quarta-feira, 31 de março de 2010

BOA PÁSCOA

À partir de amnhã, quinta-feira, nem é preciso escrever nada, nem vai ser possível ninguém ler nada. Estaremos, todos os cristãos do mundo, em jejum, orando e refeletindo sobre os ensinamentos de Cristo, sua vinda para lecionar o amor, a renúncia ao reino material ( embora os pentescostais vendam que o paraíso é aqui e que com fé se paga dívida e se ganha dinheiro), a fraternidade, a assunção dos pecados alheios na própria dor e como "gran finale" a reissurreição para provar aos que relutavam crer, que a vida eterna espera por todos.
Poucos de nós vão beber álcool ou comer carne nesses dias, menos ainda ouvirá música, senão a sacra, as igrejas e os templos , assim como as ruas estarão cheias de fieis, sofrendo a dor de Maria que perdeu o filho e a dor do filho que deu a vida para salvar a humanidade.
Quase ninguém aproveita os dias santos para transformá-los em feriados profanos de praias, cerveja, sexo e rock and roll. Sorte nossa que absorvemos e cumprimos fielmente os ensinamentos do Senhor. Aos ímpios o inferno !
Prova de toda essa fé é a encenação da paixão e morte de Jesus no sertão Nordestino , em nova jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo ( como tudo em Pernambuco), que atrai milhares de pessoas de todo o país e do mercosul para ver a emocionante história contada pelo menos há 2000 anos.
Como nem só de pão vive o homem, a Globo parece haver se apropriado do espetáculo, tanto que seus atores e atrizes contratados estão sempre lá representando os papeis na arena, de Jesus a Madalena.
O negócio é tão sério que este ano Suzana Vieira será nossa Senhora.
Nossa senhora ! Isso sim é capacidade de representar !
Boa Páscoa !