quinta-feira, 22 de abril de 2010

VOCÊ SABE LER ?

Uma coisa é ler. Ler é fácil, vai devagar soletrando, junta uma parte com a outra e, como dizia o Padre Vieira " a repetição é que faz o ofício ". Em pouco tempo teremos um leitor.
Mas, ler por ler não basta, temos que aprender a dar sentido ao que lemos, entender os objetivos daquele que escreveu. A isso damos o nome de interpretar.
Há textos diretos, de cuja leitura não cabem interpretações múltiplas, não permitem que o subjetivo invada o que se lê, para que se extraia interpretação diversa daquela que o autor quis dar. Temos o exemplo do descobrimento do Brasil. O rei queria mandar uma expedição a um lugar, os caras se perderam e vieram parar aqui e pronto. Pode ser contada com tão poucas palavras ou com a transcrição do diário de bordo dos navios que dá no mesmo. Não há possibilidade de alguém alterar nada, contando de outra forma sob a alegação que interpretou de maneira diferente.
Já com a Bíblia, livro sagrado dos católicos, na sua origem, aconteceu justamente o contrário. Em função do tipo de narrativa, conta numa parte a história do povo hebreu e na outra as diferentes maneiras que os seguidores de Jesus à época viram a passagem do Messias por ali.
Até hoje tem gente lendo como se tivesse sido escrito o ano passado, um texto que adaptava-se às realidades de mais de 2000 anos atrás. É claro que é conveniente a quem descobre que se pode ganhar dinheiro com isso, dar a interpretação que quiser, até porque os autores não podem refutar nada e muito menos a Editora, já que aqueles já não vivem e esta jamais existiu.
Ao ver os neo-pentescostais venderem o paraíso na terra, enquanto fazem de conta que Cristo não dizia que o reino dele não era deste mundo, vejo o quaõ importante é saber ler, e mais, saber interpretar.
Tudo isso eu trouxe aqui por conta dessa polêmica em torno dos casos de pedofilia na Igreja Católica.
Quando Cristo disse : "Vinde a mim as criancinhas" e isso ficou escrito, parece que muitos deram outra interpretação à frase e agora está dando toda essa confusão.
Então, não é de hoje que a gente precisa saber ler e bem, para não cair numa fria.