Numa das salas do consultório do renomado cientista Elsimar Coutinho, de quem sequer gosto , mas não posso por este motivo retirar-lhe o mérito cientifico, há um quadro de um corpo em uma maca, coberto por um lençol, onde pode-se concluir tratar-se de mulher grávida e em baixo a tenebrosa frase : DE BARRIGA CHEIA TAMBÉM SE MORRE.
A expressão tem o sentido duplo que aqui merece ser analisado. Sabemos que se morre e muito de fome, ou de barriga vazia e ali, a frase quer mostrar que mesmo de barriga cheia, naquele caso, de filhos, a ignorância a levou a óbito.
Quem não pode encher a própria barriga de comida, não deve enche-la de filho para ter mais uma barriga para não encher de comida. E não basta encher a barriga de comida há que encher o espírito com algo mais. Informação, cultura, saber.
Parece frio, parece cruel mas o o Dr. Elsimar vem a 50 anos num processo lento e muitas vezes incompreendido, ensinando que sexo é bom e deve ser praticado mas a gravidez indesejada, não planejada, em larga escala, só serve para ampliar o drama social que vivemos. Ajuda a engrossar o batalhão do crak, a legião dos desdentados, o exército de anlfabetos, a horda de delinquentes, a multidão de desasistidos sem perspectiva alguma.
Temos na Presidencia um homem ignorante. Gaba-se em ser ignorante. Associa o sucesso dele ao fato de ser ignorante. Cerca-se dos ignorantes dando-lhes apenas comida.
A cultura é o alimento da alma. A cultura se faz com o culto à história, as lições boas e ruins do passado nos ajudam a aprender com os erros e os acertos. Um povo se faz com livros, com informação e com preservação cultural. Não somos e nem seremos nada, exatamente por que somos ignorantes e agora mais que nunca governados por um ignorante.
EL CRISTIANO é um canhão, troféu de guerra, a mais potente arma do Paraguai que foi conquistada pelo Brasil ao vencer a guerra contra aquele país. Eles para resgatar a auto estima, promover a própria memória e valorizarem-se, pediram de volta o canhão, tombado pelo nosso IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), juntamente com quadros e outras obras de arte conquistadas na luta e, o Presidente ignorante, vai devolver porque para ele basta o bolsa comida, esmola da barriga para que ele prossiga orgulhoso em ser quem é.
Padecemos dessa estupidez, somos reféns dessa ignorancia e seguiremos assim por séculos e séculos amém.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Marquinhos,
ResponderExcluirEstava com saudade participar (comentando) do seu blog. Mas não entenda isso como descaso, apenas falta de criatividade. Comentar o óbvio às vezes se torna chato e monótono.
Fico orgulhosa de ter por perto (podia ser mais, né???) um amigo assim. Por que você não entra pra política??? Acho que seu tio ia ficar orgulhosíssimo e teríamos uma chance de melhorar este país. Mas... pensando bem, acho melhor continuar com o amigo escritor. Como já disse antes, infelizmente não acredito em mais nada!
Adorei o texto! Excelente analogia...
Com carinho,
Kite
Com relação ao que elsimar coutinho prega,acho válido,mas sei que não adianta...contra a ignorância, o tratamento tem que ser radical!
ResponderExcluirCAMPANHA DE ESTERILIZAÇÃO EM MASSA!
isso pra esse tipo de gente,favelados,indigentes,moradores de rua,mulheres de sinaleira,viciadas (elas também engravidam)..
moradores de um barraco de 2 comodos,uma sala que étb cozinha,quintal,varal,estar...10 filhos e ainda vêm reclamar de injustiça social??
injustiça o escambau!
injustiça é eu ter que ficar com receio toda vez que paro numa sinaleira por conta de um desses 10 moradores ai do barraco..ou toda vez que você anda a pé na rua, ou vai a uma festa...
eles não tiveram culpa de nascer,mas os pais deles tiveram culpa ao jogá-los no mundo..eles vão engravidar outras meninas de rua e em progressão geométrica,como uma praga de gafanhotos eles se multiplicam!!!
quem quiser que perca seu tempo tentando educar quem não quer ser educado!
Lula e o bolsa família,lavagem cerebral assim como os lugares ao céu prometidos pela Reino de Deus!
Não sou chinês,nem terrorista,simplesmente prático!
ou vocês acham que tem como construir escola pra todos? e consertar todas as escolas que eles mesmos depredam??
Acham que a população miserável crescendo como pragas,têm como ter hospitais? estes já não bastam pra quem já tá aqui..veja nas sinaleiras quantos miseráveis estão com crianças nos braços e outra no ventre...
com relação á china,essa política é exemplo!
Minha Mãe sempre dizia que se fosse ignorante seria muito mais feliz. Quando vejo certas cenas daqueles farrapos humanos com um cachimbo na boca penso: se não existisse a droga, quão diferentes seriam suas perspectivas? Quanto maior fosse a sua capacidade de pensar, maior seria seu sofrimento. Sei que parece cruel, mas a miserável da droga é um dos poucos momentos que ele pára de sofrer, não sente fome ou frio, mesmo que tudo isso volte pior depois que o efeito passa. Aí ele junta mais dois reais, compra outra pedra e para de sofrer novamente.
ResponderExcluirMV.
ResponderExcluirA tarefa de ser eleito presdidente da República não é para ignorantes, é para gente muito esperta e astuta, ainda que não seja letrado, não se iluda. A questão é para que propósitos se usa a sabedoria, a esperteza e a astúcia. Nesse caso, quase tudo parece como dantes no quartel de abrantes.