quarta-feira, 29 de julho de 2009

POUCO A ESPERAR

Usando de absoluta sinceridade, entristecido vou dedicar essa postagem a uma sensação de medo e desesperança que se apossou de mim hoje pela manhã.
Duas notícias, dessas que parecem ser ao acaso, tratando aparentemente de coisas distintas, foram trazidas a público nos dois jornais televisivos, um local e o outro nacional.
No local, a matéria mostra um bairro da periferia onde, mesmo havendo coleta de lixo regular e container, populares, ou seja o povo, lança sacos de lixo e entulho na rua e para baixo, num muro que vai dar numa pedreira abandonada, na baixa do Retiro.
Comerciantes do local, construíram com recursos próprios uma espécie de depósito em alvenaria para que todo o lixo fosse ali depositado. As cenas mostradas impressionam porque pode-se ver o tal depósito destruído, pelo vandalismo de quem não aceitou a iniciativa. Mais à frente, os mesmos comerciantes, buscando evitar que o lixo fosse atirado ribanceira abaixo, colocaram fios de arame, uns seis, e hoje o que se viu foram esses fios partidos. A população rejeita aprender, recusa educar-se. É incrível mas é verdade.
No jornal de cunho nacional o que se vê, e desta vez no Paraná, são cenas de selvageria coletiva, de alunos da rede pública destruindo móveis, carteitas, arrancando portas de uma escola entregue a eles em 2006 e que já teve 18 queixas contra atos semelhantes de lá para cá.
Repete-se à exaustão que somente pela educação vamos salvar esse país e não duvido. O que preocupa e entristece é que no fato local, na provincia de Salvador quem age com o lixo não é a mesma geração dos que depredam uma escola no Sul maravilha.
Se unirmos as pontas e colarmos os fatos, meninos assim aprendem com os pais que convivem.
Quem não assistiu assista e quem já viu e esqueceu, assista novamente MAD MAX, pois temos pouco a esperar, e com certeza é para lá que estamos indo.

5 comentários:

  1. É desanimador sim, achar que estamos evoluindo e nos depararmos com vandalismos dessa natureza. Não se educa da noite para o dia, mas nossa geração já bate nessa tecla faz tempo...Ainda não vi esse filme sugerido, após 29AGO pegarei para vê-lo....Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é MV, a situação é lamentável, mas temos que parar para analisar que muitos desses indivíduos sem educação vêm de estruturas familiares pobres, onde a sobrevivência tem que estar acima de tudo. Como vão se preocupar com a EDUCAÇÃO se o governo não se preocupa com a questão social, urbana e ensino. É notório perceber a falta de compromissos dos professores da rede pública de ensino entre outras diversas situações. Ressalto que não excluo os indivíduos das classes: média e alta. Pois lembro do caso do índio que foi incendiado por cinco jovens da classe média alta enquanto dormia, no ano de 1997. Em relação ao filme Mad Max eu li a sinopse pela internet e realmente temos muito que investir na EDUCAÇÃO em seu contexto geral.

    ResponderExcluir
  3. O FATO QUE ESTA OCORRENDO NESTAS DUAS CIDADES É DECORRENTE DE UMA FALTA DE ESTRUTURA NA SOCIEDADE DECORRENTE DA POBRE EDUCAÇÃO OFERECIDA AO PAÍS É CONVENIENTE AOS PODERES PUBLICOS ESTA SITUAÇÃO PORQUE ELES SABEM DE UMA ANTIGA FRASE "DÊ EDUCAÇÃO AO HOMEN E ELE CHEGARÁ AONDE QUISER" ISTO NÃO É VIAVEL AOS INTERESSES DELES A UNICA COISA QUE EU POSSO FAZER É LAMENTAR CONVIVER EM UMA SOCIEDADE AONDE OS PAIS CONTRIBUEM PARA PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS DEVIDO A COLOCAREM LIXO EM LOCAIS IMPROPRIOS E OS FILHOS NO ATO DE VANDALISMO DESTROEM O PATRIMONIO QUE SÃO AS ESCOLAS E AINDA TEMOS QUE ACHAR GRAÇAS DAS PIADAS DO "CARA"

    ResponderExcluir
  4. QUE ADIANTA TANTA INDIGNAÇÃO SE CONTINUAMOS A VOTAR NOS MESMOS, SÓ MUDAM OS NOMES!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Com relação aos alunos: Geração internet,que tem acesso a tudo que se possa imaginar na grande rede! Mas a impunidade é a melhor justificativa para tudo isso,pois já que foram filmados,porque não puni-los severamente além de uma provável expulsão? Talvez trabalhos forçados ou obrigá-los a consertar o que depredaram,mas pelo histórico do país,não deve dar em nada,pois se índios são queimados vivos e os culpados ficam por ai,que dirá uma carteira quebrada!
    Com relação ao povão, a ignorância para uns é fascinante,para outros é opção e para muitos é herdada..

    ResponderExcluir