Perdeu quem não assistiu ao excelente filme " OS INTOCÁVEIS ". Para relembrar, trata de como agentes federais em plena Chicago dos anos vinte, colocam na cadeia o todo poderoso da época, Al Capone , que corrompia todo o sistema policial e jurídico infringindo a lei seca, vendendo bebidas e associando jogo e prostituíção ao intrincado mundo do crime organizado.
Estrelam o filme Kevin Costner, Sean Conery e Robert de Niro no papel de Al Capone.
Capos e bandidos à parte, hoje enquanto almoçava vi um anônimo desconhecido falando ao telefone celular na mesa ao lado e referir-se com expressões pouco elogiosas a uma conhecida deputada federal e ao final , o que pude ouvir bem, foi a promessa ao interlocutor que tudo faria ao seu alcance para "compensa-lo", pois era pessoa grata.
Mais tarde, chega um terceiro à mesa e o cumprimenta com estrondosos tapas às costas e trata-o de "meu" Deputado.
Sentindo-me daí para frente diretor de cinema, passei a imaginar um título para essa anomalia da Federação chamada Assembléia Legislativa, que pudesse virar filme e só encontrei, porque me lembrei do filme que citei acima. Este anônimo e os demais nobres colegas poderiam formar o que chamaríamos de "OS INÚTEIS ".
Qual dos leitores é capaz de citar de memória o nome de cinco deputados estaduais da atual legislatura ? Cinco é muito, que tal três ? Quem é capaz de dizer uma ação concreta, uma lei, uma discussão sobre tema relevante de interesse da sociedade discutido ali ?
Assim como no filme estamos na vigencia de uma lei mais ou menos seca, digamos úmida, mas de quantos Capones falamos que corrompem , e ou são corrompidos diariamente e estão protegidos dos males que afligem os demais cidadãos, por pertencerem a esta vergonha, sem utilidade prática, representatividade e sentido, chamda Assembéia Legislativa ?
Seja qual for o enredo do filme que faríamos, os inúteis, que também são de algum modo intocáveis porque impunes, lá continuarão no papel que lhes foi reservado, cuidando para que o final seja o melhor possível para suas vidas de bandidos travestidos de mocinhos.
O boçal deputado anônimo pode sair do restaurante bêbado, dirigir com a carteira de habilitação vencida, voar num Audi sobre um carro, lançar a cabeça de um jovem de 18 anos para mais de 100 metros do local do acidente e depois de protagonizar uma cena de ação dessas, tirar a maquiagem e ir para casa, como quem volta do estúdio.
Em outubro de 2010 completarei a minha terceira eleição sem conseguir encontrar em quem depositar um voto. Talvez meu filme "OS INÚTEIS ", não ganhe um Oscar, porque não tenha um ator que preste.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
