Em 10 de junho último, fazendo todas as observações quanto ao hábito nacional de criar factóides, teorias conspiratórias e gostar de desenvolver a indústria do boato, postei nete espaço, que rolava por aí a estória de que a Copa estaria previamente "acertada" para ficar em mãos espanholas.
Quem viu a seleção espanhola jogar contra a Suíça e perder na estréia, jamais imaginaria que seis jogos depois e magros oito gols, pudessem ontem os furiosos, estarem fazendo volta olímpica no belo estádio sul africano ostentando o dourado troféu.
Ganharam a partida contra a seleção que ganhou todas, da estréia à final, que marcou o dobro de gols e que chegou para a disputa com uma invencibilidade de 20 ou 21 jogos. Que azar !
Na semi-final os galegos ganharam para o ataque mais positivo da competição. A seleção mais jovem e mais ofensiva do certame mas, que naquele jogo, apática, não parecia a mesma que triturou a Argentina. Que sorte !
De gol em gol, economicamente, a Espanha foi galgando dramaticamente o seu inédito lugar no pódio. Merecido, nunca desde 1930 haviam estado numa final, logo eles que possuem o time mais rico do mundo que joga sem patrocinador e ainda doa verbas à Unicef, mesmo estando o pís prestes a mergulhar na esteira da crise que atingiu a Grécia e Portugal, mesmo estando o Real Madrid pedindo 300 milhões de euros para saldar dívidas, pondo em risco uma estrutira galáctica e isso sinceramente não agrada a Fifa. Que coincidência !
Eu postei a fantasiosa estória e pedi que aguardássemos para conferir. Confesso que não achei que aquele monte de erros de arbitrágem, a chatisse dos jogos, as fracas seleções no caminho da Espanha, a apatia da Alemanha, nada disso fosse realmente parte de um esquema. Só me intrigou mesmo foi o nosso capitão Lúcio, não antes do jogo contra o Chile, nem no próprio, mas sim no jogo contra a Holanda e não no próximo ( porque não haveria próximo), ler uma mensagem ao povo brasileiro pedindo que estivesse ao lado da seleção na luta contra o preconceito. Porque alí ? Porque não antes ? Porque não depois ?
Na final estava a Espanha e no final deu Espanha.
Conseguimos a copa aqui e não deveremos perde-la como fizemos em 1950. Então desde já vale à pena aguardar e conferir !
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)
