quarta-feira, 14 de abril de 2010

NO ES LO MISMO, PERO ÉS IGUAL

Essa pérola de título quer dizer : NÃO É A MESMA COISA MAS É IGUAL. Assim são os dias que vivemos, o povo de hoje cansado de tudo, tem feito o possível para mudar tudo sem alterar nada.
O ponto de partida para esse texto foi a rápida conversa de corredor que tive com uma colaboradora que me garantiu que o resultado seria melhor, este mês, porque tudo era uma questão de foco.
Vejam vocês,no meu tempo questão era pergunta de prova. Hoje tudo é questão, "questão ambiental, questão sexual etc..
Antigamente quando a criatura não girava bem da cabeça, ou faltava um parafuso, a mãe dizia : "meu filho é assim porque tem um foco na cabeça". Hoje não, jogador é focado na partida, aluno focado na matéria e por aí vai... Tá todo mundo focado em alguma coisa !
Aqui no meu terreiro, empregado que não bate meta perde o emprego, se é colaborador ou não, e se a questão é de foco, prá mim dá no mesmo. Então, mudar as palavras para não mudar nada, nada resolve.
Isso já vem me incomodando a algum tempo, mas quem sou eu prá reclamar ( até parece ), mas que esse negócio de gripe virar virose, viadagem virar opção sexual, velhice virar terceira idade ou melhor, idade é conversa prá boi dormir. As coisas todas, infelismente precisam de muito mais que nomes novos para mudar.
De que adianta chamar chuva de frente fria se ela quando vem com força e encontra a safadeza e o descaso político de sempre, soterra centenas de pessoas que apesar de morarem hoje numa comunidade, nunca saíram da condição de favelados ?
Essa coisa de fazer plástica tá moda mas nas palavras não funcionam. Não adianta esticar os olhos se voce é do tempo de Jucelino. Bom mesmo é ter 20 anos.
Assim eu vi, como agora vejo e nada mudou desde então.

3 comentários:

  1. A coisa tem um sentido..nada mudou,apenas a ortografia...as metáforas voltaram muito à moda,graças ao metafórico lula..meias palavras para frases inteiras e frases inteiras que não dizem nada...
    mascarar os fatos e distorcê-los com a ilusão de que basta mudar o contexto,que o foco supracitado em seu texto,muda de rumo..

    parece confuso,não? mas tudo na vida se baseia em jogo de palavras..

    negro hoje é afrodecendente,o hífen sumiu,mas nada mudou,as palavras são as mesmas..acentos,crases,tudo muda para favorecer os interesses de alguém,tenha certeza,pois com essa mudança ridícula na ortografia,alguém saiu beneficiado...

    Pretextos para florear e simplificar coisas que não perdem os significados..que não adianta aumentar ou simplesmente diminuir,com hífen ou sem hífen,tudo fica na mesma!

    ResponderExcluir
  2. O segredo é nos adaptarmos às novas mudanças. Elas ocorrerão queiramos ou não. Há 10 ou 15 anos atrás vivíamos em bancos pagando contas, sacando dinheiro, etc. Hoje já não me lembro quando estive em um estabelecimento desses pela última vez ! A tecnologia está aí para atasanar nossas vidas. Muito mais dinamismo, muito mais trabalho, muito mais versatilidae, enfim,muito mais tudo. Se não acompnharmos essas evoluções...sei não !!! Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Doutor!!O Senhor Rodrigo que me perdoe mais o que o senhor quis dizer é que dar nomes novos a problemas antigos não resolve nada.O que é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir