quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CONSELHOS DE DINOSSAURO

Nunca cheguei a duvidar que o homem tenha realmente chegado à lua, sou testemunha do milagre da Internet e ainda fico pasmo ao ver quanta coisa pode fazer um aparelho de telefone celular, mas em se tratando de negócios, sempre um velho, pesado e quase extinto dinossauro.
Por acreditar que a terra gira, como bom baiano deitei-me na sombra de uma árvore frondosa e esperei com calma e responsabilidade, que numa dessas voltas eu pudesse então mostrar estar certo em gostar de ser dinissauro.
O The Economist licenciou para a revista Carta Capital a sua edição contendo análises, panoramas e cenários para 2010, à partir da leitura do que ocorreu no mundo em 2009. Sendo pois um animal pré-histórico porém alfabetizado, comprei a revista em dezembro e li algumas coisas. Encontrei por exemplo o artigo de Lucy Kellaway, colunista do Financial Times de Londres e pincei o trecho abaixo : "O caso de amor com os negócios começou na década de 80 e cresceu até se tornar uma paixão intensa, alimentada não só pelo dinheiro mas também pelo glamour e pela classe.... Em 2009 o dinheiro acabou e em 2010 está claro que o glamour e a classe estão se afastando dos negócios.... Durante esse relacionamento as escolas de administração fizeram o papel de cupido, transformando o estudo dos negócios em disciplina acadêmica e (quase) séria.... O que todos queriam estudar ? business. Em 2010, pelo segundo ano consecutivo, milhares de portadores de MBA vão sair das escolas sem nenhum destino interessante e um número crescente deles voltará a seus antigos empregos para fazer praticamente o que faziam até por salário menor.... Estudantes vão se perguntar se os 160 mil dólares pagos por um MBA de primeira linha realmente valem o sacrifício. O mito mágico do MBA perdeu o contato com a realidade "
A moça segue dizendo que quem quiser no futuro fazer MBA será para aprender alguma técnica e não para acreditar que descobriu a pólvora e sair por aí dizendo besteira. Vejam : "Haverá menos espertinhos que acham saber tudo quando entram nas empresas. O MERCADO DE BOBAGENS ADMINSTRATIVAS ENTROU EM DEPRESSÃO. EM 2010 O DECLÍNIO DO MBA VAI CORTAR O SUPRIMENTO DE BABOSEIRAS DIRETAMENTE NA FONTE".
O velho dinossauro sorri com o canto da boca e calmamente levanta-se para tocar o seu negócio da forma que sabe, com o sentimento da ponta do balcão, lastreado em milhares de anos de experiencia, aliviado por ver o declínio desses idiotas de gel no cabelo que aos 20 anos pensam que um MIBIEI de 10.ooo reais vale alguma coisa. As empresas de São Paulo, infestadas desses babacas, quase extinguiram o velho dinossauro, mas os prejuízos foram tantos que aos poucos estão novamente indo à floresta procurar saber como um bicho tão feio pode ser tão útil.
Querem um conselho de dinossauro ? Mastigue lentamente as folhas da árvore que lhe dá sombra e voce, assim como os ursos ao saírem da hibernação encontrarão salmões gordos loucos para serem devorados.