quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MORROS SEM TRAFICANTES

O que pode acontecer a alguém cuja lingua não cabe na boca ?
No filme o Advogado do Diabo, há uma passagem em que um conhecido "macumbeiro", faz uma espécie de vodu com uma peça de filé, enchendo-a de pregos pois, acusado de prática de magia negra, para defender-se teria que impedir o parlapatão do Ministério Público de NY, de falar. Assim, o que o sujeito dizia no momento da acusação, tornou-se inútil porque ininteligível. A lingua simplesmente enrolava na boca e o cara nada dizia, ficando ao final sufocado pela própria ânsia de falar.
Coisa parecida aconteceu ao Ministro da Justiça Tasso Genro, hábil defensor de homicidas travestidos de presos políticos, foi encarregado desta feita em entrevista coletiva, a posicionar-se quanto aos acontecimentos no RJ, notadamente a derrubada de um helicóptero da polícia.
Como se tivesse pregos na língua, o Ministro, jogou-a prá lá, prá cá e saiu com pérolas malufianas ao responder com uma pergunta : "Temos que saber o porque da situação estar assim, e acredito que se o governo federal nada fizer com relação ao tráfico, isso se estenderá por todo o país."
Nenhum jornalista presente teve a iniciativa, ou os manuais de redação assim os impedem, que tenham de perguntar ao ilustre entrevistado de que país ele era Ministro, ou por onde andava nessas últimos cem anos que não sabe que esse negócio já se alastrou.
Na mesma toada, seguiu falando das belezas naturais da cidade maravilhosa e da importância em sediar uma Copa, uma Olimpíada, quem sabe um dia a Eleição de um Papa.
Só faltou ao ministro num rasgo prático e ligeiro de inteligência, lançar a campanha MORROS SEM TRAFICANTES, essa sim, única forma capaz de extirpar, como num passe de mágica, esse mal do seio da pátria.
Vestidos de vermelho, com a sigla MST, deixariam de ser criminosos e passariam a ter, no jargão do Ministro,um status de movimento social, uma qualificação, talvez Bolivariana que nos faria suportá-los por enfim entendermos que agem assim por falta de oportunidades nesse bruto sistema capitalista.
Como o outro MST, já defendido pelo Ministro perpetra seus crimes livremente, até 2016 o novo MST mudará para sempre a face do Brasil no exterior e já não era sem tempo !!!