O alfabeto continua o mesmo, as letras também e porque QUALIDADE DE VIDA, apareceu assim do nada, como uma novidade, repetida como um mantra ?
Pode parecer irrelevante e era mesmo, pelo menos para mim, mas hoje pela manhã, não sei ao certo em qual jornal televisivo, ouvi a expressão por três vezes na mesma matéria, dita por duas pessoas, uma no estúdio e a outra entrevistada na rua.
Pense bem, quando Ary abria a porta de sua casa na Ladeira do Alvo, para jovem ir á Faculdade de Direito na Piedade, atravessava a pé a Saúde e deixava atrás de si a Baixa do Sapateiro. Usando terno e gravata, cruzava com outros assim vestidos e até de chapéu. À tarde na esquina da praça municipal, ao lado do Palácio do Rio Branco via o povo parar para discutir política, a morte de Lauro Farani, a posse Régis Pacheco, Getúlio Vargas e suas rusgas com Carlos Lacerda. À noite, podia pegar uma polaca, dançar no Tabaris e voltar para casa andando ou de bonde e se contraísse moléstia venérea curava com Tetrex.
Não sendo da época mas sabendo de ouvir dizer, citei meia dúzia de coisas sem preocupação com pesquisa cronológica portanto, livro-me dos auditores históricos de plantão. A idéia aqui é outra.
Pense bem, Paulo sai hoje do seu apartamento no Itaigara, cercado de câmeras, dois vigias noturnos, pega o seu carro com vidros escuros e escolhe o roteiro, para chegar ao trabalho, que demore menos de 30 minutos. Um dos dois celulares que leva consigo irá tocar a qualquer momento e alguém do outro lado perguntará se ele está podendo atender. Come num restaurante à quilo e quase sempre aquilo. Não conheceu a praia de Piatã sem as barracas/moradia, não sabe quem foram as polacas, nem onde ficava o Rumba Dancin, vive apavorado com medo do que come e de quem come. Mas sempre que pode diz que o importante é...QUALIDADE DE VIDA !!!!
Poderia fazer deste texto um livro, o tema que parece irrelevante é na verdade uma instigante reflexão sobre as frases que colocamos em nossa boca, postas pelos modismos que assimilamos nos esquecendo de que a verdadeira qualidade de vida está na simplicidade com que levamos a vida.
Falar de qualidade de qualquer coisa requer conhecer sobre o que realmente é qualidade. De vida então...
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
