O cara loiro de olhos azuis que tem aparecido no fantástico aos domingos é Max Gehringer, consultor de empresas, "palestreiro", tem, num livrinho interessante chamado Mundo Corporativo, pequenos textos sobre situações vividas nas empresas por onde andou.
Corre aqui na empresa um jornalzinho mensal que tenta ser um veículo de comunicação entre os escalões. Aniversários, notícias do RH, novidades da gerência, notícias de esporte, um pequeno editorial da Diretoria, enfim , uma ação do chamado "endomarketing", um instrumento voltado ao público interno.
Nos meios modernos, li certa vez, um canal de comunicação reduz as distancias na organização, dá transparência ao que é feito, aproxima pessoas com interesses iguais, cria e estimula o debate de idéias, ou seja, é bom. Mesmo sendo uma pequena empresa, pensei que plantar algo assim nos faria melhores.
Pois bem, num dos textos do livrinho do Max, ele refere-se às respostas que temos e o que se pode deduzir de cada uma delas quando a pergunta é feita a diferentes pessoas : _ Vai chover hoje ? A depender da resposta a pessoa pode ser isso ou aquilo, pensar assim ou assado. Não sei o quanto de verdade há nisso ou se tem alguma base científica a conclusão que ele chega.
Uma coisa é certa. Ando em busca de respostas.
Não fazer o tal jornal não faria falta a ninguém já que ele não existia mesmo. Fazer não trouxe nenhuma manifestação de nenhum setor da empresa seja de elogio ou crítica, deixar de fazê-lo, da mesma forma, parece não significar nada, já que a indiferença com o mesmo é total.
Para que serve então o tal "endomarketing" ? Temos aqui "estudantes universitários" dos cursos de ADM, dessas Faculdades por aí, e nem eles parece ter, saber ou interessar-se em responder essa pergunta ou outra qualquer . Tolamente, sigo perguntando.
Algum concorrente meu, tem material igual ? Se não serve prá nada, para que teriam ? Porque no espaço do leitor apenas um recado da faxineira pedindo higiene no banheiro foi publicado até hoje ? Será que o público, desprovido de tempo, até para não sujar banheiros não teriam tempo para ler " jornaizinhos" internos com notícias inúteis sobre o lugar onde trabalham ?
Eu levaria aqui um dia inteiro fazendo perguntas e continuaria a vida sem respostas.
Seguirei com o jornal, estou fazendo a minha parte, mesmo que eles não saibam nem se incomodem com isso. Eu estou fazendo a minha parte.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Achei a idéia interessante, mas trata-se de "um a mais" que teriam que ler.
ResponderExcluirSerá que os assuntos ali abordados justificam o h/h demandado a eles ?
Foi realizada uma pesquisa junto ao público alvo (seus funcionários), sobre que assuntos se interessam em ler, nem que seja como passatempo ?
Certamente o que é interessante para um, não será para outro, todavia, a criatividade da editora terá que ser explorada nesse sentido. ~
Como nunca o vi, fica difícil de opinar, mas acho que esse jornalzinho deve ter um caráter totalmente despretencioso por parte de seu mentor.
Faça o seu bem feito, e quem quiser usufruir será um felizardo. Aos que não se interessarem, estarão deixando de adquirir conhecimentos ou mesmo de usufruir de um material feito com, no mínimo, carinho e atenção de algumas pessoas; o que nunca é demais !
Mande escanear o último e encaminhe pra mim.
Um forte abraço
Toda ação desse tipo leva tempo para gerar frutos. Certo mesmo é que deixar de fazer será uma vitória do obscuro sobre o transparente. A informação deve ser sempre disponibilizada, quem quiser faz uso, quem não achar que precisa, mais cedo ou mais tarde muda de idéia.
ResponderExcluirDoutor!!!Continue fazendo sua parte e como o SrºNavalhinhas falou tudo tem seu tempo.Acredito que o jornal tem muitos leitores,mais como é da empresa eles ficam com medo de não serem entendidos na exposição de suas opiniões.
ResponderExcluirTbm n entendo a falta de interesse das pessoas num assunto tão relevante. Mas penso q o problema seja a falta de costume em ler. Ainda mais com esse termo: "jornal". Nem todos se interessam, pelo simples fato de se chamar "jornal".
ResponderExcluirDr. Penso q se colocarmos uma coluna de fofocas sobre o big brother, ou resumos das novelas possa, ou algo do gênero, possa haver maior interesse.
Mas como foi bem dito, façamos a nossa parte!!!
Saudações Rubro Negras
A resposta pode estar no como faz a sua parte. Perguntou a seus clientes internos antes se eles queriam um jornal interno? Perguntou a eles quais os assuntos que mais interessam a eles no dia-a-dia? A rotatividade de seu pessoal é alta?... Certamente, pode continuar se perguntando, pois é de boas perguntas que surgem as melhores respostas.
ResponderExcluir