quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O CÍRCULO VICIOSO

Em abril deste ano complicado, mais precisamente no dia 27, escrevi aqui sobre a espetacular volta por cima que Ronaldo Nazário de Lima, o Ronalducho do Corinthians, deu e de como a sua humildade foi fator preponderante para que voltasse a jogar bem e exibir um futebol que o fez vencer a pobreza e galgar o mundo, até embaixador da paz da Unesco já foi.
Não retiro nada, quando o assunto é bola.
Venho agora, motivado pelas notícias veiculadas na imprensa, comentar as atitudes do atleta que em muito se parecem com as atitudes da maioria dos seus colegas de profissão.
Ronaldo fez um acordo na justiça espanhola, onde vivem Milene Domingues e Ronald, seu filho do primeiro casamento, aquele de cabelos encaracolados e parecidíssmo com ele, onde pagaria mensalmente a bagatela de 10.000 (dez mil) euros, a título de pensão alimentícia. Este valor corresponde a 30.000 reais, o que convenhamos, para o padrão de contratos esportivos e de imagem, além da fortuna que nosso carequinha tem, chega a ser modesto. Só para ilustrar, o goleiro do meu Bahia, time da segunda divisão (temporariamente), recebe 72 mil reais por mês, pelo menos contratualmente.
A surpresa vem do fato que Ronaldo, tentou reduzir o valor da pensão alegando que a mãe, que não fez o menino sozinha, usava mais do dinheiro do que o garoto. A justiça espanhola manteve o valor e o atleta agora está recorrendo dessa decisão pedindo que o valor seja reduzido à metade.
Só com a educação, que ele exigiu que fosse européia, vão 6.000. Esse menino e mãe então estariam vivendo só com 4000 euros ? Tem alguma coisa errada na notícia.
Tendo ou não mentira nisso aí, o fato é que jogador feio, com loira que casa e dá cria, é certeza de problema, porque depois da primeira loira vem outra e depois de uma cria vem outra também e toda essa montanha de dinheiro que esses caras ganham, vai embora porque eles todos, ou a maioria, deixam-se cercar de gente que não os ajuda a entender valores que levem à estabilidade emocional e o que eles enxergam é só o glamour dos momentos dourados que a evidência proporciona . O círculo vicioso é esse, seja qual for o resultado.