segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DIA DE CRIANÇA

Separaram um dia, junto de Nossa senhora Aparecida para festejarmos o ser humano na sua melhor versão, no seu melhor momento, o tempo de ser criança.
Somos verdadeiros, não medimos palavras, não temos gestos estudados, não avaliamos consequencias, não premeditamos, não guardamos rancor, não usamos o dinheiro para oprimir, ser oprimido por ele ou justificar tudo para te-lo. Apenas não o colocamos no centro de nossas vidas.
Hoje cedo beijei minha criança, que dormiu na minha cama, com medo, pois ontem à noite assistia Jurassic Park 3 e acreditava que um Tiranossauro Rex poderia feri-lo se dormisse em seu quarto.
Hoje cedo fui buscá-lo na quadra de tênis após uma aula debaixo de um sol escaldante às nove horas da manhã. Ao sair do carro ele me disse, eu também te amo. Tenho sempre que dizer primeiro. Eu preciso dizer enquanto puder para ele nunca esqueça. Ao ve-lo afastar-se do carro, gritei que fosse para a piscina e ele sem virar-se abanou a raquete no ar como se dissesse, "nem precisa mandar".
O dia das crianças é amanhã. O dia da criança tem que ser todo dia, até a droga da vida estragar nossa pele e injetar em nós o pensamento frio, o cálculo, a palavra escolhida os limites e nos espremer uns contra os outros até a morte.
Estudei o meu ginásio no Severino Vieira, nunca tive um professor de nada, nem de tênis nem de natação nem de inglês.
Passados 40 anos deixo meu filho na porta da sua casa com piscina, após a sua aula de tênis e lembro que meu pai nem no Severino estudou, nem esportes praticou, mas fez por mim muito mais do que fizeram por ele e por amor dou a meu filho muito mais do que tive. Descubro então que a magia está na criança e não não naquilo que ela pode ter. Fui uma criança feliz, que aproveitou o tempo que teve para ser criança, sem se importar com mais nada.
Assim está sendo com meu filho que vive cada dia de ser criança, sem nem imaginar aos oito anos, quem foi que criou essa coisa de festejar o dia de ser criança.
Repeti muitas vezes a palavra criança não foi ? Não adianta, o tempo não volta, nunca voltou.