quinta-feira, 22 de abril de 2010

VOCÊ SABE LER ?

Uma coisa é ler. Ler é fácil, vai devagar soletrando, junta uma parte com a outra e, como dizia o Padre Vieira " a repetição é que faz o ofício ". Em pouco tempo teremos um leitor.
Mas, ler por ler não basta, temos que aprender a dar sentido ao que lemos, entender os objetivos daquele que escreveu. A isso damos o nome de interpretar.
Há textos diretos, de cuja leitura não cabem interpretações múltiplas, não permitem que o subjetivo invada o que se lê, para que se extraia interpretação diversa daquela que o autor quis dar. Temos o exemplo do descobrimento do Brasil. O rei queria mandar uma expedição a um lugar, os caras se perderam e vieram parar aqui e pronto. Pode ser contada com tão poucas palavras ou com a transcrição do diário de bordo dos navios que dá no mesmo. Não há possibilidade de alguém alterar nada, contando de outra forma sob a alegação que interpretou de maneira diferente.
Já com a Bíblia, livro sagrado dos católicos, na sua origem, aconteceu justamente o contrário. Em função do tipo de narrativa, conta numa parte a história do povo hebreu e na outra as diferentes maneiras que os seguidores de Jesus à época viram a passagem do Messias por ali.
Até hoje tem gente lendo como se tivesse sido escrito o ano passado, um texto que adaptava-se às realidades de mais de 2000 anos atrás. É claro que é conveniente a quem descobre que se pode ganhar dinheiro com isso, dar a interpretação que quiser, até porque os autores não podem refutar nada e muito menos a Editora, já que aqueles já não vivem e esta jamais existiu.
Ao ver os neo-pentescostais venderem o paraíso na terra, enquanto fazem de conta que Cristo não dizia que o reino dele não era deste mundo, vejo o quaõ importante é saber ler, e mais, saber interpretar.
Tudo isso eu trouxe aqui por conta dessa polêmica em torno dos casos de pedofilia na Igreja Católica.
Quando Cristo disse : "Vinde a mim as criancinhas" e isso ficou escrito, parece que muitos deram outra interpretação à frase e agora está dando toda essa confusão.
Então, não é de hoje que a gente precisa saber ler e bem, para não cair numa fria.

3 comentários:

  1. Bem,a má interpretação de uma frase,texto ou colocação pode trazer consequências desastrosas para qualquer um..se você interpretar mal uma opinião pode sair dai uma briga sem proporções,ou simplesmente você levar adiante uma coisa infundada...os pastores na verdade são maestrose contam com a santa ignorância do povo,que se submete a verdadeiras infâmias,mas que com uma metáforazinha ali,outra aqui,distorcem o fato e floreiam com vigor as palavras..
    mas se pedófilo usa desse argumento pra justificar seus atos animalescos,poderiamos usar então,em literatura antiga,o código de hamurabi e fazer o mesmo com eles e simplesmente mutilá-los,para que so reste uma saida para urinar..mas o pior é que tem gente que defende eles...

    ResponderExcluir
  2. De sem vergonhice e descaramento esse mundo está cheio. De forma alguma interpretaram mal o que foi escrito, se é que esses pedófilos leram. Não acredito em falhas de interpretações em casos como esses, mas sim de um desvio de caráter e de conduta imperdoáveis. Esses padres que deshonram as batinas deveriam ser punidos com rigor, excomungados, mas não antes de uma boa lição de "peia". Se envolver estupro então, ah, piora a situação dos "bichinhos": nada como um içamento com um cabo de vassoura pelo rabo que não os façam lembrar do que fizeram e se arrependerem bem direitinho.
    Portanto, vamos ler e interpretar bem as leis, aprimorando-as, para que assuntos dessa natureza tomem relevância especial na hora de um julgamento, seja ele do juiz, do papa eou mesmo dos homens ! O lugar de padre pedófilo é na cadeia, junto com estupradores nas celas !!! Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. A Igreja Católica, sempre privou os homens de pensar por si próprio, impondo suas ideologias, impedindo assim o processo natural de evolução, mas o tempo passou e foi através da leitura e dos beneficios que ela propociona, que o ser humano se transformou no que é hoje e será através dela que sugirá o ser humano de amanhã.

    ResponderExcluir