No último dia 19 você completou 8 anos de vida, ou melhor, que nos deu, a mim e a sua mãe, mais razões para continuar lutando pela vida. Nós portanto num intrincado e difícil mecanismo de ser entendido, nos parimos e nos misturamos uns nas vidas dos outros.
Seu amigunho Pedro, brincando, perguntou um dia desses sobre como seria sua mulher, seus filhos e você respondeu que não os teria enquantos seus pais vivessem porque você tinha que cuidar deles. Que complicado ! Não verei netos, mas terei, enquanto viver, sua presença. Prá que netos então ?
Você não sabe ainda mas saberá em breve, que dificilmente poderá cumprir com isso e que não somos assim tão egoístas que esperemos de você sacrifício tão grande. Eu mesmo, que nem ingênuo sou, pois sei que quando as namoradas vierem, terei trabalho para segurá-lo.
Mas tudo isso hoje é só brincadeira. Certo mesmo filho é o legado imaterial que queremos deixar. São as marcas profundas do valor humano que queremos transmitir, do respeito a sí e aos outros que queremos que você cultive, da postura ética, da força da palavra,do gosto pelo trabalho, da saúde do esporte, da aceitação da perda, do levantar de cabeça erguida quando cair, do respeito ao dinheiro conseguido com trabalho duro e honesto, do amor aos animais, da escolha certa quando a dúvida lhe assaltar, do hábito da leitura, da educação musical, da repulsa pela preguiça, da curiosidade em conhecer e rodar esse mundo de meu Deus, do princípio religioso, da fraternidade, da amizade sincera e desinteressada, da coragem e fibra, de saber calar e saber ouvir e saber gritar ao ver uma injustiça, de buscar o equilíbrio, de servir de equilíbrio e muito mais que por menos que tivemos, mais queríamos que você tivesse.
Não será agora que você lerá o que aqui vai escrito, nem será tão cedo que compreenderá todo o significado do que aqui vai dito. Só preciso filho, que você entenda no tempo certo que jamais seremos perfeitos porque é impossível satisfazer a todas as vontades agradar a todos sem ferirmos a nós mesmos e embora haja o esforço para atingir o melhor, nunca se esqueça que você precisa acreditar na sua importância, que sem amor próprio não se pode amar ninguém, que você só poderá salvar uma única alma se a sua já estiver salva.
Já lhe connheço o bastante para afirmar sem medo de errar que a semente do homem bom está dentro de você. Cultive-a, regue essa planta que ela lhe dará sombra e bons frutos.
De seu pai com amor.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)
