terça-feira, 7 de abril de 2009

PROVOCAÇÂO

Passados os anos de chumbo da Ditadura militar, redemocratizado o Brasil, passamos a conviver com a normalidade do funcionamento das instituíções democráticas, todo um corolário de expressões típicas para situações parecidas, vimos um partido não tradicional, de origem sindical alçar o poder, um Presidente da República ser afastado pelos "caras pintadas", realmente dando sinais que estaríamos avançando no rumo da maturidade política.
Eis que a maldita globalização embota tudo e só de dinheiro se discute, passamos a falar de investment grade, rating de agências, bolsas, todo um corolário de expressões típicas para situações parecidas.
Vivemos a ditadura da Economia, do interesse exclusivo do lançamento do carro novo, do celular, do Ipod, Iphone. Viramos as costas para a política. Chegamos a um concenso perigoso, mais perigoso do que aquele de 1964, pois agora com liberdade de imprensa para dizer, dizemos mas não temos ninguém para nos escutar, escrevemos mas não temos ninguém para ler. Estamos cercados pelo nosso silencio, aprisionados na nossa apatia, estamos perdendo a nossa maior chance histórica em provocar uma revolução, uma contestação coletiva, um basta. Estamos colhendo, sem sentir,o que permitimos que fosse plantado à nossa revelia, fizemos de tudo uma piada, um trocadilho de Zé Simão vale mais que um manifesto de João Ubaldo contra "o pelego que me enganou".
Enquanto abestalhados escolhemos quem deve ser eliminado no BBB, José Dirceu articula a volta por cima, Collor é senador e presidente de comissão no Senado, Gedel é ministro, alter ego de Prefeito e candidato a governador, Jader Barbalho é deputado, Sarney é Presidente do Senado e para não citar todo o resto da malandragem, a Ministra Sônia da igreja Renascer que acumula processos por contrabando internacional, estelionato, formação de quadrilha, evasão de divisas, é candidata a Deputada Federal. Ela só quer IMUNIDADE ( que no Brasil é sinônimo de impunidade)
A menos que cada um de nós esteja realmente com inveja do "sucesso" desses caras, a menos que na hora do almoço estejamos ensinando nossos filhos a construírem suas vidas em cima desses exemplos, temos que fazer sim, repercutir a necessidade em lavar da política brasileira esse perfil de aproveitadores travestidos de políticos.
O Congresso é instituição importante e vital ao funcionamento de um país democrático, a política é uma das mais importantes manifestações da vida humana. O que estamos fazendo fingindo que não conosco é um crime e seremos punidos por isso. A pena é o atraso, a vergonha e a escuridão intelectual.
Faça da sua maneira o protesto que quiser, grite quando puder, reúna-se, divulgue, não essa mensagem, porque é minha, divulgue a sua, tome coragem, tome atitude, tome rumo.

2 comentários:

  1. Queria tanto poder voltar a acreditar em alguma coisa... E o mais triste é ver meus filhos perceberem isso.

    ResponderExcluir
  2. Nessa pouca "vergonhice", ressalto a cara de pau do FHC, com sua humilde filhinha dando uma de funcionária fantasma de um dos parlamentares. E os Tucanos ainda querem voltar ao poder ... Não duvido ! Lamento !

    ResponderExcluir