Muito tem se discutido em todo o país sobre a polêmica criada na discussão envolvendo dois Ministros do STF e não seria o REDBLOG que deixaria de tecer comentários à respeito.
Pensei em várias maneiras de comentar o assunto mas antes tive o cuidado de ler o que alguns jornalistas, uns sérios outros nem tanto, disseram para não incorrer em posição que de longe beirasse a irresponsabilidade. Continuarei afirmando que este espaço é para falar como cidadão. Não faço pesquisa, às vezes escrevo até sem corrigir passando até palavras com três "erres", mas jamais poderão me acusar de desonesto. Pago impostos e assisto noticiários, fico indignado como qualquer outro quando vejo a história se repetir, dois pesos e duas medidas, prevalecendo sempre a vontade do mais forte e mais rico.
Quando o Ministro Joaquim Barbosa tenta opinar em assunto que desconhece porque faltou à sessão, só estará certo se lá não estava por motivo de saúde ou a serviço do próprio tribunal.
Quando o Ministro Joaquim Barbosa falta com o decoro e ofende gratuitamente um colega desse Tribunal, que aparentemente apenas ressaltou que sua ausencia prejudicava o seu juízo de valor sobre a questão, está errado.
Quando o Ministro Joaquim Barbosa diz que a voz das ruas precisa ser ouvida, fala para mim, fala por mim e aí num rompante emocional faço coro com ele, esquecendo que aquela casa está para julgar aquilo que está escrito na lei e não para repercutir o que emocionalmente grita a torcida do Bahia ou do outro clube de menor torcida.
Observações feitas, quanto ao comportamento pouco polido e incompatível com o equilíbrio que se espera de julgador desse nível, vamos rever que na mídia consta o escândalo do curso que mantém o Presidente do STF, que legalmente pode mas moralmente não deveria ter em Brasília, seus contratos, sua remuneração e seus desdobramentos.
Qual de nós, tecnicamente iguais perante a lei, vítima de prisão ilegal, teríamos a velocidade do remédio jurídico duas vezes concedido ao senhor Daniel Dantas em menos de uma semana por ninguém menos que o Presidente do STF ?.
Pois é disso que falam as ruas, pois é dessa agilidade que se perguntam todos e a suprema corte tem sim uma reputação a zelar, pois cumprir a lei é o seu papel, mas aplicá-la igualmente para todos também .
O homem botou o guizo no gato, gritou que o rei estava nu, a minha estupidez suprema em acreditar que disso teremos atitudes que espelhem o desejo das ruas por justiça, foi por alguns minutos exposta e pela voz de um jurista de peso, revelada. Obrigado Ministro Joaquim Barbosa.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
