terça-feira, 9 de junho de 2009

BLOG PETROLEIRO

Desde que resolvi inaugurar este espaço venho alternando comentários dentro do formato que acredito seja o ideal para as minhas possibilidades, ou seja, coisas do gênero cidadão observador.
Não possuo imunidade jornalística, não sendo jornalista fico preocupado em como a opinião se veiculará neste universo aberto que é a Internet, de sorte que faço uma brincadeira aqui, outra alí mas busco ter cuidado para não exagerar nas minhas manifestações, para não ter que incomodar ilustres leitores e amigos do mundo jurídico a me defenderem dos aproveitadores de possíveis verdades, sem provas que possa aqui incluir.
O Brasil tem o segundo povo mais otimista do mundo mas também é o único lugar onde um cara é filmado pela polícia recebendo propina num flagrante autorizado pela justiça e quem é preso é o delegado, ou melhor afastado do cargo e investigado por exagêro.
Um dos leitores do blog me enviou por e-mail o blog oficial da estatal brasileira do Petróleo, a PETROBRÁS. Olhei, achei estranho, mas não ia comentar até que hoje pela manhã soube que o sindicato dos jornalistas do Rio de Janeiro estuda providencias contra o que julgam uma usurpação do direito de informar, uma violação ao direito de preservar o sigilo da fonte e outra série de esperneios.
Não posso aqui me arvorar a fazer defesa de classe à qual não pertenço, restando então voltar ao início da postagem e falar como cidadão.
Em abril último ganhei de presente por ocasião do meu aniversário um interessante livro que ainda não acabei de ler, intitulado A TIRANIA DO PETRÓLEO. Trata de todas as armações feitas pelas "cinco irmãs", as maiores dos EUA ao longo dos quase três séculos de existência e a julgar pelo que ali se lê e por aqui se imagina, essa CPI se fosse prá valer, tiraria da sombra esse orgulho nacional e colocaria mais gente na cadeia do tem-se de cadeia para por essa gente.
Sem provas não posso dizer nada, nem voce caro leitor que sabe que tudo o que disserem é pouco diante do muito que se sabe.