quinta-feira, 6 de maio de 2010

NASCI DEFEITUOSO

Meu amigo e primo Cláudio, seguidor deste blog, que coincidentemente aniversaria amanhã, me brindou hoje com o mote para a postagem, já que eu estive por três vezes para desistir de escrever hoje por absoluta falta de inspiração.
Citando um filósofo destes contemporâneos, me mandou um e-mail dizendo que lembrou-se de mim ao ler o que o pensador disse quando perguntado do porque não dirigia. O homem respondeu : É, não sei dirigir, nem botar ovos nem fabrico rádios. Nasci com defeito.
Quando escrevi meu livrinho de crônicas em 1999, lá está uma delas com o título VOU DE TÁXI, que fazia alusão a uma música de Angélica, justamente para tentar demonstrar o lado bom de não dirigir, como não ter seguro para pagar, não ser escolhido por alguém por conta do carro, não se preocupar com estacionamento, furto, inveja e um lote grande de coisas que acometem os que dirigem como um certo ar de superioridade, arrogância dentre outras coisas, e o melhor, é dos motoristas de táxis que se obtém as melhores histórias e isso para quem escreve não tem preço.
Mas agora, mais velho e mais inseguro, deixei os táxis e no meu carrinho barato, com o motorista, leio, faço anotações rápidas, converso ao celular, ouço Dolores Duran e Ataulfo Alves na ótima coleção da música brasileira ,verdadeira, que a Folha de São Paulo está vendendo aos domingos, enfim , vou seguindo sem dirigir, sem botar ovos e sem fabricar rádios.
Queria que meus defeitos fossem só estes. A sociedade cobra até isso para um cara ser considerado "normal". Será que se dirigisse a meta seguinte seria pôr ovos ?
Cláudio, inteligente e persipicaz enxergou na resposta sábia de um filósofo,o tamanho da desimportancia que tem saber ou não dirigir, diante dos problemas que a vida nos apresenta.
Ontem lí um comentário feito pelo genial Millôr Fernandes que demontra bem o que disse acima: "se o homem das cavernas soubesse o que ía acontecer, teria ficado lá dentro ".
Viram ? Nascemos todos defeituosos.

3 comentários:

  1. E ainda mais com esse cáos q vivemos no trânsito. Todo mundo investe alto num automóvel pra ficar parado por horas no trânsito. Mas pelo menos temos como colocar uma boa música, no conforto do ar condicionado... mas e o povão, como eu??? Ônibus n tem condição!!!! Imundo, calorendo, fedorento e ainda, parado!!!

    ResponderExcluir
  2. Gastar dinheiro com meio de transporte nunca foi meu objetivo...carro bom,é o que tem ar condicionado,vidros e travas elétricas e direção hidráulica...pra que um carro de motor 1.8,v6 sei lá das quantas se na cidade não tem como andar rápido?

    quem tem dinheiro e gosta,ótimo,mas um confortável apartamento e viagens,esses sim são bons investimentos..e tem gente que só viaja de primeira classe,tudo bem,tem dinheiro pra lascar,porque chegará ao mesmo lugar que os da classe executiva e econômica,com a diferença de beber champagne,comer caviar e estirar as pernas..bem,de todos, o último é o que me encehria os olhos.....

    ResponderExcluir
  3. Ahahahahaha, desse defeito você já está curado meu amigo ! Depois que vi voê manobrando aquela potência em Busca Vida com ar de que já dirigi há anos...
    Para uns, se tiver alguém para dirigir, melhor. Pra mim, fico mariadinho no carona !!!!ahahahah
    Forte abraço

    ResponderExcluir