terça-feira, 8 de junho de 2010

TENHA MEDO DE UM BRANCO ENGRAVATADO

Bastava essa frase que virou título para resumir um pensamento que me ocorreu após ver o noticiário dos últimos anos e por fim este de ontem em toda imprensa nacional, dando conta do grupo de rapazes nada suspeitos que assaltaram a única loja da rede Rolex da América Latina no sofisticado e caríssimo shopping Cidade Jardim em São Paulo.
Turma idêntica e gentil já havia, em menos de vinte e cinco dias praticado ato similar conta a loalheria Tiffani's e Co, no mesmo templo ao consumo para poucos.
É ruim mas é bom, que parta daí um pouco da democracia racial que tanto se almeja alcançar no país como o nosso, apenas miscigenado.
O ladrão já não é mais um preto mal vestido e mal encarado. O ladrão não é mais um rapaz filho de pai alcoólatra da periferia.
Os homens dos crimes financeiros com seus carrões e relógios Rolex, os homens da política com seus ternos e propriedades rurais, ensinaram que não é preciso nascer na periferia e ser preto para ser um bom assaltante.
Os de ontem, não bateram, não estruparam, não mataram nem sequestraram. Seguiram o exemplo dos mestres. Entraram e saíram com as sacolas cheias. Como se estivessem limpando as gavetas após o expediente ou no final do mandato.
A Rolex tem seguro e quem vende um relógio á partir de 12mil reais, sabe que de uma certa forma tá roubando também. Assim, ladrão que rouba......tem mais perdão do que pena a cumprir.
A questão aqui abordada não é essa, nem faço apologia a crime ou fato criminoso, apenas me ocorreu elaborar o pensamento da existência da democratização do furto, depois de ver que o Senado Federal no ápice do cinismo, alheio ao bombardeio da opinião pública com relação aos seus desmandos, contrata mais MIL pessoas atrávés da mesma empresa que deve ao próprio Senado 4 milhões de reais por não haver pago salários aos funcionários já contratados para servir aos nobre senadores. Eles estão ou não ensinando com se faz sem dar um tiro ?
Por essa e por tantas outras, tenha sim medo de um branco engravatado.