel escudeiro a história que motivou essa postagem, ele quase bate o carro pela gargalhada que deu e como pôs em dúvida a veracidade dela me obrigou a fazer um telefonema para que Cássio, amigo comum de Oscar, pudesse em viva voz, confirmar o fato.
Cansado como eu e acredito todos, com as dificuldades do trânsito por onde anda, fez o impensável. Viajou até Feira de Santana, comprou e reformou nada menos que uma vistosa AMBULANCIA. Acreditem porque daqui não dá pra ligar para Cássio confirmar. O homem resolveu o problema dele com os engarrafamentos e com o custo do IPVA, já que a sua viatura, pela natureza, é isenta do perverso imposto.
Só sei caro leitor, que Oscar , não tendo frescuras, nem problemas em circular com aquela banheira velha com sirene em cima, abre seu caminho e de cinco anos para cá garante nunca mais haver chegado atrasado em nenhum compromisso importante e revelou que os sinais que invade ao registrarem tratar-se de ambulância nem as multas computam, e que o excesso de velocidade é perdoado levando-se em conta a natureza do veículo.
A última vez que o vi foi numa festa e ele feliz informava que, com a ambulância ainda se diverte mais, pois chegado numa cerveja, quando quer beber além da conta entrega as chaves para a mulher e volta para casa confortavelmente deitado na maca da sua SAMU particular.Se o tempo é de Murici, sai da frente que Oscar já cuidou dele mesmo.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O DIA DE HOJE

Perguntei a minha mulher assistindo uma reportagem na TV o porque de fazer o corpo de A ou B viajar tanto para ser enterrado na cidade natal, já que para o pobre morto não faz diferença. Ela me respondeu com a simplicidade que a pergunta merecia e me disse que era para que a família pudesse visitar o local de vez em quando e lembrar-se com a presença ali, daquele que em vida foi tão importante.
Antes daquele, que para os católicos e crentes do mundo representa o dia do nascimento de Cristo, este de hoje foi o último feriado do ano. Haja feriado no ano. Esta semana que passou foi para comerciários e funcionários publicos, como se todos já não tivessem parado outros dias do ano para comemorarem outras coisas como o fato de serem pais, mães, até namorados !
O dia de hoje é reservado aos que foram, foram do nosso convívio, dos nossos olhos, da nossa vida. Hoje será nosso dia um dia e não aproveitaremos o feriado.
A pergunta é, quem estará lá para nos visitar e se estaremos anotando as presenças para em algum momento cobrarmos as ausências. Não é assim que fazemos vivos quando comemos e bebemos juntos e recebemos o presente que simboliza a lembrança da data que para nós significa festejar estarmos vivos e termos nascido ?
No dia de hoje fui visitar os pais de minha mulher num desses lugares. Em nada se parecia com uma festa, pessoas e muitas delas em silêncio olhavam para o passado, querendo que seus queridos pudessem ao menos anotar as suas presenças, cada um como se em silêncio pudesse dizer olá, eu ainda estou aqui ao seu lado, mesmo sem poder vê-lo sorrir, ou tocá-lo para demonstrar o quanto eu gosto de você.
A saudade não precisa de um feriado para existir, o gesto não mede a falta, não dimensiona o sentimento. A dor da perda é individual e intransferível. Cada um pode e deve reverenciar os seus mortos da maneira que se sentir melhor. O importante é não deixar de assinalar a eles que essa distancia não existe pois o amor nem a morte vence.
O dia de hoje tem sim que ser um dia para refletir, por um momento que seja, o que queremos ser para sempre, se alguém lembrado todos os dias por quem amamos ou apenas um feriado no calendário de todos.

sábado, 31 de outubro de 2009

O BURACO É MAIS EMBAIXO

Como se não bastasse o ambiente de mentiras em que toda a espécie humana se enreda desde sempre, essa arma poderosa da Internet, que poderia nos salvar pela facilidade que tem em dar cunho de instantaneidade às coisas, passa a ser instrumento do engano revestida de aparente verdade.
Não seria de se admirar que pudesse ser diferente já que os tais piratas da rede são fantasmas sem nenhum apego a nada que não se traduza em bites.
O que efetivamente torna necessário um cuidado maior e por aí passa uma legislação internacional que dê a nós, simples e curiosos usuários, um mínimo de garantia ao pisar em tão pantanoso terreno.
Desde que passei a fazer o REDBLOG quase que diariamente venho no afã de oferecer um mínimo de variedades, que permita ao leitor receber um pouco de novidades, já que o blog tenta estar onde o leitor na maioria das vezes não pode, devido às suas ocupações.
Assim por diversas vezes publiquei aqui coisas inusitadas, estranhas, engraçadas, todas elas extraídas da página principal do portal TERRA, que eu e todo mundo toma com uma primeira página de um jornal, mas que lamentavelmente em alguns casos mostrou-se depois, expressão da mentira mais deslavada, fruto de um hábito exdrúxulo de fazer circular, apenas pelo prazer em iludir, a mentira como se verdade fosse.
Semana passada, vi a foto de um buraco que a queda de um meteorito teria causado, acho que na Rússia. Era golpe de um grupo qualquer que queria chamar a atenção para a necessidade de escudos para impedir uma catástrofe pouco possível de ocorrer.
Quase fiquei tentado a comentar o vôo de um menino num balão metereológico e tudo não passou de uma farsa provocada pelos pais, imbecis, que queriam além de aparecer, faturar algum com a notícia. Em tempo vale lembrar que a dupla havia no passado participado de um reality show, outra coisa abominável.
Até hoje não ficou totalmente confirmada a história de que a Al Qaeda esteja colocando supositórios explosivos em seus mártires e dessa eu não consegui escapar e acabei postando.
Seja como for, quando o assunto for a verdade, a Internet não é o melhor conselheiro. Só sei que seja não apenas no caso do meteoro ou do supositório o buraco é mais embaixo .

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SOPÃO À MODA BRASILIS

INGREDIENTES : O EGOÍSMO DOS RICOS
A IGNORÂNCIA DOS POBRES
O CINISMO DA IMPRENSA
O BÁLSAMO DAS RELIGIÕES
A INÉRCIA DA CLASSE MÉDIA

MODO DE FAZER : Com o egoísmo dos ricos, eleja uma elite política bem amarga, adoce com dinheiro em pó e reserve.
Pegue a ignorância dos pobres, fermente com esmolas, mantenha em fogo brando com pitadas de festas e farelo de pão e deixe de molho. Após 4 anos misture tudo e acrescente mais egoísmo dos ricos.
Vá mexendo devagar e colocando sempre o cinismo da imprensa e voce vai perceber a alteração ora para pastoso, ora para mais seco. É que esse ingrediente tem prazo de validade que se altera com facilidade, por isso atenção na hora de comprar, leia bem o rótulo.
Com essa massa pronta, junte o bálsamo das religiões, ponha tudo na geladeira e aguarde, aguarde, aguarde.
Retire após 2009 anos e deixe descongelar lentamente.
Quando virar um caldo bem grosso, ponha a inércia da classe média ( vê se encontra na sua cidade). Dica : ela é assim, não pode ser rica e nem quer ser pobre. Esse ingrediente define tudo. Pode mudar o gosto da receita, mas é preguiçoso, demora prá dar liga e aceita tudo porque é um misto de de egoísmo com ignorância, não sabendo o poder que tem.
Para o final, ponha tudo num caldeirão de ferro da CSN, sobre uma fogueira com lenha de madeira do Pará, dê a um "chef" qualquer de Brasília para mexer e beba, tome em goles fartos pois essa será a nossa única refeição por muito tempo.
Ah ! se passar mal tome chá de justiça : Tarda, falha, só tem efeito colateral para uns e provoca diarréia na maioria.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MORROS SEM TRAFICANTES

O que pode acontecer a alguém cuja lingua não cabe na boca ?
No filme o Advogado do Diabo, há uma passagem em que um conhecido "macumbeiro", faz uma espécie de vodu com uma peça de filé, enchendo-a de pregos pois, acusado de prática de magia negra, para defender-se teria que impedir o parlapatão do Ministério Público de NY, de falar. Assim, o que o sujeito dizia no momento da acusação, tornou-se inútil porque ininteligível. A lingua simplesmente enrolava na boca e o cara nada dizia, ficando ao final sufocado pela própria ânsia de falar.
Coisa parecida aconteceu ao Ministro da Justiça Tasso Genro, hábil defensor de homicidas travestidos de presos políticos, foi encarregado desta feita em entrevista coletiva, a posicionar-se quanto aos acontecimentos no RJ, notadamente a derrubada de um helicóptero da polícia.
Como se tivesse pregos na língua, o Ministro, jogou-a prá lá, prá cá e saiu com pérolas malufianas ao responder com uma pergunta : "Temos que saber o porque da situação estar assim, e acredito que se o governo federal nada fizer com relação ao tráfico, isso se estenderá por todo o país."
Nenhum jornalista presente teve a iniciativa, ou os manuais de redação assim os impedem, que tenham de perguntar ao ilustre entrevistado de que país ele era Ministro, ou por onde andava nessas últimos cem anos que não sabe que esse negócio já se alastrou.
Na mesma toada, seguiu falando das belezas naturais da cidade maravilhosa e da importância em sediar uma Copa, uma Olimpíada, quem sabe um dia a Eleição de um Papa.
Só faltou ao ministro num rasgo prático e ligeiro de inteligência, lançar a campanha MORROS SEM TRAFICANTES, essa sim, única forma capaz de extirpar, como num passe de mágica, esse mal do seio da pátria.
Vestidos de vermelho, com a sigla MST, deixariam de ser criminosos e passariam a ter, no jargão do Ministro,um status de movimento social, uma qualificação, talvez Bolivariana que nos faria suportá-los por enfim entendermos que agem assim por falta de oportunidades nesse bruto sistema capitalista.
Como o outro MST, já defendido pelo Ministro perpetra seus crimes livremente, até 2016 o novo MST mudará para sempre a face do Brasil no exterior e já não era sem tempo !!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PORTO DA DROGA

Desde os anos 70 eu frequentava o Porto da Barra, até me casar em meados dos anos 80. Em 25 anos devo ter ido à praia não mais que umas 20 vezes.Frequentar significa estar lá todos os dias, ou quase todos, conhecer Marco Polo, beber choop no Van Gogh,ou querer, sem ter dinheiro frequentar o Berro D'agua, ver a rapaziada surfar na frente do Hospital Espanhol, dar susto em travesti, pegar puta, ir simplesmente à praia, ver vôlei, assistir as gêmeas jogarem frescobol, procurar gringa fazendo topless, comprar picolé na mão de Henrique, ver o por do sol com a namorada da estação, passear na feirinha de artesanato aos domingos e obviamente curtir o melhor banho de mar do mundo. O Rio de Janeiro que me perdoe, rendo a ele todas as homenagens, mas banho de mar, é o do Porto da Barra. Me aventurei nas águas de Miami, Vinã del Mar e até Nice mas a temperatura desta água e a calma daquele lugar, só ali.
Pois é, o Porto desde sempre teve seu lado, maconha, hippye, rasta, alemão tarado, italiano safado, pivete. Sempre foi um pouco a nossa Copacabana mirim, miniatura daquele mundo de praia, mas conserva até hoje, aquele ar de veraneio, com seus velhinhos jogando peteca na sombra das árvores às seis da manhã ou batendo papo na água ainda fria, sob os primeiros raios do dia.
O que não combina entretanto com lugar nenhum, é essa coisa da invasão do crak, muito menos com o Porto. Hoje um jornal traz na sua capa o mapa da droga no Bairro da Barra e vemos as pessoas que lá ganham a vida como vendedores ambulantes e baianas de acarajé, assustados ante à violência dos usuários e os moradores abandonando as ruas logo que o sol se põe.
O crak, sub produto da cocaína, uma pedrinha de lixo que aquecida solta uma fumaça, que inalada leva o sujeito a experimentar logo após 20 segundos um estalo de euforia que dura apenas 5 minutos, está se alastrando pelo país afora numa velocidade endêmica.
Quem faz uso desse troço, pode ficar viciado na primeira investida. Nos cinco minutos do barato, tudo tá bom, o problema vem depois na abstinência que pede outra e mais outra pedra. Em um mês pode-se perder até 8 kg. A fome vai embora, o desejo sexual também, a noção de tempo espaço, qualquer noção de higiene e a falta da droga gera o pior, o comportamento violento.
O mesmo porto que recebeu os curiosos portugueses séculos antes, nós e tantos outros depois, recebe agora os mendigos do crak. A imagem mais degradante do que pode esse flagelo impor a uma geração inteira. São criaturas que parecem haver saído de um clip de Michel Jackson, farrapos que em nada lembram gente da raça humana.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SEXO SEGURO, E CARO

Não trata-se de um desmentido ou versão machista que negue a postagem publicada aqui ontem, mas encontrei um amigo desses queridos que graças ao bom Deus tenho em boa quantidade e que aqui vou, a seu pedido omitir o nome pela razões que os leitores e seguidores deste blog saberão entender.
Hoje, feriado em razão das comemorações pelo dia do comerciários, a cidade ficou quase que parada e até para comprar pão estava difícil. Parei num posto de gasolina.. desses com lojinha de conveniência e lá encontrei a figura que depois dos cumprimentos de praxe, disse-me, quando perguntei pela esposa que ia tudo às mil maravilhas. Fiquei feliz e perguntei o que assim acontecia que o achei esfuziante e ele me respondeu : É que por causa da outra, minha mulher não sai de cima de mim é sexo todo dia .
- Outra, que outra, perguntei obviamente assustado.
Aí veio a enternecida história. Conta ele que, casado faz mais de dez anos, estava tendo aquele sexo menstruação (mensal ) e que já tinha tentado de tudo até que nesses e-mails que nos mandam aos montes. ele recebeu uma tal de boneca de silicone, com cabelo, pêlos pubianos, trinta e sete posições, hálito hortelã, tamanho natural, enfim , a réplica perfeita e acabada de um seu humano, dotada de sensores que uma vez estimulados. emitem grunidos e gemidos, disposta a aceitar o que vier sem reclamar e a qualquer hora do dia.
O miserável, gastou 14 mil dólares, esperou nada menos que 63 dias e recebeu em casa A OUTRA.
Conta ele que a primeira reação da esposa foi de fúria, indignação e até de tarado foi chamado. A boneca prá acabar com a pose da patrõa, já vem de baby dool e boquinha semi-aberta, cheirosa e limpinha.
Ele disse que não usou logo na primeira noite mas quase não conseguia dormir direito pensando na desgramada a espera dele dentro de um armário, com convém a um bom amante.
Resultado, depois daquele dia é ele pensar em sexo e a mulher pula na frente e toma o lugar da boneca só prá sacanear ele. Mas não é bom ?
Segundo o maluco, só teve um dia que a madame estava quase alegando cansaço, na salinha de TV e ele não se fez de rogado, foi no outro quarto, pegou a boneca e passou com ela debaixo do braço e disse : hoje é na cozinha prá variar ! Amulher deu um pulo do sofá e correu para a pia onde tudo terminou bem.
De uma forma ou de outra, fica difícil para a mulher dele negar fogo. A boneca geme mas não reclama, não pede nada, não cobra nada, não discute nem discorda, não põe em risco o patrimônio da famïlia, não gasta nada, nem comida nem bebida, não faz escândalo e o sujeito só faz com ela se não tiver em casa o que vai procurar em casa mesmo.
A concorrência é muito desleal. Enfim, não sei por quanto tempo a mulher dele vai suportar nem quanto gás ele tem mas que pelo sorriso dele a coisa vai bem, lá disso eu tenho certeza !

domingo, 25 de outubro de 2009

CASAMENTOS

Muito se comenta, muitos reclamam, as piadinhas, umas ótimas outras infames, tratam desse assunto polêmico, palpitante mas nunca fora de moda.
Sonho de dez entre dez mulheres, eu que consegui não sair do primeiro e nele já estou a coisa de 24 anos, sou defensor da instituíção porque entendo que, de todas as formas difíceis de convivencia entre dois seres, esta ainda é a que melhor resultado apresenta.
Já ouvi dizerem que o segundo casamento é a vitória da esperança sobre a experiência, o que só vem reforçar a tese de que, se se mantém a esperança é porque valeu a pena mesmo que a esperiência não tenha sido das melhores.
Nas minhas viagens tenho sido premiado com cenas urbanas de casamentos ao redor do mundo e acreditem, as pessoas em plena luz do dia cruzam a cidade cercadas de carros e padrinhos, felizes ao encontro da realização desse desejo de ser feliz ao lado de quem ama.
Certa feita em Nova York, de charrete um casal de noivos, notadamente de origem latina, atravessou a movimentada Times Square à caminho da igreja. De outra feita na bela e medieval York, ao norte de Londres os vi à pé, com todo o seu cortejo como se fizessem questão de atrair a atenção da cidade lotada de turistas para o passo que iriam dar. Também em Budapeste, na Hungria, numa manhã gelada, ignorando a neve que se acumulava pelas ruas, o casal distribuia calor para quem quisesse. Em Paris posavam para fotos, nào sei se antes ou depois do casamento no obelisco da Place de la Concord, em frente à magnífica igreja de Madelaine. Caminhando os vi subindo escadas para chegar à praça de Assis na Itália.
Não temos por aqui, pelo menos em Salvador esse hábito, não que eu tenha presenciado, embora já os tenha visto circulando no entorno da pequena igreja no largo do Humaitá, no Bonfim.
Seja onde for, da forma que for, casar é bom. Bom ter estabilidade, bom ter companhia, ter alguém para fazer um plano diretor para o futuro, ter filhos, ter parceiro para a vida e para nas viagens, ao ver pessoas do mundo agir felizes por haverem se casado, saber que a felicidade passa pelo casamento sim senhor.

PROBLEMAS

NÀO FORAM PUBLICADAS POSTAGENS NA SEXTA, SÁBADO E DOMINGO POR ABSOLUTA FALTA DE CONEXÃO DE REDE SEM FIO COM O BLOGGUER.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

COM A DEVIDA DOSE DE CORAGEM

Na primeira postagem do REDBLOG, ainda sem o número de seguidores e comentaristas que hoje tenho, escrevi sobre o comportamento da magistratura , e o fio condutor daquele texto era afirmar que, numa socidade apodrecida como a nossa, a carreira de ladrão era a mais promissora e o mercado o mais vasto e que se era para ser desonesto, buscando a via vergonhosa da corrupção, o elemento podia escolher qualquer carreira ou profissão, sê-lo e pronto. Só não fosse ser juiz. Para ser juiz, tem que prestar concurso, abrir mão de ter outra atividade senão a de lecionar e viver do salário. O juiz teria de ser um paredão e o recurso ao qual a sociedade se defenderia de todos os outros que escolheram o errado.
Agora a imprensa começa a bater diariamente na repetição de que há no país um grande número de presos que no gozo do benefício da progressão da pena, estão saindo e já no primeiro dia em que deveriam voltar à noite para o presídio, fogem.
Agora aparece diariamente um rosário de crimes cometidos por bandidos perigosos que estão no gozo do benefício, roubando, matando traficando, derrubando helicópteros etc.
Especialistas, e como existem especialistas, buscam explicar, falar em reforma do Código de Processo, em leis novas e mais duras, em ampliação do prazo em regime fechado pois, quem quer que faça qualquer coisa só fica preso três anos, que é um percentual qualquer da pena máxima.
Só não vi até agora ninguém dizer que é um JUIZ quem concede o benefício, que um advogado leva a solicitação e "convence" o magistrado a agilmente liberar, justamente esses comandantes perigosos. Sim, porque ladrão de galinha pode ser bem comportado como for que apodrece lá, até com pena cumprida.
É a CORRUPÇÃO quem está financiando essas solturas.
A lista de gente ( vide as suspensões aplicadas na Bahia pelo CNJ), envolvida na venda de sentença está aí para provar a minha assertiva. Sem o aval de um juiz corrupto lá do Rio de Janeiro, o vagabundo que autorizou a invasão do morro dos macacos e o disparo na aeronave da Polícia, ainda estaria preso.
Sem a devida dose de coragem para colocar o dedo na ferida e apertá-la até sangrar, a saída para o dia de finados será grande e o número deles ano que vem maior ainda.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FOTOS QUE FALAM, PESSOAS QUE CALAM

Ah, como eu gostaria de saber escrever para ser capaz de em poucas linhas traduzir toda a tristeza que carrego comigo, num pungente lamento humano, demasiadamente humano, mas eu não sei escrever.
Ah, como eu gostaria que essa sensação de tristeza fosse passageira mas ela está em mim faz tempo, perguntando sem resposta porque tive que estar neste mundo justamente nesta época, ou ser como sou, pensar como penso e não ter mais esperança.
Ao abrir o jornal hoje pela manhã, me deparo com a foto de um homem, semi-nu, escoriado, morto, jogado dentro de um carrinho de supermercado.
Os populares em volta olham com a naturalidade que a rotina vicia.
Essa foto, emblema dos nossos dias, não assusta mais ninguém. Essa foto não precisa de mais nada por conter tudo. Inclusive por ser foto, o silêncio dos circunstantes.
Um corpo humano, dobrado, inerte, sem mais nada para ser, fazer, viver.
Se o mundo tem gente demais, se a distribuíção de renda é injusta, se as políticas públicas não existem para atender os mais fracos e pobres, se a droga..., se as armas... se qualquer coisa ou todas elas servem para criar o ambiente onde se pode acabar desse jeito, só me resta a tristeza e a desesperança.
Que sensação ruim, olhar essa foto e não saber o que escrever por não saber escrever. Que poema serviria para atingir o coração das pessoas ? Nenhum.
Que palavra não foi dita que pedisse o fim disso ? Nenhuma.
Que nos resta fazer ? Fazer algo, não calar, mesmo que seja para não ser ouvido.
A maravilhosa máquina humana que um dia foi Einsten, Mozart, Caravaggio, Gandi, e tem sido Pelé, Federer, Bolt, Lennon e tantos de nós, homens, não pode jamais resumir-se a um corpo inerte num carrinho de mercado.
Ah, como eu gostaria de escrever o bastante que me devolvesse a esperança, que me aliviasse a tristeza......

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ENTRE SER E PARECER SER

Quando eu era jovem, meu pai uma vez me pegou numa contradição onde, embora eu falasse a verdade meus atos indicavam o contrário e ele do jeito matuto dele, narrou uma situação que num primeiro momento me pareceu absurda mas que com o passar dos anos ficou bem claro o seu objetivo.
Disse-me o velho que não adiantava eu estar falando a verdade se tudo indicava não ser. O exemplo dele foi o de um rapaz que entra num covil de ladrões apenas com a finalidade de levar um embrulho, uma carta ou apenas dar, a pedido de alguém, um simples recado. Ao sair deste antro, ser visto por alguém, saindo ali, seria o bastante para ser confundido com um dos ladrões que por ali andam, embora não o fosse de verdade.
Bem mais tarde fui aprender que já se dizia na Roma antiga que à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer ser. Vejam o poder que as palavras tem, essa frase, ou a interpretação dela, veio de Roma à boca de meu pai atravessando séculos da história do homem.
Hoje liguei para Kiti, velha e querida amiga que aniversariou ontem e que eu, envolvido pela alegria de comemorar o também aniversário de meu filho, acabei por não ligar para ela, embora tenha lembrado. O mesmo fez ela que não ligou para o pequeno, embora tenha me dito haver lembrado.
Pois ocorre o mesmo com os meus leitores neste blog. São diários e são fieis mas se não fazem comentários não posso saber se leram ou não, ou seja, não basta ler tem que comentar !
Não basta lembrar do aniversário tem que ligar ! Sabe porque ? assim como parece que esqueceu parece que não leu !
Às gargalhadas nos despedimos trocando mútuos desejos de paz, felicidade e saúde coisa que desejo a voces todos, meus amigos leitores, mesmo que não leiam, mas que pareçam ler, porque o mais importante é a gente se saber querido.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DESCONSTITUINDO

A criatividade humana é limitada em algumas coisas. Vejamos os exemplos dos sapatos, ciclicamente, após já termos copiado sapatos usados no reinado de Cleópatra no Egito Antigo, por não ter mais muita novidade para trazer a público, vamos até os anos 60 e de lá buscamos inspiração para novamente fazer a roda girar. Ora o bico é grosso ora é fino o negócio é não parar.
A inteligência humana, essa sim parece não saber limites e basta que citemos a nanotecnologia, que em particular me assusta, para prevermos avanços espetaculares, no campo da ciência para os próximos dez anos.
O que eu não me convenci ainda é o porque da necessidade de, em nome do novo certas coisas serem feitas e outras voltarem com força de lei.
O disco e seus sulcos, giravam na vitrola por décadas até que diminuíram o seu tamanho, colocaram um leitor ótico,chama-se CD, até aí tudo bem, se não considerarmos que os antigos bolachões eram à prova de pirataria, mas aí é problema do artista. O que eu não entendo é o porque, do sujeito reinventar o disco não para tocar, mas para um idiota meter a mão naquilo que foi feito para girar num sentido e ele esculhambar tudo fazendo apenas o ruído da agulha para trás e para frente, acrescentar batidas eletrônicas sem nenhum sentido melódico e isso atrair pessoas que, sem nenhuma explicação senão dizer que gosta para agradar os outros, que embalados pela droga, dançam na ausência de música ou chamam isso de música.
Outro dia falarei das tatuagens. Só não entendo o porque delas agora serem regra, quando por toda a história foram exceção.
Mas o título dessa postagem é porque o Palmeiras perdeu ontem. O verdão jogava de azul, resolveram desconstituir até as cores. Já fizeram isso com Jesus no código da Vinci e vendeu-se livro como nunca. O negócio agora é que parece que só teremos um mundo melhor se nada do que houver nele ficar de pé.
O Coringão já joga de roxo, daqui a pouco o rubro-negro jogará de amarelo e cinza. O nome que dão a isso é modernidade. Prá mim é fim de mundo.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

NOJO, REVOLTA,INDIGNAÇÃO, CANSAÇO.

Não bastasse tudo o que de abjeto é possivel ser visto no dia a dia desse país sem futuro, fico ainda meio tonto ao perceber que ainda sou capaz de fazer um rol de adjetivos, como os do título dessa postagem, pois com o que já fiz na vida, poderia apenas me calar.
São três fatos distintos mas que medem bem o grau de podridão, descaramento, cinismo, conforto diante da inércia popular que é alimentada pela impunidade.
O primeiro vem do Rio de Janeiro, dando conta de que nas obras do Aeroporto Santos Dumont, que consumiram 400 milhões de reais, o sistema de alarme e controle de incêndio é mero enfeite. A obra consumiu o dinheiro os sprints estão no teto, mas o sistema que o aciona não existe. Este mesmo Aeroporto já foi consumido pelo fogo duas vezes. O Tribunal de Contas da União descobriu a falcatrua e sabe o que vai acontecer ? NADA. Não dá nojo ?
A segunda vem também do Rio de Janeiro. O campeonato brasileiro de remo, transcorria normalmente na Lagoa Rodrigo de Freitas e faltando duas etapas para o final, uma dupla de garotos pobres de Campos dos Goitacazes, cidade ao norte do Estado, classifica-se em terceiro lugar na prova, remando num barco emprestado, tendo perdido a noite na viagem de ônibus e comido um sanduiche de mortadela. Chamados para receber a medalha de Bronze, são avisados que estavam desclassificados por estarem usando maiôs diferentes. A medalha então foi entregue para o quarto colocado, a dupla do Vasco da Gama.Não dá uma revolta ?
A última vem da Bahia, esse buraco onde Deus nos enfiou, dando conta que um monte de Deputados está "lutando" para conceder ao Governador em Exercício e para os próximos, aposentadoria após DOIS ANOS E MEIO de exercício desse insalubre e penoso cargo.
Isso é mais um tapa na cara de quem trabalha TRINTA E CINCO ANOS e com certeza não receberá um décimo disso. Não da nojo, revolta e indignação ?
Esse cansaço a que me refiro no título, equivale em esgotamento, á sensação de desânimo dos garotos desclassificados mesmo depois de tanto esforço. Para eles , nada valeu à pena, para mim, tudo terá sido em vão, se sei que desse país não se pode esperar nada além disso.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MENSAGENS MÓVEIS

Depois que enxerguei a caveira feia em que acabarei transformado, li verdadeiramente sensibilizado os comentários feitos, continuo com o tratamento para superar as dores da coluna, mas ontem mesmo já comecei a mudar meus hábitos e assisti um capítulo da novela só para ver se lá tinha alguma dica boa , já que o título é viver a vida. Além de não entender nada, o que é óbvio pois peguei o bonde andando, achei demais parecida com outras que já tinha visto e parece que ficarei somente neste capítulo.
Uma das coisas que preciso mudar urgente para aproveitar mais o tempo, antes de virar caveira, é esse meu péssimo hábito de satirizar as coisas TODAS que vejo. Lá fui eu ver no dicionário para não correr o risco de errar : Sàtira - Peça em versos onde o autor ataca os vícios e o ridículo do seu tempo .
Pois não é que esse sou eu mesmo, a começar de mim, a quem ridicularizo primeiro para não deixar espaço para que o façam ?
Mas enquanto não aprendi a viver a vida mais light, ou soft, venho para o trabalho pela manhã e pensando no que escrever, me lembrei daquelas camisas de malha que viraram outdoor ambulante e das quais ninguém escapa, tipo " fui a Tanquinho de Feira e me lembrei de voce", quando passa por mim um taxista dirigindo um Parati ( carro fora de linha a pelo menos dois anos) e no vidro um adesivo orgulhoso : "quando Deus quer é assim ". Aí foi demais prá qualquer outro prá mim então... . Dá vontade de parar o taxi e perguntar: quando Deus quer castigar é ?
Nisso então lembrei-me no ato do fusquinha 69 com outro adesivo : "A INVEJA É UMA MERDA !.
Como enfileirado, veio o caminhão caindo aos pedaços, onde se lia : "Faça como eu, Trabalhe ! "
Depois dessas foi inevitável voltar ao título da novela e pensar seriamente em viver a vida.
Essas pessoas não precisam de carrões importados nem reluzentes para terem orgulho do que fazem, terem prazer de mostrar aquilo que conquistaram com trabalho honesto e principalmente, se assinalam essas coisas é porque são felizes, o que no fundo importa.
Minha mulher me acha um chato. Se eu virar politicamente correto será que ficarei pior ?
Aí será o fim do REDBLOG.
As mensagens estão aí, entendo tudo, a dúvida agora é saber se caveira será sisuda ou sorridente. ha ha ha ha ha !!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MEU ENCONTRO COM O FUTURO

Quem me conhece de perto sabe que sou careta, portanto esse título que parece nome de filme de ficção não foi extraído de nenhuma "viagem" alucinógena.
Como sou filho de um velhinho que anda todo torto, gemendo e reclamando das dores das artrites, artroses, e todo um ABC de males, fui procurar um médico fisiátra, dos bons, sem convênio nem com Jesus Cristo e comecei a coisa de um mês uma bateria de exames buscando aliviar as dores que já sinto e outras que sentirei porque a genética não falha nunca.
Só de sangue foram oito envelopes com exames de tudo o que pode ser pedido e o resultado me surpreendeu positivamente, uma vez que ele próprio elogoiu as taxas que encontrou, o que já serve de alento.
Ainda falta fazer uma avaliação dos movimentos da bacia, porque na radiografia foi encontrada uma calcificação cuja origem ele quer determinar com uma ressonância magnética, para tentar aliviar as dores que sinto ao jogar tênis e faço movimentos laterais um pouco mais fortes.
Isso aí ele viu em uma das sete radiografias que levei a seu pedido, do pescoço, da coluna , da bacia e dos fêmures.
Pois o meu encontro com o futuro deu-se exatamente no momento em que o médico olhava uma radiografia e deixou a que ilustra o pescoço em cima da mesa e eu pude me ver, como sou na verdade ou como ficarei um dia.
Amigos, eu vi o que talvez todos voces tenham visto mas não tenham enxergado. Vi a minha própria caveira.
Sem cabelo, sem pele, sem sorriso, sem brilho no olhar, sem carne. O crânio, os dentes as fossas nasais, o buraco da órbitas. Eu sempre só fui aquilo e para que quis ser tanto mais ?
Não, esse não pretende ser mais um texto hipócrita, cheio de citações ufanistas e de exaltação de valores. Esse texto é fruto de um susto, um simples e banal susto, que chamou minha atenção.
Será assim mesmo comigo, com todos nós, com os que já foram e os que virão. Não é de tristeza que busco falar aqui, é de simplicidade, é da impotência que temos em fazer algo para evitar que a radiografia prevaleça.
Uma privação aqui, uma dieta ali e o que teremos ? Um pouco mais de tempo? Para vermos o desenrolar das histórias que o tempo nos ensinou como terminam?
Vou me largar ? Não ! Vou tentar o mais que puder deixar essa caveira envolta em pele, rosada pelo sol de BuscaVida e cheia de bom scotch.
E que futuro continue pertencendo a Deus !

terça-feira, 13 de outubro de 2009

EU TENHO TANTO, PRÁ LHE FALAR....

Ao fim de mais um jejum forçado pelo espetacular calendário brasileiro, volto com minhas postagens ansioso para comentar tanta coisa, que é possível que chegue ao final sem falar sobre nada.
Pensei aqui em dedicar toda a energia aos que fizeram contas com o que fazer com a restituíção do IR e vão ficar a ver navios porque, o mesmo governo que anuncia obras e dá aumento a essa coisa lá de Brasília, tem para emprestar ao FMI mas não tem para devolver aos que contribuem compulsoriamente , sem retorno, para pagar a propaganda safada. Desisti, não entendo de tributos, não tenho restituíção para receber, de modo que cada um que se vire, ou aceite porque assim escolheu !
Aborrecido ? De forma alguma ! É que há gente que, sem coragem para dizer, prefere ouvir a mesma coisa dita por "especialista", só que esse pessoal é comprometido, faz pesquisa em matérias alheias, junta tudo, cola e vende a versão conforme o gosto do freguês. Assim, cada otário busca a notícia onde quer se enganar para dormir aliviado por não haver feito nada.
Comento em meu espaço as notícias que chegam com o sentimento real do momento que as recebo. Como não tenho rabo preso nem compromisso com quase nada, o que sai aqui pelo menos é sincero .
Numa dessas, vem a informação que o ORKUT, que nem sei bem o que é, existe no mundo inteiro mas somente no Brasil alcançou e bateu todos os records mundiais de acesso. Basta um clik e em segundos pode-se descobrir tudo sobre a vida das pessoas numa exposição pública da própria intimidade, da forma jamais vista. É curioso o apetite do brasileiro em mostrar-se, expor-se, revelar-se e sair contando tudo. A matéria alerta para o fato de que no afã de aparecer, divulgam-se hábitos, horários , nomes e endereços e isso seria, ou está sendo, um prato cheio para marginais. Como não sou especialista em ORKUT e não uso, deixo para quem quiser fazer bom proveito, com o problema que quiser criar.
Aliás, dia desses saiu na Internet, com foto e tudo um ovo com 150 gramas, posto ao lado de outros de tamanho normal, para ressaltar a diferença, e a notícia era sobre a pobre da galinha que naturalmente foi a óbito após a façanha. Vejam só a que ponto chega a necessidade do povo de hoje por novidades.
Hoje foi um soldado inglês de 30 anos que faleceu após passar por um transplante bem sucedido de pulmões. Bem, a cirurgia deu certo o que não se podia saber era que o doador tinha câncer no órgão e o tumor , num corpo jovem vitaminou-se e cumpriu o desejo da morte em levar o valente soldado a qualquer preço. Com ela não adianta brincar de esconde-esconde. Marcou, leva.
Eu tenho tanto prá lhe falar...... mas por hoje é só.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O AMOR, O CORNO E A DOR DE DENTE

Crescemos cercados de frases, poemas, músicas, enfim, tudo o que pode produzir a rica e aparentemente inesgotável criatividade humana para definir o amor. Esse não sei o que, que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque, não é 100% assim.
Desde o final de 2006 estou sem jardineiro e perdi o que tinha, justamente porque o rapaz descobriu não sei como a dor de saber-se corno.
Não satisfeita em mandá-lo embora, a perversa colocou para dentro da casa o menino que ela entendeu de acabar de criar, à custa da dor do chifrudo.
Procurado por ele, resolvi abrigá-lo em casa para unir o útil ao agradável ,ou seja, economizar um jardineiro e ganhar um caseiro que até piscineiro era. Por um ano, esse moço trabalhou bem, cuidou de tudo e não me causou problemas.
Sem que eu soubesse tentava uma reconcilação, o que no seu entender parecia estar próxima e também no seu entender, "cair é do homem, levantar é de Deus". Voltou a namorar, parecia um adolecente quando na folga voltava da casa que um dia já foi dele.
Enternecido, eu enxergava em toda a história a vitória do amor.
Na minha coleção de frases tem uma que aprendi com Luciano do Vale, comentarista de futebol que diz : Porteira que passa um boi passa uma boiada. Poderia ter trazido outra como "cesteiro que faz um cesto faz um cento ", mas essa do boi me pareceu mais apropriada. E não foi que a criatura aprontou novamente e dessa vez com um amigo do nosso amigo ?
Em prantos, ele tentava esconder a decepção e levar a vida, até que um dia, pela primeira vez fedendo a pinga me disse : "Dr., não lhe desejo uma coisa assim, se fosse uma dor de dente até cabeçada na parede cura, tem remédio, mas isso não, é demais.
Enquanto ouvia, eu que já tive muita dor de dente, imaginei de longe do que poderia ele estar falando e numa falta de tato ainda maior, disse-lhe que a pior dor era a do cálculo renal, outra especialidade minha em questão de dores. Nada adiantava, consolo de corno é o tempo.
Um dia cheguei em casa, o jardim abandonado, tudo aberto, a cadela com fome. O corno enloquecido fugiu e deixou tudo para trás, por amor. Nunca mais tive um jardineiro.
Hoje pela manhã olhei o meu jardim em plena primavera, florido, é verdade, mas carente de hábeis mãos de um bom jardineiro. Saí em busca de um e acabei entrando numa loja dessas de mudas e plantas. Pedi ao gerente que me indicasse um bom jardineiro e ele afirmou conhecer pelo menos três e que deixasse nome e telefone. Escrevi tudo num papel e quando ía saindo da loja, virei-me e disse ao gerente : Antes de acertar pergunte se o cara é corno.
Triste, o gerente me respondeu : Assim vai ser difícil arranjar alguém !
Ou tá faltando jardineiro ou está sobrando corno. Torcendo para ter dor dente ainda essa semana, voltei para casa e ansioso esperei meu amor voltar do trabalho.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MEU ENCONTRO COM QUATI

Vejo atento e preocupado a imprensa internacional dar notícias da extinção de espécies mundo afora e mais recentemente o caso da minúscula espécie de rã, que vive num brejo às margens de uma obra do PAC e que está gerando a maior confusão por só existir no Brasil.
Quati também. O nome dessa criatura única no planeta é Geraldo Leal. Nasceu em data não confirmada, mais ou menos cerca de 54 anos atrás, em Salvador, no bairro de Santo Antônio, não sei se além ou não do Carmo.
Formou-se em Fisioterapia e sabe Deus porque, vinte anos depois resolveu estudar Direito e foi parar na mesma Faculdade em que eu ia de vez em quando.
Ontem num Shopping da cidade encontrei a figura. O cabelo é nitidamente pintado mas ele jura de pé junto que assim como jamais usou na vida shampoo, desodorante e perfume, jamais passou tinta na cabeça, mas a cor asas de graúna não mentem e ali tem tinta sim e sou eu quem garante.
Na chegada, falando num timbre rouco e estritente, numa velocidade impressionante ele já afirma que não mente, porque é do tempo em que adorava encontrar gente que havia chegado de São Paulo, para perguntar como é que a novela acabava só pra sacanear a tia e as primas, adiantando tudo. Nisso é veredade, os capítulos passavam antes lá e só chegava aqui coisa de uma semana depois.
Tem um bordão ótimo para intercalar uma história que emenda na outra, que é dizer de si mesmo na terceira pessoa : QUATI É BRINCADEIRA ?. Logo depois disso emenda outro causo. "Lembra de fulano ? Fui outro dia visitar no escritório, tá rico ( aí, como se fosse agente da receita, diz a ficha completa do cara ), a secretária me perguntou qual era o assunto e eu respondi : O que ele puxar ! QUATI É BRINCADEIRA ?
Se é verdade ou não, é bom saber que ele, como fisioterapeuta já tratou de Rivelino, Falcão e João do pulo e nesse último até a prótese colocou.Nesse embalo voce percebe que Quati tem cronologia de fatos que jura haver presenciado que lhe dão 150 anos não fosse o cabelo tisnado que ostenta.
Hoje em dia corre diariamente 25 Km, saíndo de Cidade Jardim onde mora até o Farol da Barra, Campo Grande, variando o percurso para não enjoar. QUATI É BRINCADEIRA ?
Quando quer "jogar duro " chega do cooper na barraca de Esaúl e abre logo sete côcos e se refresca tomando banho em plena rua com a fruta in natura.
Orgulhoso de ser o último perito em fisioterapia a conhecer próteses na Bahia, "melhor que qualquer médico" afirma que o INSS jamais será o mesmo após a sua aposentadoria e quem pode garantir isso são os funcionários do órgão em Brotas que sabem que ele recebe as chaves dos vigilantes às 6 horas da madrugada e se encarrega de ligar as luzes do prédio todo, diariamente.
Consulta com qualquer um é de 50 minutos, com ele é de 3 horas prá mais. QUATI É BRINCADEIRA ?
Esse encontro só terá fim porque preciso respeitar os limites do BLOG, mas a conversa com esse ser único, gentil, alegre e romântico não tem fim, assim como não tem meio nem teve começo. Esse ser raro precisa ser preservado, afinal, QUATI É BRINCADEIRA ?

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O REAL O IDEAL E O POSSÌVEL

Se não me falha a memória, e como nesta altura da vida me falha a memória, na edição de duas semanas atrás, a revista VEJA trazia um artigo que comentava algo em torno do que é importante para se fazer um estadista. Como não é sobre isso que irei tratar, vou apenas resumir as atitudes que o próprio povo toma em relação aos governantes e o porque é mais fácil transformar-se em politiqueiro do que em estadista.
Diz o artigo que a população não grava, não registra a obra mais importante para a sua vida, sua saúde, sua educação e seu futuro, que é a cobertura de esgotamento sanitário. É sabido e amplamente divulgado que se tivéssemos esgoto tratado, teríamos menos gente em hospitais, menos doenças como dengue, leptospirose, afecções de pele, doenças respiratórias e diversas outras, produzidas pela imundicie que nos cerca e da qual nos cercamos porque imundos somos.
Pesquisas realizadas junto à população, revelam que é de lazer que eles mais reclamam não ter acesso, ficando a questão do esgotamento em terceiro ou quarto lugar.
Ora, para o politiqueiro então, é mais fácil, barato e rápido obter o retorno eleitoral e o emprego de quatro anos, onde poderá gozar de prerrogativas, imunidades, grana e poder de barganhar votos (legislativos ), em troca de benesses, colocando no bairro ou município uma boa dupla sertaneja ou grupo de pagode. Esgoto ? E o povo lá quer saber de esgoto ?
Duas semanas depois do artigo, sai o IDH das Nações Unidas e com ele a triste constatação. Apesar do bolsa família, das Olimpíadas em 2016, das Mercedes e BMW que enchem nossas ruas, das Tvs de LCD vendidas como água e os telefones celulares nas cinturas, o Brasil não saiu do lugar e continua atrás da Argentina e da Venezuela, que estão anos luz atrás do Chile.
O povo lota Parque de exposição, casas de samba , bares e afins, gasta com manicure e chapinha (outro sucesso de vendas) , mas não usa parte do ganho real que o salário mínimo vem tendo para comprar e ler um livro, fazer um curso de aperfeiçoamento profissional (sério ), comprar sacos de lixo e não lançá-lo barranco abaixo e outras cositas, que por certo traduziriam avanço humano. Preferem dar aos pastores, aos santos, ás encruzilhadas, na reza perene sem fazer a própria parte.
I D H . Índice de desenvolvimento HUMANO. Apesar de toda a melhora aparente, estamos na mesma e este relatório que ora comento é relativo a 2007, antes da tal crise de 2008.
Isso é o real, o ideal seria o que não houve e o possível, bem, o possível depende de todos.