segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SOCRATICAMENTE

Este foi talvez, dentre todos, o filósofo da antiguidade que mais me encantou no pouco que pude ler de muitos deles. Dizem que não há nada em registro físico da passagem dele na terra, apenas o que se diz ter sido ele quem disse, e Platão, até onde sei foi aquele que melhor reproduziu o pensamento daquele a quem chamavam de "o vagabundo loquaz"(tagarela). Seu crime, corromper a juventude, a pena beber cicuta ( um tipo de veneno). Se admitisse o crime, o exílio e não a morte. Preferiu a morte a admitir o que não entendia haver feito. Ele esclarecia os jovens, ensinava os jovens não agradava com os poderosos e os religiosos.
Ontem li numa revista uma história que atribuem haver se passado com Sócrátes, o que realmente duvido. No mundo de hoje, descartável, da informação deformada, atribuem-se coisas que os homens não disseram e não há pena nem castigo. Entretanto, mesmo sem saber ao certo se foi com o grego ou não, apenas pelo valor da mensagem vale aqui registrar.
Andava Sócrates por aí e um sujeito segura-lhe o braço e pergunta se quer ouvir uma história sobre um amigo que tinham em comum. Sócrates responde : somente se passares pelos três filtros. O primeiro, o da verdade - É verdade o que tens a me contar ?
- Não tenho toda a certeza, isso me chegou assim....
O segundo filtro é o da bondade - O que tens a me dizer sobre este amigo, é bom ?
- Não é bom, é ruim, muito ruim ! Respondeu o homem.
Então só resta o último filtro que é o da utilidade. Resumiu o filósofo.
Se o que tens a me dizer não é a expressão da verdade absoluta e se não é bom, não pode ser útil. Guarda então para si e não me contes.
Verdade ou não, socrática ou não, essa história bem que daria para fazermos o manual de como acabar com a fofoca, destruir o veneno que adoeçe as amizades, cortar as línguas que disseminam a discórdia, enfim um manual para a vida. Socraticamente seria um bom começo !

4 comentários:

  1. Realmente foram boas indagações e isso seria o fim da fofoca...mas tem um porém..será que a sociedade quer que a fofoca acabe? Milhões de pessoas querem saber porque Edson Celulari e Claudia Raia se separaram..é verdade,é ruim (acredito que um divórcio nem sempre é bom) e não é útil,mas o povo quer saber...
    já dizia um sábio profeta,se uma cobra venenosa lhe picar,você ficará envenenado... a mídia já picou a maioria esmagadora da sociedade com fofocas;as revistas estão ai com fotos escandalosas e os paparazzi,nossa,como se multiplicam,porque virou negócio você fotografar escândalos e vendê-los...
    Acho que não acaba não! o que nos resta é controlarmos a nós mesmos para não nos metermos onde não devemos e buscar ouvir mais,ver mais e falar menos,mas sabiamente...

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo. Verdade, bondade e utilidade são atributos que temos cada vez menos encontrasdo na nossa sociedade consumista e, consequentemente, destrutivista. Socraticamente ou não, pois não importa quem falou, mas sim, o que significa e para que serve, estou com um DVD interessante que trata de alguma forma desses temas no nível global para disseminar entre os amigos. breve te vejo.

    Abraço forte.

    ResponderExcluir
  3. Alguém já disse que a fofoca, também conhecida como "comentário", é um dos piores males dessa vida e nunca traz algo de positivo como conseqüência, além do que, ao contrário do que se pensa, sempre tem um objetivo obscuro por traz dela. Pois então, quando lhe "disserem" algo, desconfie do autor e não do objeto.

    ResponderExcluir
  4. Doutor!!!A mente do ser humano anda tão podre que mesmo que não tenham visto ou ouvido algo se inventa. Para a mente podre o importante é semeiar a discordia.Triste mais é a realidade de todos os tempos.

    ResponderExcluir