Perguntei a minha mulher assistindo uma reportagem na TV o porque de fazer o corpo de A ou B viajar tanto para ser enterrado na cidade natal, já que para o pobre morto não faz diferença. Ela me respondeu com a simplicidade que a pergunta merecia e me disse que era para que a família pudesse visitar o local de vez em quando e lembrar-se com a presença ali, daquele que em vida foi tão importante.
Antes daquele, que para os católicos e crentes do mundo representa o dia do nascimento de Cristo, este de hoje foi o último feriado do ano. Haja feriado no ano. Esta semana que passou foi para comerciários e funcionários publicos, como se todos já não tivessem parado outros dias do ano para comemorarem outras coisas como o fato de serem pais, mães, até namorados !
O dia de hoje é reservado aos que foram, foram do nosso convívio, dos nossos olhos, da nossa vida. Hoje será nosso dia um dia e não aproveitaremos o feriado.
A pergunta é, quem estará lá para nos visitar e se estaremos anotando as presenças para em algum momento cobrarmos as ausências. Não é assim que fazemos vivos quando comemos e bebemos juntos e recebemos o presente que simboliza a lembrança da data que para nós significa festejar estarmos vivos e termos nascido ?
No dia de hoje fui visitar os pais de minha mulher num desses lugares. Em nada se parecia com uma festa, pessoas e muitas delas em silêncio olhavam para o passado, querendo que seus queridos pudessem ao menos anotar as suas presenças, cada um como se em silêncio pudesse dizer olá, eu ainda estou aqui ao seu lado, mesmo sem poder vê-lo sorrir, ou tocá-lo para demonstrar o quanto eu gosto de você.
A saudade não precisa de um feriado para existir, o gesto não mede a falta, não dimensiona o sentimento. A dor da perda é individual e intransferível. Cada um pode e deve reverenciar os seus mortos da maneira que se sentir melhor. O importante é não deixar de assinalar a eles que essa distancia não existe pois o amor nem a morte vence.
O dia de hoje tem sim que ser um dia para refletir, por um momento que seja, o que queremos ser para sempre, se alguém lembrado todos os dias por quem amamos ou apenas um feriado no calendário de todos.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
