quarta-feira, 18 de novembro de 2009

APAGÃO DO LOBÃO

Vejam como se processam as coisas no Brasil. O Ministro das Minas e Energia, chama-se Edison Lobão. Está na política há mais de quarenta anos. Não por coincidencia é maranhense e por menos coincidencia ainda, é aliado de sempre de José Sarney.
Esse Lobão ocupava uma cadeira no Senado e foi, para o bem do Brasil, convidado por Lula para assumir o cargo de Ministro das Minas e Energia, lastreado no seu vasto conhecimento do temas relativos à pasta, uma vez que é bacharel em Direito e jornalista.
Vejam como as coisas se preocessam no Brasil. Depois de muito relutar, aceitou o convite e deixou a sua cadeira no Senado para o seu suplente, não por coincidência, Edison Lobão Filho, carinhosamente chamado de lobinho. Sob suspeita de fraudes mil por onde passou, o lobinho bobinho quase não assume, mas convencidos pela palavra de Sarney que tudo o que se dizia dele era apenas intriga da oposição, lá se foi lobinho pro lugar do lobão.
A mulher de Tonho reclama com ele que não está conseguindo ligar a batedeira, por um problema na tomada da cozinha e pede a ele que se vire para consertar. Tonho, havendo chegado do trabalho cansado, quase dez da noite, depois de duas cervejas no bar para relaxar, mune-se da chave de fenda e vai ver o que aconteceu com a tomada. Retira o espelho, desconecta a tomada e quando encosta a chave no fio, ouve da sala a voz da mulher : Ô Tonho, que merda voce fez aí na cozinha que desligou tudo aqui ? Venha ver !
Tonho já havia percebido, pois a cozinha também já estava um breu e foi até a sala para dizer que não sabia o que foi, pois apenas desmontou a tomada e tocou no fio.
Quando foi à janela e viu que São Paulo inteira estava no escuro, botou a mão na testa e disse : Meu Deus o que foi que eu fiz !. Desesperado e corroído pela culpa já pensava em fugir, quando lhe ocorreu ir discretamente para arua ouvir opiniões sobre quem poderia ser o imbecil que causou aquilo tudo, com medo de já saber a resposta. Somente depois de sair de casa e ir ao bar, ficou sabendo do apagão que deixou 80 milhões de brasileiros sem luz por mais de cinco horas.
Em Brasília, o meio advogado, meio jornalista Lobão, dava como encerrada a discussão afirmando do alto da sua experiência, tratar-se apenas de raios que atingiram a rede.
Durma tranquilo Tonho, já tem imbecil demais para fazer a merda em seu lugar, conforte sua esposa e aproveite o escuro para namorar um pouco.