Acabamos de chegar da casa de dois queridos amigos, aliás , coisa da qual sou bem servido e prova disso é que vez por outra um deles está por aqui sendo lembrado e posso garantir, nenhum deles é esquecido.
Destes de hoje há um particular interessante que os trouxe até aqui. São casados a dois punhados de anos e se hoje é aniversário de um, amanhã será do outro o que embora nos confunda da festa de quem viemos, nos ajuda a não esquecer de parabenizar ambos. Eles lucram pois economizam em velas , bolos e festa.
Como são discretos e famosos, não havendo convidado a todos, aqui os chamarei de Te D, para naturalmente preservá-los de cobranças por drinques não tomados.
O que faz do dia de hoje especial é que ambos são devotos de Santo Antonio que assim como José e Pedro, é junino. Eles, Te D abrem a casa para receber a família, numerosa, de ambos, os agregados, fruto dos namoros de filhos e sobrinhos e pela segunda vez, nós. Após os cumprimentos e bebericos esperam que estejam todos e como uma irmã, a que traz uma centenária e pequenina imagem de Santo Antonio, foi a última a chegar, a reza este ano atrasou um pouco. Nada que prejudique a beleza e simbologia do momento.
Gente, é uma famíla, normal de gente boa como sempre existiu, com homens, mulheres, adolescentes e crianças, com encadernaçoes de um ritual católico de louvor a Santo Antonio que segue um script que não ultrapasssa meia hora de cânticos e orações cheios de fé, tradição e família.
A mãe de T, fazia isso e morreu a dois anos, a mãe dela que também já morreu também fazia isso e hoje os filhos e seus filhos continuam no caminho da união, honrando um princípio, conservando um rito mas acima de tudo perseverando na fé. Eles apontam o único caminho sadio conhecido.
Que noite !
Tenho por hábito repetir ao fim da postagem algo que remeta o leitor ao título, para que haja um nexo entre eles, assim hoje, feliz por pertencer a um grupo tão especial de pessoas eu digo: OBRIGADO SANTO ANTONIO
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
