quarta-feira, 15 de abril de 2009

A DOENÇA DA SAÙDE

Me provocam porque querem. Saindo para trabalhar, metido num desses engarrafamentos matinais, leio no fundo de um ônibus uma vistosa campanha contra a tuberculose que diz : Está tossindo por mais de quinze dias ? Pode ser tuberculose.
É inevitável pensar no burocrata, lentamente dando o nó da gravata, perfumando-se para exercer seu "munus"em alguma secretaria, ministério ou órgão público, certo de que está próximo a fazer no dia seguinte, declarações sobre o projeto do anteprojeto do programa em estudo que pretende em médio prazo acabar com a Tuberculose. O pobre do Castro Alves morreu disso sem saber que esse cara iria um dia à televisão dar notícia tão alvissareira.
O publicitário que fez a peça já recebeu pela encomenda, assim como o gráfico, o disigner, o pintor,o artfinalista,a empresa de ônibus, a central de out door as emissoras de televisão, toda a extensa cadeia que gera empregos, movimenta a produção, fabrica o adesivo e até, pasmem, a indústria petroquimica. Tudo está devidamente acomodado para que a mensagem chegue ao público alvo. Neste momento se eu continuar no fundo do ônibus eu, sou o público alvo.
Vamos supor que crédulo cidadão, ao acompanhar seus acessos de tosse que já passam de , digamos treze dias, ao captar o bem divulgado alerta, resolva, tão logo acorde no dia seguinte, procurar alívio, ao menos pesquisando se a tosse é ou não tuberculose. Ainda no campo da suposição, acordando às cinco da manhã ( sou burgues mesmo...), deu sorte e pegou a última senha para ser atendido. Atendido não, agendar o atendimento. Supondo estar nosso crédulo cidadão com muita sorte, marcaram consulta para 90 dias depois. E a preocupante tosse ? Se Deus quiser não será tuberculose !
Após três meses, tossindo feito um condenado e espalhando perdigotos, por toda Salvador, nosso até então sortudo cidadão, quase perde o horário por conta de uma uma enchente na Av. Centenário, mas chega ao posto de saúde do Vale dos Barris a tempo de saber que os funcionários do dito posto entraram em greve por melhores salários e condições de trabalho, ou segurança. Começou a dar azar.
Depois de quinze dias , atendido por um apressado e monosilábico médico, o mesmo que assina o ponto com dez dias de antecedência e que olha para ele com desconfiança, é encaminhado para fazer raio X e hemograma.
Eu vou encurtar a história para não virar livro, o sujeito cuspindo sangue, tuberculoso, após seis meses de haver lido o anúncio no fundo do ônibus só tem uma certeza na vida : Tosse por mais de quinze dias pode ser tuberculose.