Não me lembro mais quando, só sei como a maioria das coisas que ainda me lembro, que faz muito tempo. Descobri que um grupo francês, tão antigo que participou das obras de construção do Palácio de Versalhes, era o maior patrocinador do grupo ambientalista Greenpeace, senão o seu controlador. Esse grupo produz vidro e os verdes combatem o plástico. Levei então essa singela descoberta e consequente dedução ao meu sogro, e o professor Ary com a calma e leveza que o caracterizava me disse : O MUNDO TODO É UMA GRANDE MENTIRA.
Passados todos esses anos, beirando meu meio século vivido, assisto, não mais com a mesma surpresa, o episódio, que esta semana e nas outras que virão até que se esqueça, ocupará a impresa de todo o mundo, dando conta que o jovem, bonito, rico e bem educado Nelsinho Piquet participou mentindo, pois simulando um acidente, de uma farsa que tira e muito o brilho e a beleza das corridas de fórmula um.
Dirão alguns que temos coisas mais importantes para tratar e nos preocupar, concordo. Mas trata-se de discutir a mentira. Todas as outras coisas, sejam elas de cunho social ou político que mereçam de nós a preocupação, tem por certo como pano de fundo a mentira.
Que programa governamental, processo eleitoral, índice, estatística, projeto e projeção não a tem embutida covarde e sorrateira ?
Mas a frase dita pelo velho professor martela na cabeça.
Não trata-se do mundo geográfico apenas, como se a mentira estivesse espalhada pelo planeta. A frase nos remete à história como um todo, às guerras, religiões , a formação dos conceitos e de como essa coisa nos é intrinseca.
Quando lá atrás o historiador Francis Fukuyama decretou o fim da história, concluia que, com fim do comunismo e a vitória do liberalismo, o homem havia atingido um ponto de equilíbrio tal, que não haveria mais o que acrescentar. Grosso modo seria viver e contar os dias.
Vendo então toda essa vergonha pela qual um simples piloto de 19 ou 20 anos se submete, e todo o resto que nos cerca, somos forçados mesmo a acreditar que a História acabou, alías, quase tudo já acabou e que só a mentira permanecerá para ajudar os que quiserem contar os seus dias da maneira que mais lhes agradar.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Mentira sua!!!!kkkk
ResponderExcluirNelsão sempre foi um excelente piloto, um dos melhores do mundo, tri-campeão da F1, etc, etc, etc, mas sempre teve a lingua solta, sempre metralhando todos que ele antipatizava, como Nigel Mansel, Sena, Prost e tantos outros, o Rubinho Pé de Chinelo sofre horrores nos comentários do Nelsão até hoje. Dito isso, faz me lembrar que; quem aqui faz aqui mesmo termina pagando, e ele, Nelson Pai, hoje está pagando pela sua própria boca, pois até de gay (que ele tanto disse do Sena) já estão inscinuando sobre seu filho, e este episódio, esta farsa da Renault (se verdadeira, o que parece ser) vem não só elamear todo o circo já combalido da F1 como a história de vitórias do clã PIQUET, pois a carreira do Nelsinho até chegar a F1 sempre foi extremamente vitoriosa, tanto na Formula 3 Sulamericana como na GP2, onde só não sagrou-se campeão por uma unjusta punição na última prova, pois caso contrario tiraria o título do Hamilton, e tudo já estava armado para o registro histórico do 1º título de um piloto negro no circo da F1 (veja todos os escandalos da McLaren nestes últimos anos, como espionagem, trapaças, etc....). Já presenciamos diversas mentiras e armações no mundo esportivo em todos os cantos do planeta, no atletismo (diversos casos de dopping como do canadense Johnson e recentemente o doping de diversos atletas da comitiva brasileira), no futebol (final da copa da França, onde a amarelada do Ronaldão até hoje continua nebulosa, casos do zebrão Edilson que cuminou com o titulo nacional do Corinthians, casos da loteria italiana que levou diversos clubes tradicionais a 2ª divisão como o Juventus, etc, etc,), se aqui continuasse relatando os escandalos do mundo esportivo não pararia de escrever por umas 24 horas e não teria espaço neste blog, mas todos estes nos faz duvidar das competições de todas as modalidades esportivas desde quando estas se tornaram extremamente lucrativas e movimentando bilhões de dolares, creio que para terminar com toda esta mentira mundial no segmento esportivo o jeito seria voltarmos ao espirito olimpico daquele francês (Cubertand?????), que não sei escrever o nome, quando criou as Olimpiadas, pois todos os esportes quando disputados pelo sabor exclusivo das vitórias baseadas apenas nos esforços humanos sem o ópio do dinheiro, dificilmente teríamos corrupção e mentiras, mas como vivemos num mundo totalmente capitalista e materialista jamais voltaremos a esta condição e continuaremos a nos enganar quando torcemos em frente a TV ou ao vivo presente às praças esportivas por nossos idolos e equipes, pois com certeza muitos destes resultados já foram definidos e acordados nos bastidores antes das competições iniciarem. Infelizmente nosso mundo é realmente uma tremenda e enorme MENTIRA. Concordo com você. Um grande abraço (sincero) MV.
ResponderExcluirMarcos, pensei que hoje você talvez pudesse ter escrito sobre uma outra possivel mentira mundial. Pois até hoje, 11 de setembro de 2009, não temos convicção da verdade sobre aqueles "atentados" terroristas nos EEUU, pois muitos afirmam que seria praticamente impossivel burlarem a excelente segurança dos aeroportos americanos daquela estupida maneria divulgada quando dos "atentados", e estes mesmos que duvidam, chegam a insinuar que o próprio governo americano do SR. Busch plantou os "atentados" visando arranjar desculpas para invadirem o Iraque, pois no fundo os americanos queriam era o controle do subsolo iraquiano, um colchão imenso de petróleo (olha o interesse do dinheiro de novo definindo a história mundial). E também a invasão iraquiana fomentaria enormemente a industria bélica americana, o segmento que mais contribuiu para a campanha do Sr. Busch (este sim o maior terrorista e assassino do planeta), campanha esta que também, por sinal, foi uma verdadeira vergonha mundial, pois foi marcada por corrupção e o pleito fora totalmente viciado (olha aí de novo outra farsa e mentira). É nosso mundo é UMA MENTIRA!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirComo um jovem vencedor que tem o nome e sobrenome a zelar, se expõe numa situação dessas? Sinceramente não sei onde esse cara quis chegar. Além de se autof..., quis acabar com a reputação de uma empresa do tamanho de uma Renault. Será que acabará ? Bom, se isso não acontecer, pelo menos abalada ela estará. Mas que conselhos um jovem desse recebeu para fazer tamanha desgraceira ? Será que foi do imbecil de seu pai ? Não é porque é tricampeão que deixa de seu possuidor desse adjetivo. Me surpreendo com tamanho escândalo, mas nesse mundo de mentiras, tudo pode estar por trás disso...
ResponderExcluirQuanto ao que Fukuyama comentou há alguns anos atrás, julgo ser mais uma opinião de um historiador do que uma afirmação, portanto, não enquadraremos como mentira.
Ao nosso adovável e saudoso sogro, homem de pouquíssimas palavras em uma roda, mas memoráveis e sempre sábias, deixo aqui, mais uma vez registrada, minha admiração. Forte abraço
Caro amigo.
ResponderExcluirNuma de suas mensagens você escreveu algo como: "só os ingênuos ainda são capazes de se decepcionar com as pessoas" como se já não pudéssemos ou devêssemos mais acreditar que ainda existem pessoas com bons propósitos, ética, cuidado e atenção com os outros, etc, etc. Elas ainda existem, mas são cada vez mais raras e justamente por isso devem ser valorizadas. Nesse momento me via exatamente vivendo um situação ilusória, ingênua e foi exatamente seu escrito que me trouxe à realidade. Infelizmente o nosso meio político é podre, completamente podre e até os que estão imbuídos de bons propósitos não conseguem nesse meio sobreviver sem se tonar igualmente ou mais fedorentos. Chego ao ponto de pensar que a melhor solução para o nosso planeta seria haver uma guerra atômica para dizimar essa porcaria de humanidade, que de humanidade não tem nada, não agravando a todos, pois para toda regra existe exceção, voltando tudo aos tempos do nada, só rocha e pó para contar a história. Mas essa é a nossa provação: conseguir viver limpo, no meio de tanta sujeira que seu sogro apelidou de mentira. E construir picadas, junto com outros semelhantes, na esperança de poder um dia vislumbrar um futuro onde não nos envergonhemos de ser honestos.
Um forte abraço,
Marcelo
Penso que a mentira não é, ao lado de outros tantos, nada mais que um instrumento a serviço do interesse de alguém. Quando uma mentira é implantada deliberadamente, com certeza alguma parte está se beneficiando dela. Infelizmente hoje não se pode mais acreditar em nada que se lê, ouve e até vê, pois segundo alguém que não me recordo agora, estamos na era da imagem, onde basta parecer que é.
ResponderExcluir