quinta-feira, 29 de abril de 2010

CORNITUDE COMPENSADA

Já disseram que é melhor ser corno do que ser prefeito, coisa que discordo por entender tratar-se de sinônimo. Entretanto a afirmação decorre do tempo de mandato, já que o segundo só pode espichar a condição por mais quatro anos e o chifrudo social carrega a marca para sempre. Uma vez flamengo, sempre flamengo. Vejam ao que nos remete o hino rubro-negro, a outro sinônimo.
Na mesma condição vemos que ser Presidente aumenta o posto, mas gostar de ser o último a saber parece uma obcessão do atual ocupante da cadeira o que o aproxima da cornitude.
Parece que o tema é campeão de anedotas junto com sogra, português e até antes de virar moda, viado.
Há os que entram de cabeça na atividade e até gostam de assumir-se, criam clube de corno em todo o país, bebem cachaça que os amansa e até usam chapéus com os chifres, simbolo mais ostensivo da qualidade cornuária.
Dizem por aí que o Brasil é um país jovem e por isso, tão diferente do resto aculturado do mundo. Não é nada disso. Aqui é um lugar onde se brinca com a lei de uma forma que conseguimos transformá-las em peça de ficção e depois em piadas.
Vejam a última. Tramita numa casa legislativa por aí, um projeto de lei prevendo que o corno que provar ser corno, poderá na separação judicial, pedir pensão e obte-la. O absurdo não está aí !. Sabem o que prevê o projeto de lei ? Que o amante assuma o pagamento da pensão.
Isso é coisa de lugar que se respeite ?
Você vive de que ? -Metade é bolsa família e metade pensão de corno.
Quantos não vão querer buscar a compensação pelo chifre ? O que vai ter de gente mugindo na fila do banco todo dia cinco não está escrito.
Está em curso mais uma tragédia nacional. Vou voltar ao assunto para saber detalhes do projeto pois se, quem é corno um dia é para sempre a pensão é vitalícia, resta saber se pode ser cumulativa. Porque assim como tem gente que quer ser prefeito tem um monte adorando ser corno. Aguardo ansioso os comentários !

quarta-feira, 28 de abril de 2010

QUANTO MERECEMOS ?

Em 28 de abril de 1961, minha mãe entregou ao mundo esse cara aqui. Hoje, passados 49 anos deste fato absolutamente normal, comemoro mais um ou menos um, escolham aí otimistas e pessimistas, ano de vida.
Meus pais completarão, se Deus quiser, 50 anos de casados em 17 de julho. Eu completarei, também se Deus quiser, 25 anos de casado em 08 dezembro.
Em outubro, meu filho fará 8 anos de intensa atividade e no último sábado foi vice-campeão de um torneio de tênis, realizado lá no Principado de BUSCA VIDA. Na semana passada foi bronze numa competição de natação na Vila Olimpica, pela Federação Baiana de Natação, e vai bem na escola, sim senhor.
Olhando aqui em volta, a empresa completará em maio 20 anos funcionando, crescendo e sobrevivendo a crises que nada tem de marolinha. Uma turma muito boa de pesssoas me ajudou nessa caminhada. Não é sorte ?
Conheço gente de A a Z, percebo e recebo carinho de gente que não vejo muito ou que não via faz tempo e isso é massagem na alma.
Tenho, cultivo, procuro e prestigio, quando posso, meus fieis e queridos amigos e de um punhado deles sinto a fratenidade de irmãos.
Como tudo que é bom é pouquinho, tive só uma irmã, irmãe. Essa sabe o quanto devo e o melhor é que não cobra.Meu sobrinho e afilhado acabou de passar na UFBA para medicina e os outros dois ( entre les outro afilhado) estão no mesmo caminho.
Carol formou, casou e me prometeu um sobrinho neto para logo.
Das minhas viagens, além das que já fiz, tenho ainda vários roteiros engatilhados e existem 1000 lugares para conhecer antes de morrer.
A saúde vai bem. A cabeça é essa tempestade ambulante que todos conhecem, mas me trouxe até aqui.
Já joguei um "tenizinho" hoje cedo, contrariando o médico que me prometeu uma artose para breve.
Enfim, "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções...." quero continuar vivendo !!!!
Para terminar esse dia festivo, a frase da semana que recebi de um amigo via internet : " resolvi todos os problemas da minha vida : misturei Activia com Johnnie Walker. Tô cagando e andando". Sorriam, hoje é dia de festa !!!!!!!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

COPA DO MUNDO

Essa semana em homenagem a mim mesmo, já que amanhã completarei 49 anos de vida, resolvi não postar temas, por assim dizer... controversos, polêmicos, palpitantes.
Assim, para iniciar a semana, numa terça, já que estive fora na segunda, vou dar um giro pelo que li ou ouvir dizer da Copa da África do Sul.
Até a semana passada tinha greve de tudo quanto é coisa por lá. É que o povão acostumado na dureza, percebeu que pode dar uma chantageada geral e pedir umas coisinhas, como, mais salário, um saneamento básico(cuzinho), enfim uma pressão no embalo das mudanças exigidas pela Fifa ao Comitê organizador do evento.
Outra coisa que já soube é que está difícil ocupar os hotéis até agora. Parece que os gringos branquelos só exergam a África como roteiro turistico, quando o assunto é safari. Cape Town, Pretória, Johhanesburgo atraem turistas do mundo inteiro, pricipalmente após o fim do regime de segregação racial conhecido como appartheid e da figura lendária de Nelson Mandela, mas futebol não é bem o esporte dos endinheirados, nem dos africanos, daí o desinteresse.
Estão doando ingressos. Também, se me mandarem de graça eu não vou. Só aqulas cornetas de plástico, as VUVUZELAS, já são um bom motivo para não encarar a viagem.
Bem, de lá só sei isso, o resto é aguardar a convocação de Dunga prá saber que destino terá a nossa seleção.
Na minha opinião, Neymar tem que ser convocado, Ronaldinho Gaúcho não, parece uma foca amestrada e só serve para "globe troter", Ganso é melhor que meia dúzia de Gibertos Silva e Josués e deveria ir também. Agora, Roberto Carlos, Ronalducho e Vagner Love só prá cometaristas e olhe lá. Adriano só deveria ser convocado por juiz e delegado prá depor, no mais é rezar para Kaká e Robinho servirem o "fabuloso"e deixar a sorte jogar a taça no colo de Lula.
Eu sou incorrigível já ia falar dele, mas que ele tem sorte, lá isso tem !

sexta-feira, 23 de abril de 2010

NA HORA CERTA

Este verão que passou ficou marcado, para aqueles que aventuraram-se em viagens de navio, como a estação da diarréia. Como diz o presidente, " nunca antes na história deste país" tantos viajaram de navio. Mas nem sempre foi assim.
Uma das reformas ocorridas na gestão de FHC foi a liberação da navagação de cabotagem que consiste em permitir que navios estrangeiros usem o litoral do país para pequenos "cruzeiros". Se não me falha a memória, o Brasil é o único no mundo a permitir isso. O normal é navio chegar e sair. Esse vai e vem com moeda estrangeira, na costa, parece que só é aqui .
Movimenta a economia interna apenas na parcela que as agências de viagem ganham e nas comprinhas que os brasileiros fazem nos diversos portos onde param para fazer visitas de um dia. Chegam pela manhã e saem à noite. O grosso do dinheiro fica dentro dos navios, a moeda é o dólar os os cartões internacionais. O navio tem sua tripulação majoritariamente recrutada em países asiáticos e do leste europeu pobre. Só foi um bom negócio para quem aprovou a lei (deputado baiano) e para as grandes companhias estrangeiras e para aqueles que finalmente podem jogar um pouco no cassino, já que em terra firme ainda é "proibido".
No começo era caro, nos jantares exigia-se o uso de paletó e gravata no restaurante principal. Tinha, no início, um certo e tradicional glamour.
A julgar pelas notícias, o número de navios aumentou devido ao número de passageiros, o preço caiu bastante e pela quantidade de notícias de infecções intestinais e óbitos a elas relacionadas podemos concluir que o GRAMU acabou, ou está fadado a acabar. Jô Soares dizia no passado " não traz a máfia para o Brasil que esculhambam a máfia". Continua assim.
Em dezembro de 1999, com medo do bug do milênio, fizemos uma viagem dessas, eu e minha mulher e passamos o aniversário dela, noite de Natal à bordo de um navio desses.
Lá conhecemos um casal de noivos, ela baiana e ele libanês. A amizade dura até hoje. Eles se casaram, tiveram duas filhas e hoje vivem no Líbano. Enquanto moraram aqui, nos víamos sempre e tudo da vida deles e eles da nossa, acompanhamos nesses anos, incluindo aí os nascimentos de nossos filhos, batizados, aniversários, tudo.
Hoje para minha agradável surprêsa, vejo o nome dela entre os seguidores deste blog, não a primeira, nem a última (espero). Assim como para viajar de navio, para tudo há uma hora certa.
Essa certeza vale para os amigos que fazemos. Na hora certa soubemos, no meio do mar, escolher, dentre centenas, um par de amigos para sempre.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

VOCÊ SABE LER ?

Uma coisa é ler. Ler é fácil, vai devagar soletrando, junta uma parte com a outra e, como dizia o Padre Vieira " a repetição é que faz o ofício ". Em pouco tempo teremos um leitor.
Mas, ler por ler não basta, temos que aprender a dar sentido ao que lemos, entender os objetivos daquele que escreveu. A isso damos o nome de interpretar.
Há textos diretos, de cuja leitura não cabem interpretações múltiplas, não permitem que o subjetivo invada o que se lê, para que se extraia interpretação diversa daquela que o autor quis dar. Temos o exemplo do descobrimento do Brasil. O rei queria mandar uma expedição a um lugar, os caras se perderam e vieram parar aqui e pronto. Pode ser contada com tão poucas palavras ou com a transcrição do diário de bordo dos navios que dá no mesmo. Não há possibilidade de alguém alterar nada, contando de outra forma sob a alegação que interpretou de maneira diferente.
Já com a Bíblia, livro sagrado dos católicos, na sua origem, aconteceu justamente o contrário. Em função do tipo de narrativa, conta numa parte a história do povo hebreu e na outra as diferentes maneiras que os seguidores de Jesus à época viram a passagem do Messias por ali.
Até hoje tem gente lendo como se tivesse sido escrito o ano passado, um texto que adaptava-se às realidades de mais de 2000 anos atrás. É claro que é conveniente a quem descobre que se pode ganhar dinheiro com isso, dar a interpretação que quiser, até porque os autores não podem refutar nada e muito menos a Editora, já que aqueles já não vivem e esta jamais existiu.
Ao ver os neo-pentescostais venderem o paraíso na terra, enquanto fazem de conta que Cristo não dizia que o reino dele não era deste mundo, vejo o quaõ importante é saber ler, e mais, saber interpretar.
Tudo isso eu trouxe aqui por conta dessa polêmica em torno dos casos de pedofilia na Igreja Católica.
Quando Cristo disse : "Vinde a mim as criancinhas" e isso ficou escrito, parece que muitos deram outra interpretação à frase e agora está dando toda essa confusão.
Então, não é de hoje que a gente precisa saber ler e bem, para não cair numa fria.

terça-feira, 20 de abril de 2010

COMEMORAR O QUE ?

Amanhã não teremos postagem no REDBLOG. Midaí ?, diria meu filho.
Amanhã o Brasil sem história e sem memória comemorava, na minha época, a Inconfidência Mineira. Essa não deu em nada e ainda piorou tudo, pois o Brasil é o maior coletor de impostos do mundo e o pior devolvedor dele à população.
Como costuma acontecer num país de mentirinha e mentironas, espicharam o quanto puderam a agonia de Tancredo Neves para que sua morte ocorresse nesta data sendo ele mineiro como Tiradentes. Ele nos deixou além da expectativa pelo que seria o seu governo, José Sarney como herança. Ô maldade ! Essa nem o Brasil merecia.
Muito mineiramente, antes dele o dr. Jucenino Kubtischek de Oliveira, nos entregou Brasília, feita a toque de caixa para que coincidisse a inauguração com a data da Inconfidência. Paciência.
Já disse aqui, ou alhures, que Jucelino deve ter tido como inspiração, além do que recomendava a primeira Constituíção Republicana de 1891, dois exemplos de sucesso em construir alguma coisa no meio do deserto. Las Vegas e a Disney. Assim, seguindo o destino de ser meio parque de diversões e meio cassino, Brasília surge para encher Jucelino de prestígio, Niemayer de dinheiro e nós de vergonha.
Quando as grandes emissoras de TV fazem especiais para lembrar tudo o que representa a construção da Capital, não mostram que a periferia, os satélites do grande planeta Brasília, abriga as piores condições de vida do planeta, um povo esquecido e miserável, consumido pelo crac e pela violência, vegetando no esgoto a céu aberto, gravitando em torno da ficção urbana do Plano Piloto.
De que adianta um lago artificial que abriga a maior frota de lanchas particulares do país de maior litoral do mundo, da maior quantidade de casas com piscina do Brasil, dos pequenos gestos civilizados como parar os carros na faixa em respeito aos pedestres, não usar buzinas e ter escolas de padrão internacional, se no seu seio brotam os maiores escândalos, nascem políticos como Collor, Arruda, Roriz e todos os outros que não foram filmados ? É neste lugar que FHC pede para que esqueçam o que escreveu e Lula perdeu a memória. Presta então ?
Sabem o que eu tenho para comemorar amanhã ? O aniversário de meu querido amigo Marcelo Fróes. Este sim merece uma festa !

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DE OLHOS BEM ABERTOS

Escrever está cada vez mais, tornando-se uma coisa perigosa, alías perigosíssima nestes dias que correm. Não chego a me sentir nenhum Salman Rushdie que foi marcado pelos aiatolás por haver discordado de pontos do Corão, digo perigoso, para um sujeitinho atrevido, sem papas na língua como eu. Mero conversador de costas estreitas.
Já disse e tenho que repetir como um mantra, que as opiniões e comentários aqui expostos são os mesmos que ouço em pontos de taxi, cafezinho de shopping e/ou no meio da rua, na portaria do prédio ou na fila do elevador. Eu sou uma pessoa com CPF, maior, quite com o serviço militar e a Receita Federal, com todas as certidões negativas do Distribuídor do Fórum em todas as esferas e se , vivendo na pelnitude do estado democrático de direito, podendo emitir ou reproduzir opiniões.
Arruda faz o que pode ou o que quer e tem direito a entrevista coletiva, porque há ainda quem queira ouvi-lo, e o pior, acreditar no que ele tem a dizer. Eu não. Não posso chamá-lo de branco safado com o dedo na cara. Ou posso ? O que por certo não poderia era chamá-lo de preto safado se ele fosse afro descendente. Ou gritar que ele é uma vergonha para nós hetero-sexuais. Seu hetero maldito ! lá vou de novo quase errando, o que não posso é chamá-lo de viado.
Desculpem mas é difícil para mim na minha idade entender certas coisas. Pro povo aí na rua, nem se fala .... !!!!
Assim, peocupadíssimo, vi hoje que Dona Marisa, a mulher de Lula está sem dormir e não sei a quanto tempo.
Mas não é de preocupação, disso ela está livre. Geeente ela esticou tanto a pele que além de não fechar os olhos, deve babar um pouco, ali pelo cantinho da boca.
Me digam pelo amor de Deus como é que eu não comento uma coisa que uma senhora me mostrou num consultório dentário, ao ver numa revista, a nossa primeira dama muito mal orientada do ponto de vista "fashion", já que parecia uma enforcada numa solenidade ao lado da rainha da Jordânia, se esse comentário é a própria opinião do povo ?
Já adverti aos meus advogados, seguidores ou não do REDBLOG : Fiquem de olhos bem abertos porque sendo apenas um observador da cena diária, tenho corrido muitos riscos na difícli tarefa de falar em nome do povo.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ALMOÇO EM FAMÍLIA

Não vou me dar ao trabalho em procurar reproduzir aqui o nome do vulcão que entrou em erupção na Islandia. Em islandês o bicho acumula mais de doze letras e só deve ter umas duas vogais e para voces terem uma idéia de como é difícil pronunciar o nome, somente uma delas é A. Islandia em inglês é Iceland ( terra do gelo ), é longe prá burro, produz gás natural, pescado , softwere e muita loira linda. O tal vulcão para vocês terem uma idéia fica localizado embaixo de uma geleira que fica em cima da água. É dessa profundidade que vem lava que vira fumaça preta que está parando aeroporto mundo afora. É mole ?
Eu li ontem que ele adormeceu lá embaixo no século IX e resolveu acordar agora, junto com os terremotos na China, no Chile, no México , no Haiti, e essas chuvinhas aqui no Brasil.
Ontem num estado americano o povo parou para assistir uma bola de fogo cruzar o céu. Era uma meteoro básico, que caiu numa região desabitada, cada vez mais rara, não causando vítimas, o que já pode ser considerado um grande negócio.
No mais tá tudo bem, Eike Batista continua furando o chão em busca de tudo o que possa dar dinheiro e não só ele, só o mencionei porque é brasileiro e já pegou a Luma antes do apocalipse. Esses caras só sossegam quando partirem essa porcaria ao meio !
Já sei o que os otimistas de plantão vão dizer, que "abril chuvas mil", que as placas tectônicas sempre estiveram aí e de vez em quando se ajustam um pouco e se morre mais gente é porque tem mais gente, que Pompéia na Idade antiga foi destruída pelo vulcão Vesúvio e que meteoro passa por perto todo dia.
É melhor pensar assim do que ficar como eu, apavorado, sismado, preocupado com o estalo que partirá tudo ao meio e cada vez que falta luz eu digo : Pronto, é daqui a pouco !
Se não vai acontecer nada, prá que essa ânsia que o povo está, ou se vai acontecer algo prá que a roubalheira se não teremos onde gastar ?
Na dúvida, sugiro fazer como eu , almoço em família, todo mundo juntinho, prá depois do estalo final sermos encontrados abraçados.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PARA ARMANDO NOGUEIRA

Ontem à noite assisti do meu sofá uma homenagem cifrada a Armando Nogueira. Era sobre o que vi, que o poeta Armando falava, o que o encantava continua presente, o que o seduzia permanece vivo. o que o inspirava mostrou ontem que só falta mesmo um jornalista a sua altura para transformar em texto eterno os lampejos de segundos com que os "meninos da vila" presentearam aqueles que tiveram o prazer em ve-los atuar.
Não são santos aqueles demônios de branco que infernizaram a defesa do valente Guarany de Campinas. Não é o placar que traduz a beleza do espetáculo que ví ontem. O placar funciona como o acorde mais forte na sinfonia, que ontem não foi inacabada como a de Bethoven, mas só o menino Neymar escreveu a sua 5°, com a facilidade de quem toca "atirei o pau no gato". O generoso poderia ter marcado seis gols mas entregou um pênalti para que um zagueiro participasse da festa.
Tal qual bailarinos, esse misto de atletas, meninos de rua e anjos percorrem os quatro cantos do campo numa harmonia digna do Lago dos Cisnes de Tchaikovski , sim, são cisnes brancos flutuando bola nos pés, mesmo que entre eles haja um ganso, mas é justamente ele que rege a orquestra. Viram ? Como um zagueiro tonto não sei se dançam ou tocam, se são músicos ou bailarinos. É aí que Armando Nogueira faz falta, ele saberia definir com palavras certas o que esses garotos estão fazendo.
Para quem gostava do escrevia o velho jornalista que se foi, ontem á noite, tenham certeza, lhe foi prestada a mais honesta,e silenciosa homenagem. "Para : Armando Nogueira - Do : futebol brasileiro - entregue pelos pés dos meninos da vila Belmiro.
Sem a facilidade e romantismo de Armando Nogueira, fico aqui querendo manifestar meu encantamento com esse time do Santos sem saber bem o que dizer. Mas aí é fácil, sou apenas torcedor não poeta.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

NO ES LO MISMO, PERO ÉS IGUAL

Essa pérola de título quer dizer : NÃO É A MESMA COISA MAS É IGUAL. Assim são os dias que vivemos, o povo de hoje cansado de tudo, tem feito o possível para mudar tudo sem alterar nada.
O ponto de partida para esse texto foi a rápida conversa de corredor que tive com uma colaboradora que me garantiu que o resultado seria melhor, este mês, porque tudo era uma questão de foco.
Vejam vocês,no meu tempo questão era pergunta de prova. Hoje tudo é questão, "questão ambiental, questão sexual etc..
Antigamente quando a criatura não girava bem da cabeça, ou faltava um parafuso, a mãe dizia : "meu filho é assim porque tem um foco na cabeça". Hoje não, jogador é focado na partida, aluno focado na matéria e por aí vai... Tá todo mundo focado em alguma coisa !
Aqui no meu terreiro, empregado que não bate meta perde o emprego, se é colaborador ou não, e se a questão é de foco, prá mim dá no mesmo. Então, mudar as palavras para não mudar nada, nada resolve.
Isso já vem me incomodando a algum tempo, mas quem sou eu prá reclamar ( até parece ), mas que esse negócio de gripe virar virose, viadagem virar opção sexual, velhice virar terceira idade ou melhor, idade é conversa prá boi dormir. As coisas todas, infelismente precisam de muito mais que nomes novos para mudar.
De que adianta chamar chuva de frente fria se ela quando vem com força e encontra a safadeza e o descaso político de sempre, soterra centenas de pessoas que apesar de morarem hoje numa comunidade, nunca saíram da condição de favelados ?
Essa coisa de fazer plástica tá moda mas nas palavras não funcionam. Não adianta esticar os olhos se voce é do tempo de Jucelino. Bom mesmo é ter 20 anos.
Assim eu vi, como agora vejo e nada mudou desde então.

terça-feira, 13 de abril de 2010

PENSANDO NA VIDA

Ao abrir hoje minha caixa de e-mails percebo que, após a minha saída ontem às 18 horas e hoje pela manhã, pude acumular 93 ( noventa e três)novas mensagens. Delas apenas doze tratavam de trabalho, vindas de clientes ou prestadores de serviço e umas oito ou nove internas ,aqui mesmo do escritório. O resto era sacanagem, política e as infames correntes de ajuda, orações, pragas ( são aquelas que se você não mandar para 50 pessoas, Lula elege Dilma) e outras tantas de mensagens e receitas de como se deve fazer para a vida ficar DEZ.
Foi exatamente de uma dessas que pesquei uma coisa que me chamou a atenção. Não quis copiar, justamente para passar para vocês uma sensação que humildemente reconheço já haver experimentado e que acredito a maioria de nós. O texto diz mais ou menos algo assim : Se faz calor e não chove a vários dias, a grama do seu vizinho não está mais verde que a sua.
Tudo que está a sua volta é igual para todos. O sol não queima mais a sua grama porque ela é sua. Não há um complô climático contra a sua grama.
E o texto segue por aí, e realmente, não traz a cura do câncer nem diz nenhuma novidade, o que parece dizer é aquilo que não queremos ler. Não queremos assumir, não queremos mudar, nem queremos fazer. Olharmos mais para nós mesmos.
O sol queima mais a grama exposta. Se tivéssemos plantado mais árvores teríamos mais sombra e a nossa grama sofreria menos. Ao invés disso, passávamos apenas olhando a grama do vizinho. Perdemos precioso tempo de nossa vida buscando nas vidas alheias os remédios para as nossas.
Lembram-se da frase " a água do vizinho é mais gelada ", parece que sempre foi assim.
Nossas vida sempre foi boa. Assim com a grama, há períodos em que chove mais e ela está mais verde e outros em que chove menos e ela sente mais, aparenta estar perto do fim, quando algo inesperado acontece e nos enchemos de esperança como uma grama que renasce ao simples orvalho. O problema está em só valorizarmos as secas. As cheias, ou esquecemos ou apenas vemos os benefícios que causam aos outros.
Não há mistério algum além da causa e efeito. Colher o que plantou . De resto, é um dia após o outro, em sequência até quando Deus quiser.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

EXTRA EXTRA ARRUDA ESTÁ SOLTO !!!!

A câmera está ligada, Arruda quase deitado num sofá, com desdém, afinal ninguém dá valor a dinheiro fácil, sacode dois maços e entrega ao fiel sobrinho que pega o dinheiro e sai de cena.
José Roberto Arruda quando protagonizou a imagem descrita era candidato a governador do Distrito Federal - Brasília- capital do Brasil. Sabemos como e porque elegeu-se.
Não diria impossível, porque sabemos como é o Brasil, aliás, Arruda também, mas diria que é muito difícil aceitar que a imagem, pura, limpa, nítida, sequencial, sem cortes, sem montagens, não tenha sido suficiente para que esse.... "governador", jamais pisasse num local público que não a cadeia ou o pátio de uma penitenciária.
Tecnicamente, o STJ suspendeu a prisão preventiva porque a mesma havia sido decretada em razão de ele estar coagindo e tentando comprar com aquele dinheiro da cena filmada, uma testemunha, ou seja, não bastou ser filmado roubando, estava com o dinheiro do roubo pagando para que dissessem que não era ladrão. Ele não queria ter o mandato cassado, daí a coação.
O mandato foi cassado. Então não adiantava mais coagir, assim sendo, o motivo da prisão deixou de existir.
E A PRISÃO PELO ROUBO ? E A PRISÃO PELO ROUBO ?
Ele não apenas roubava para sí, roubava para empresas, formou uma quadrilha nova, porque os quadrilheiros já existiam atuando de forma isolada na função de Deputados distritais, e pôs os cumplices a desfilarem pegando o mesmo dinheiro que ele pegou em cena idêntica à que foi filmado e isso bastaria para todos vestirem o macacão amarelo da Papuda ( penitenciária de Brasília) por pelo menos vinte anos sem essas palhaçada de progressão de pena.
Assim como Arruda estão todos agora. Soltos, respondendo por seus crimes em liberdade como manda a "lei" brasileira.
É ultrajante, é repugnante, é triste e o pior, é banal. É só isso.
Se até o pedreiro que violentou e matou os seis meninos em Goiás estava solto em gozo de benefício concedido pela "lei" brasileira, porque seria diferente com Arruda ? O que falta a ele é experimentar o medo que sofre o outro em ter a casa depredada e ser linchado, pois só assim a sociedade se livraria dele.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

BATATAS RECHEADAS

Experimentem fazer hoje ou amanhã em suas casas. Aproveitem a chuva.

2 batatas grandes cozidas ( com casca)
200 gramas de carne moída
1 cecbola pequena picada bem miúdinho
1 dente de alho bem picado
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1/2 xícara de chá de queijo cottage ( o pote pequeno custa 6 reais na Perini)
uma pitada de orégano
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de queijo parmezão ralado
sal

Modo de fazer : Cozinhe as batatas na água e sal e reserve. Derreta a margarina e refogue a carne moída temperada com sal e orégano. Acrescente a cebola e o alho e logo em seguida os tomates. Refogue bem até ficar espesso.
Retire um pouco da polpa das batatas e amasse com o cottage, amasse bem. Depois junte essa massa com o refogado de carne e abrinda as batatas sem partir cubra-as com este recheio e sobre ele coloque o queijo ralado.
Se quiser que o recheio seja mais farto, basta refogar por menos tempo deixando-o mais ralo. O excesso pode ser comido com uma folha de alface americana.
Chame sua companhia para jantar, abra uma garrafa de vinho que deve estar a 18 graus ( meia hora de geladeira) e boa noite.
Sugestão de vinho : tinto, seco, cabernet sauvingnon ou merlot, Nacional -Miolo ou casa Valduga
Importado - Gran Tarapacá Reserva; Norton ; Casilero del diablo; Alabasto (portugues)
OBS: estes estão na faixa entre 19 a 70 reais

quinta-feira, 8 de abril de 2010

SEM SALVAÇÃO - A CAMPANHA CONTINUA

SALVADOR não, SEM SALVAÇÃO. Os adesivos já estão em fase final de produção e hoje venho mui respeitosamente pedir liçença ao grande poeta, para fazer uma paródia com a famosa música de autoria deste baiano que sabidamente mora no Rio de Janeiro. A coisa aqui tá preta, Gil, então lá vai o que acredito vai virar o hino de SEM SALVAÇÃO :

Moro, numa cidade irracional
Abandonada por Deus
Governada pela safadeza
Mas que pobreza
O ano inteiro só tem o carnaval
Carnaval
Sem metrô só tem buzão
Sou Bahia e aguento gozação

Oh baby, oh baby
O que nos falta é um grande líder
Pois é
Essa é razão do porque SEM SALVAÇÃO é uma grande porcaria .......

Moro..... e aí segue repetindo até enjoar. Modéstia à parte tá até pouco. Na segunda-feira fui multado porque resolveram reativar a linha expressa de ônibus que era para funcionar mas não sei porque foi suspensa. Pois bem, ontem, um dia depois de reativada também sem saber o porque, a tal via foi liberada. Hoje, não parece piada, a via expressa foi reativada e os carinhas estavam lá de papel na mão para multar. Se voce leu e não entendeu nada volte ao começo, leia novamente e responda do fundo do coração, um lugar desses tem salvação ?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

JORNALISTAS EM FESTA

Todo mundo sabe, não é novidade, que o fim da polícia é o fim da criminalidade. Sem a existencia de um não se justifica a existencia do outro. Talvez um contingentezinho só para conter multidões, organizar entradas e saídas, coisas do gênero, mas essa parafernália de carros, motos helicópteros e armas, tudo isso tinha fim.
Notícias comuns e triviais não vendem jornais, disso também sabemos. Assim, uma tempestade aqui, um terremoto lá, já era para ser motivo de alvoroço à turma do "furo", da instantaneidade da informação.
Nada mais aconteceu no mundo na semana passada que estivesse fora do fórum de Santana em São Paulo. Todos à cata de detalhes do julgamento dos Nardoni. Antes deles a prisão daquele safado travestido de governador de Brasília e antes desse o terremoto no Haití. Teve um fim de mundo no Chile que já foi esquecido e um tremor no México que abalou a costa oeste americana mas nada sensacional que merecesse horas de transmissão e relatos pungentes cheios de emoção.
Neste momento em que o planeta está quase se partindo ao meio, uma tempestade no Rio de Janeiro, dessas que matam 107 pessoas em 24 horas, bastou para que a imprensa ficasse em polvorosa, excitados com a tragédia que se abateu sobre a Cidade Maravilhosa, como se tudo não estivesse previsto num script macabro.
Eles lamentam, mas babam de excitação a cada boletim com mais mortes.
Os mortos de ontem viviam pendurados nas encostas do Brasil inteiro ,e os que ainda não morreram esperam a sua vez para virarem estatística. A imprensa vive da notícia imediata, da notícia fresca, essa é a que interessa. Enquanto não morrem, essas pessoas não valem lá muita coisa.
Todos sabemos que a imprensa é considerada o quarto poder, somente ela pode mobilizar multidões para tirar um presidente, viabilizar ou inviabilizar candidaturas, transformar anônimos em celebridades, idiotas em astros.
Quisesse ela, exporia governos e governantes, não trocaria notícia por cargos e levaria a verdade sem maquiágem ou meias verdades, colocaria pontos nos "is". De ontem prá frente,uma campanha nacional pelo fim da licenciosidade criminosa da ocupação desordenada do solo urbano. Haverá ? Duvido.
Assim como não haverá o fim do crime e neste planeta o que não faltará serão tragédias para serem mostradas, os jornalistas continuarão em festa.

terça-feira, 6 de abril de 2010

COMENTÁRIOS CRUEIS

Eu já disse aqui mesmo numa postagem antiga que ao ler notícias no portal do meu provedor, cultivo o hábito de dar uma olhada nos comentários que os leitores fazem.
É claro que a maioria são esses desocupados que opinam, porque estão ligados em tudo o dia inteiro, portanto pessoas sem muito a acrescentar a nenhuma discussão que queira ser minimamente séria.
Tem muito evangélico que para toda e qualquer notícia aponta Jesus como receita para curar qualquer mal, tem muito gay que para qualquer assunto que seja aproveita para declarar-se gay e declarar amor por Dicesar e Serginho e não sei porque a Richarlson, e muitos corintianos pra simplesmente escrever no comentário, Ronaldoooooo.
Alguns entretanto aparecem com posições radicais, sugestões violentas, frases com nítido perfil psicótico, desses que esperam que não somente Roma pegue fogo, mas o mundo todo.
Hoje, masculinamente fui ler uma chamada para uma foto que a atriz Fernanda Paes Leme tirou para a Revista Homem Vogue, em que aparece de "top less". Ela que já foi capa da Playboy está em cartaz com a peça Dona Flor e seus dois maridos, faz televisão, confessa que fazer sexo sem amor é à vezes divertido. A foto em si nada tem de anormal, ela está em pé, de short jeans e tem os seios cobertos pelos cabelos que vão até quase a cintura.
Depois de verificar isso corri para os comentários e lá estava um que merece uma tese de mestrado e serve de alerta ao mulherio : " A menina é gostosinha, mas eu quero saber mesmo quando é que vão destravar o PLAY STATION 3, porque pagar 200 paus num jogo tá brabo. Cadê a pirataria ? "
Como comentarista da cena diária, após cinco minutos rindo sozinho, ocorreu-me perguntar se a exposição exagerada, contínua e comum a todas as mulheres ( ou pelo menos as que tem oportunidade ), não está caindo na mesmice, a ponto do sujeito interessar-se mais pelo destravamento do jogo do que pela curvas da linda Fernanda ?
De um jeito ou de outro, quando lerem as notícias não deixem de dar uma espiada nos comentários. Eles são crueis.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

BEBÊS E GIRAFAS

A girafa quando quer ter um filhote, não planeja, não faz pré-natal, não arruma o quartinho nem faz enxoval. Dirão voces, é claro, é um ser irracional, não tem quarto pra arrumar, nem exame para fazer, muito menos enxoval. Concordo. Digo mais, a girafinha quando nasce, sem aparadeira ou parteira, conheçe o mundo caindo de uma altura consderável já que não me consta que a mãe sequer se sente para tê-la. Algumas lambidas depois, um cuidado na espera para que ela ande, e pronto, durante poucos meses estarão juntas e o papel da mãe é o de mostrar as melhores folhas, como evitar predadores e os cuidados ao beber água pois crocodilos adoram girafinhas indefesas. Passam esse período que não chega a seis meses e adeus, cada um por si.
No reino animal, irracional, é assim . Vemos os pássaros passarem dias e dias voando em torno dos ninhos, levando comida nas bocas famintas, mas logo que aprendem a voar e isso não passa de dez dias, um abraço. Até o ninho deixa de ter sentido existir. Cada um por si. E que maravilha é ouvi-los cantar, livres, felizes, fazendo novos pássaros e estes outros mais.
Nós, os sabidos, os que herdaram a terra, semelhança de Deus ( assim dito na Bíblia), inteligentes, planejamos (as vezes), fazemos pré natal (quando o SUS ou o plano permite ), arrumamos o quarto (quando o dinheiro dá), e fazemos um enxoval seja ele do tamanho que for, afinal, nossas crias se deixadas ao relento por horas que sejam, morrem de fome, de frio e de sede. Assim seguirão por pelo menos vinte longos anos, sim, porque a lei proíbe o trabalho do menor, embora muitos saiam de casa para o mundo cada vez mais cedo, na maioria dos casos para o crime ou para as drogas ou para ambos. Mas não é destes que quero falar hoje.
Hoje é sobre o divórcio. A separação prematura do casal e as consequencias na criança que nestes casos gostaria de ter nascido girafa.
Desci no elevador hoje com um garotinho triste, que mora no andar embaixo do meu e sei que os pais estão separados a menos de dois meses. Ele que sempre estava alegre,hoje, na volta do feriado em que não teve a família unida por vários dias, sabia dizer isso aos oito anos sem dizer nada e nem soube me responder o porque de andar calado.
Não quero aqui sugerir que vivam infelizes para justificar-se aos filhos, não venho pedir nada. Mas não custa nada, antes de sair por aí jurando haver encontrado a pessoa certa ou tendo filhos porue tem hormônios, lembrar que bebês não são girafas.