Vejo atento e preocupado a imprensa internacional dar notícias da extinção de espécies mundo afora e mais recentemente o caso da minúscula espécie de rã, que vive num brejo às margens de uma obra do PAC e que está gerando a maior confusão por só existir no Brasil.
Quati também. O nome dessa criatura única no planeta é Geraldo Leal. Nasceu em data não confirmada, mais ou menos cerca de 54 anos atrás, em Salvador, no bairro de Santo Antônio, não sei se além ou não do Carmo.
Formou-se em Fisioterapia e sabe Deus porque, vinte anos depois resolveu estudar Direito e foi parar na mesma Faculdade em que eu ia de vez em quando.
Ontem num Shopping da cidade encontrei a figura. O cabelo é nitidamente pintado mas ele jura de pé junto que assim como jamais usou na vida shampoo, desodorante e perfume, jamais passou tinta na cabeça, mas a cor asas de graúna não mentem e ali tem tinta sim e sou eu quem garante.
Na chegada, falando num timbre rouco e estritente, numa velocidade impressionante ele já afirma que não mente, porque é do tempo em que adorava encontrar gente que havia chegado de São Paulo, para perguntar como é que a novela acabava só pra sacanear a tia e as primas, adiantando tudo. Nisso é veredade, os capítulos passavam antes lá e só chegava aqui coisa de uma semana depois.
Tem um bordão ótimo para intercalar uma história que emenda na outra, que é dizer de si mesmo na terceira pessoa : QUATI É BRINCADEIRA ?. Logo depois disso emenda outro causo. "Lembra de fulano ? Fui outro dia visitar no escritório, tá rico ( aí, como se fosse agente da receita, diz a ficha completa do cara ), a secretária me perguntou qual era o assunto e eu respondi : O que ele puxar ! QUATI É BRINCADEIRA ?
Se é verdade ou não, é bom saber que ele, como fisioterapeuta já tratou de Rivelino, Falcão e João do pulo e nesse último até a prótese colocou.Nesse embalo voce percebe que Quati tem cronologia de fatos que jura haver presenciado que lhe dão 150 anos não fosse o cabelo tisnado que ostenta.
Hoje em dia corre diariamente 25 Km, saíndo de Cidade Jardim onde mora até o Farol da Barra, Campo Grande, variando o percurso para não enjoar. QUATI É BRINCADEIRA ?
Quando quer "jogar duro " chega do cooper na barraca de Esaúl e abre logo sete côcos e se refresca tomando banho em plena rua com a fruta in natura.
Orgulhoso de ser o último perito em fisioterapia a conhecer próteses na Bahia, "melhor que qualquer médico" afirma que o INSS jamais será o mesmo após a sua aposentadoria e quem pode garantir isso são os funcionários do órgão em Brotas que sabem que ele recebe as chaves dos vigilantes às 6 horas da madrugada e se encarrega de ligar as luzes do prédio todo, diariamente.
Consulta com qualquer um é de 50 minutos, com ele é de 3 horas prá mais. QUATI É BRINCADEIRA ?
Esse encontro só terá fim porque preciso respeitar os limites do BLOG, mas a conversa com esse ser único, gentil, alegre e romântico não tem fim, assim como não tem meio nem teve começo. Esse ser raro precisa ser preservado, afinal, QUATI É BRINCADEIRA ?
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
