quarta-feira, 13 de maio de 2009

FORTE CHEIRO DE MERDA

É de assustar, chegar ao ponto de cientistas identificarem no ar de duas cidades, traços de cocaína em suspensão. Pois trata-se da conclusão de estudo da qualidade do ar em Madri e Barcelona. Duas capitais, pois defendem a emancipação da Catalunha e Barcelona, a Nova York da Europa, seria a capital do novo país. Conheço ambas e de Barcelona pode-se esperar quase isso, mas Madri, com o rei lá, uma cidade mais antiga, sem muito charme..., realmente a coisa das drogas tomou uma proporção inimaginável e agora não dá nem para estimar onde vamos parar.
Aqui na terrinha o pó solto no ar, respeitando nossa condição de província, é outro. Temos o pó que o vento sopra dos trilhos do Ferrorama apelidado de Metrô, que embora já inaugurado e reinaugurado nem acaba e nem anda; temos o pó do barro que secou, da lama que escorreu do morro que derreteu na chuva que caiu; temos o pó do viaduto inacabado que liga o porto a lugar nenhum; temos o pó em redemoinho que gira na semicircunferência abandonada do que outrora já foi um estádio de futebol ; o que não nos falta é pó. Nosso voto virou pó, nossas esperanças também, mas pelo amor de Deus não me venham querer ressuscitar ACM !
Agora, na calada da noite, fria e chuvosa, nosso prefeito que de bobo só tem a aparência, ao que parece tomado de uma overdose de Gardenal, à caminho do Hospital Aliança, assina sem querer, sem ler e sem ver um decreto de desapropriação de um bairro inteiro, espalhando um inconfundível cheiro de merda que por certo vai nos exigir máscaras mexicanas para transitar no que restou da cidade.
Pode ser que essa ameaça seja para sacanear a ponte de um bilhão e meio do Governador, que deseja ver Salvador ligada a Itaparica, passando por cima do Forte de São Marcelo. Aliados e quase adversários precisam agora de factóides para mobilizar as atenções. A briga é boa, até pela lista de pó que já espalharam e com se pode ver, bem ou mal, transformaram Salvador num grande canteiro de obras ( inacabadas), e como merda é sinônimo o cheiro aqui promete ficar mais forte que em Madri.